Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sinfonias Nros. 5 e 7

No mar de gravações disponíveis das sinfonias de Beethoven, quase todo mundo tem suas preferências. Por isto, é surpreendente que as gravações do berlinense Carlos Kleiber (1930-2004) tenham se tornado um consenso nos últimos anos. Excêntrico e considerado um gênio por outros regentes, Kleiber tinha um repertório menor do que o comum dos maestros, os quais costumam aceitar qualquer empreitada. Gravou poucas óperas e poucos autores sinfônicos, mas suas intervenções, principalmente em Beethoven e Brahms, mereceram sempre os elogios mais rasgados. A gravação da 5ª Sinfonia de Beethoven, vinda diretamente do acervo de F.D.P. Bach, rebebeu considerações nestes termos: “É como se Homero tivesse retornado para nos recitar a Ilíada”.

E, bem, trata-se de um Homero de extraordinária energia e entusiasmo. Não poderíamos iniciar melhor a participação de Beethoven no P.Q.P. Bach.

1. Symphony No. 5 In C Minor, Op. 67: 1 – Allegro con brio
2. Symphony No. 5 In C Minor, Op. 67: 2 – Andante con moto
3. Symphony No. 5 In C Minor, Op. 67: 3 – Allegro
4. Symphony No. 5 In C Minor, Op. 67: 4 – Allegro

5. Symphony No. 7 In A Major, Op. 92: 1 – Poco sostenuto – vivace
6. Symphony No. 7 In A Major, Op. 92: 2 – Allegretto
7. Symphony No. 7 In A Major, Op. 92: 3 – Presto
8. Symphony No. 7 In A Major, Op. 92: 4 – Allegro con brio

Vienna Philharmonic Orchestra
Reg.: Carlos Kleiber

BAIXE AQUI

Em tempo, chega-me uma carta – pois trata-se de pessoa antiquada e de hábitos profundamente arraigados – de F.D.P. Bach, que transcrevo ipsis litteris.

Mando aqui os links do You Tube para esta versão fantástica do Kleiber para a sétima sinfonia do gênio de Bonn. Diga aos seus leitores que FDP Bach, passeando por Amsterdam certa vez, teve a oportunidade de assistir a esta apresentação e foi apreciá-la. Conhecedor profundo da obra, e grande amigo de Ludwig, com o qual tomou tomaram muitos chops, reconheceu em Kleiber um legítimo intérprete destas obras, e após a apresentação, fez questão de comparecer aos camarins e felicitá-lo pelo espetáculo. Comentou ainda que, se vivo ainda fosse, Ludwig faria questão de também parabenizá-lo.

Repare no final do 4º e último movimento a alegria e o sorriso estampados no rosto do regente, como se tivesse a certeza de dever cumprido, e de que aqueles momentos realmente tinham sido muito especiais. Como comentei em carta anterior, me arrepio cada vez que o assisto.

Outra coisa, para uma melhor apreciação, sugiro aos leitores salvar estes arquivos através deste site. Assim poderão assisti-los quando quiserem sem o inconveniente das travadas tradicionais que estes vídeos do youtube dão quando estamos ouvindo e baixando ao mesmo tempo. É bem simples:basta colar o link naquele espaço e mandar fazer o donwload. Logo ele irá perguntar em qual local será salvo o arquivo. Aí, basta salvar o arquivo com a extensão .flv e apreciá-lo. Eis os links:

1º movimento – 1ª parte

1º movimento – 2ª parte

2º movimento

3º movimento

4º movimento

Abraços, e uma boa semana.
Franz Dietrich Putz Bach.

4 comments / Add your comment below

  1. Meu Deus!Isto aqui está demais. Sou Beethove e não abro. Quw sinfonias lindas! E a felicidade do maestro (nas apresentações do YouTube). O movimento de mãos mais expressivo que já vi num regente. E o ar de felicidade, o sorriso permanebte no rosto enquanto rege! Fiquei em estadao de graça!

  2. com crtza a melhor versão que já ouvi da 5ª! E a 7ª está com uma energia insuperável! O Kleiber é fantástico, um dos maiores regentes de todos os tempos!

  3. Alo, PQP Bach. Muitos parabens pelo blog. FIno demais.
    Queria avisar que este link está fora do ar!
    É possivel pedir para refaze-lo?
    Muito grato,
    Franco

Deixe uma resposta