Jean Sibelius (1865–1957) – Sinfonias Nos. 2 & 7

Atendendo a pedidos, postamos a Sinfonia Nº 2 de Sibelius. Dentre as sinfonias do finlandês, a segunda sinfonia não é uma das preferências de P.Q.P. Bach, que prefere as de Nº 4, 5 e 7. Para sua alegria, há um CD da Naxos onde a segunda vem acompanhada da maravilhosa sétima, apesar de que a gravação que mora nos ouvidos de PQP é uma antiga, a cargo do grande Evgueni Alexandrovitch Mravinski (1903-1988), junto à Filamônica de Leningrado, na qual o trombonista dá um show de competência. Aliás, acho que nesta gravação o engenheiro de som achatou o trombonista, que executa o principal tema desta vertiginosa sinfonia em um movimento.

O registro de Leaper não é nada ruim – longe disso! – e, como só tenho a gravação de Mravinski em glorioso vinil (que cuido com todo o carinho), fiquemos com ela.

Symphony No. 2 in D major, Op. 43
Performed by:Slovak Philharmonic Orchestra
Conducted by:Adrian Leaper

I. Allegretto – Poco allegro – Tranquillo, ma poco a poco revvivando il tempo al allegro 10:05
II. Tempo andante, ma rubato – Andante sostenuto 13:50
III. Vivacissimo – Lento e suave – Largamente 6:00
IV. Finale: (Allegro moderato) 13:21

Symphony No. 7 in C major, Op. 105
Performed by:Slovak Philharmonic Orchestra
Conducted by:Adrian Leaper

V. Symphony No. 7 in C major, Op. 105 20:25

BAIXE AQUI (Download)

5 comments / Add your comment below

  1. José Carlos, concordo com você, a 1ª é essencial.Meu caro PQP. Mestre Sibelius merece um regente e uma orquestra do 1º time. Tenho tudo de Sibelius e 4 integrais das sinfonias com interpretações elogiadas de Barbirolli, Davis, Jarvi e Vanska além de algumas sinfonias avulsas com o Bernstein e Karajan. Se precisar de ajuda avise e deixe um e-mail para nos comunicarmos.Grande abraço

  2. Quando a boas interpretações das sinfonias de Sibelius, já tive um CD com a sinfo nº2 dele e a quinta de Beethoven regidas por George Szell à frente da Cleveland Orchestra. GARANTO que foi uma das melhores interpretações da sinfo 2 que já ouvi… clara, precisa, sem exageros românticos e, claro, envolvente.

Deixe uma resposta