Jean-Baptiste Lully (1632 – 1687) – Lully-Molière / Les Comedies-Ballets

Há um problema com a música francesa, quem ignora? Até seu maior barroco, Jean-Baptiste Lully, nasceu Giovanni Battista Lulli, na bela Florença. Lully tornou-se francês, tendo passado a maior parte de sua vida trabalhando na corte de Luís XIV. Seu estilo de composição foi imitadíssimo na Europa. Mas, afora as brincadeiras com os franceses, Lully foi grande.

Inventou muitas coisas. Em 1671, passou a ocupar o posto de compositor oficial do rei. Três anos depois tornou-se mestre de música da família real. Criou o gênero sinfonie para preceder as óperas – até hoje é assim -, modificou o estilo das danças na ópera francesa introduzindo o minueto e danças mais rápidas. Elaborou a suíte, e organizou o grupo 24 Violons du Roi – primeiro conjunto especialmente criado para fins de concertos regulares para animar os balés da corte. Luis XIV gostava de se exibir dançando, Lully então desenvolveu a importância cênica da ópera, levando as bailarinas para o palco.

A seguir, apresentamos algumas peças que Lully criou para peças de Molière.

1. L’Amour Medecin: Ov: Chaconne/Le Recit De La Musique, Le Ballet Et La Comedie (Ritournelle Pour…
2. Les Plaisirs De L’ile Enchantee: Deuxieme Journee – La Princesse D’Elide: Premier Intermede: Le…
3. George Dandin – Le Grand Divertissement Royal De Versailles: Air Pour Les Bergers Joue…
4. Monsieur De Pourceaugnac – Le Divertissement De Chambord: Act I, Scene XI: Entre Des Matassins…
6. Le Bourgeois Gentilhomme: La Ceremonie Des Turcs: Marche/Chor Des Turcs/Le Muphti/2e Air/3e Air…
7. Les Amants Magnifiques: Ov/Pastorale: Prologue/La Nymphe De Tempe/Scene I Tircis/Scene II Lycaste…

Isabelle POULENARD, soprano
Agnès MELLON, soprano
Gilles RAGON, ténor
Michel VERSCHAEVE, baryton
Bernard DELETRE, basse
Michel LAPLENIE, ténor
Philippe CANTOR, basse

LES MUSICIENS DU LOUVRE
Marc MINKOWSKI

BAIXE AQUI (Download)

11 comments / Add your comment below

  1. Prezados PQP e família,Seu blog é maravilhoso, como escreveu Felipe! Eu o acompanho sistematicamente e baixo tudo o que posso logo que sai. Estou fazendo minha coleção… Prova do bom gosto do trio que mantém viva o blog da família Bach é a escolha por esse CD. Magnífico, magnífico, magnífico! Eu já o tinha e o escuto regularmente.A propósito, sua piada em relação aos franceses é justa só em parte. Veja por quem assina este comentário…Rameau

  2. Por falar em italianos, tenho um CD com peças de Antonio e Domenico Scarlatti. Já que nenhum deles Scarlatti não apareceu ainda, como poderia fazer para compartilhá-lo com vocês, enviando-o para esse blog?Minha ambição vaidosa é a de poder ser o menor a contribuir para este sarau virtual e permanente mantido pelos filhos connoisseurs da família Bach e por sua adorável amiga Schumann…Seu criado,Rameaufrazec@uol.com.br

  3. É um grande prazer para mim, ver o CD que eu indiquei figurar entre os sempre bem escolhidos CDs deste blog. Discordo da sua piadinha, pois não podemos esquecer Rameau, Couperin ( amante de Lully durante uma determinada época), Charpentier, o grande desafeto de Lully que foi Lambert, Marin Marais. Mais o que devemos esperar de um Prussiano?Bem piadas a parte, queria muito encontrar um CD com o Te Deum de Lully, e acrescento que se alguém tiver o CD da trilha sonora do filme Le Roi Danse, por favor postem o mais rápido. Ela é magistral.Obrigado por este blog muito estimulante.

  4. Hi,this is a wonderful blog, great mix of different music, I will come back here regularly to find out, which treasures you has already put out.Thank you very much!Woody

  5. Ciao PQPBach, I see in the comments that you have problems with Lully~Moliere work, you can find a 192 Kbps complete version in my blog. (Branle de Champagne)Greets!

  6. keruh dizer kii fikou muituh bom e ki estou aki prke meu tema
    das olimpiadas do meu colegio eh o jean e vcs me deram uma boa esclarecidah sobre kem eh o jean

  7. Prezado PQP,

    Parabenizo pelo fantástico blog. Eu já conhecia algumas sinfonias do Mahler, mas fi assisitindo à série “Dead Like Me” e ouvindo um personagem falar com tanta paixão de suas sinfonias q me deu curiosidade de conhecer melhor, então fuçando na net encontrei este blog..
    Não sei se vc conhece um filme francês, chamado: “Le Roi Danse” (A Dança do Rei). Este fílme mostra a ascensão do Rei Luís XIV ao trono e a rivalidade entre Lully e Moliere em sua corte…a trilha sonora é toda de Lully..FANTÁSTICA!!!!! Como eu faria para postá-la neste blog???Tenho o fílme e posso disponibilizá-lo..
    Desde já agradeço..

  8. Prezado PQP,

    Parabenizo pelo fantástico blog. Eu já conhecia algumas sinfonias do Mahler, mas foi assisitindo à série “Dead Like Me” e ouvindo um personagem falar com tanta paixão de suas sinfonias q me deu curiosidade de conhecer melhor, então fuçando na net encontrei este blog..
    Não sei se vc conhece um filme francês, chamado: “Le Roi Danse” (A Dança do Rei). Este fílme mostra a ascensão do Rei Luís XIV ao trono e a rivalidade entre Lully e Moliere em sua corte…a trilha sonora é toda de Lully..FANTÁSTICA!!!!! Como eu faria para postá-la neste blog???Tenho o fílme e posso disponibilizá-lo..
    Desde já agradeço..

Deixe uma resposta