Antonio Vivaldi (1678-1741) – “La Stravaganza” op. 4

O conjunto de câmara italiano “I Musici” tornou-se mundialmente famoso por suas interpretações do repertório barroco italiano. Suas versões de “As Quatro Estações” de Vivaldi são famosíssimas e muito vendidas. Um de seus principais solistas é Felix Ayo, mas diversos outros já passaram por lá. Não os considero tão radicais em suas interpretações, como o maravilhoso “Il Giardino Armonico”, que pretende seguir á risca o modo de interpretação utilizado à época de Vivaldi, se utilizando de instrumentos de época.

Independente disso, as interpretações deste renomado grupo são referência, com certeza.

FDP Bach estará postando algumas gravações deles da obra de Vivaldi. Começamos por “La Stravaganza”, Trata-se de uma série de 12 concertos para violino e cordas, e catalogados sob o op. 4. Belíssima música, de fácil assimilação, que com certeza encantará a todos àqueles que ainda não a conhecem.. O solista, claro, é Felix Ayo.

Uma pequena observação: quando baixei esta coleção estranhei a forma em que foi “empacotada”: cada concerto é um arquivo. Mas isso não atrapalha em nada a beleza da música e a clareza da interpretação. Além disso, quem fez a conversão optou por seguir outra catalogação das obras de Vivaldi. Para quem se interessar, posso passar um site canadense que relaciona as devidas obras com as respectivas catalogações existentes. São 5 ou 6, não estou bem certo.

Mas vamos ao que interessa: música e de qualidade…

Antonio Vivaldi – Concertos “La Stravaganza” op. 4

Cd 1
Concerto in B Flat, op. 4 nº1
1 – Allegro
2 – Largo e cantibile
3 – Allegro

Concerto in E minor, op. 4 nº2
1 – Allegro
2 – Largo
3 – Allegro

Concerto in G Major, op. 4 nº 3
1 – Allegro
2 – Largo
3 – Allegro assai

Concerto in A minor, op. 4 nº 4
1 – Allegro
2 – Grave e sempre piano
3 – Allegro

Concerto in A major, op. 4 nº 5
1- Alegro
2 -Largo
3 -Alegro

Concerto in G minor, op. 4 nº 6
1 – Alegro
2 – Largo
3 – Allegro

Cd 2

Concerto in C Major, op. 4 nº 7
1 – Largo
2 – Allegro
3 – Largo
4 – Allegro

Concerto in D Minor, op. 4 nº 8
1 – Allegro
2 – Adagio-Presto-Adagio
3 – Allegro

Concerto in F Major, op. 4 nº 9
1 – Allegro
2 – Adagio
3 – Allegro

Concerto in F Major, op. 4 nº 10
1 – Spirituoso
2 – Adagio
3 – Allegro

Concerto in D Major, op. 4 nº 11
1 – Allegro
2 – largo
3 – Allegro assai

Concerto in G Major, op. 4 nº 12
1 – Spirituoso e non Presto
2 – Largo
3 – Allegro

I Musici
Felix Ayo – violino

CD 1 – BAIXE AQUI
CD 2 – BAIXE AQUI

10 comments / Add your comment below

  1. P.Q.P, BACH – Um colega me forneceu cópia de uma pasta de nome Vivaldi – Concerti – I MUSICI. Estou num trabalho detetivesco pra descobrir as capas e posteriormente separar os movimentos dos concertos. Já identifiquei o conteúdo de cinco subpastas (5 Concerti con Titolo, Il Cimento Dell’Armonia e Dell’Invenzione Op.8, La Cetra Op.9, L’Estro Armonico Op.3)vale dizer, os movimentos de cada concerto que vêem juntos em um único arquivo.Ao pesquizar a pasta correspondente à La Stravaganza, após descobrir seu conteudo, para o que me vali do da gravação de Rachel Podger con o conjunto “Arte dei Suonatori”, varri a Internet em busca do CD correspondente ao “I Musici” e nada encontrei a menos da referencia no seu Blog. Onde encontrarei a referencia e a capa correspondente à La Stravaganza pelo “I Musici”. Grato fjcalabrich@terra.com.br

  2. Eu conhecia esta gravação dos velhos discos de vilnil de minha coleção. Apesar de não usarem instrumentos de época, o I Musici consegue captar muito bem o espírito Vivaldiano, dando uma leitura cheia de alegria e frescor. Acredito que nenhum outro grupo consiga interpretar Vivaldi desta maneira. Foi dos grupos que me marcaram na infância e até hoje, ao ouví-los, fico pleno de satisfação.

  3. Disco excelente !!!
    Som incomparável – extraordináruia gravação para quem gosta mesmo de Vivaldi.
    Estou muito satisfeito com o som dessa gravação, assim como os andamentos perfeitos das obras e do som cristalino. Esse conjunto toca Vivaldi como ninguém mais !!!
    Altamente recomendável aos puristas do gênero.
    César

  4. Boa tarde,

    Gostaria de saber se vocês poderiam reupar ambos os discos ou me indicar algum site onde possa baixar esta obra de Vivaldi. Tenho procurado bastante e até agora não encontrei-a inteira em outro lugar.

    Abraço.

Deixe uma resposta