Hector Berlioz (1803-1869) – Symphonie Fantastique, op. 14

Agora, teremos uma outra grande gravação de uma obra única: A Sinfonia Fantástica, de Hector Berlioz. Única por vários motivos, mas destacaria o fato de ser a única sinfonia composta por este francês, única na utilização de recursos orquestrais até então inéditos em uma orquestra, e única no genial arranjo orquestral idealizado por Berlioz. A gravação desta sinfonia realmente fantástica estará a cargo de Igor Markevitch, à frente da Orchestre Lamoureux, Paris.

Hector Berlioz (1803-1869) – Symphonie Fantastique, op. 14 ´Episode de la vie d´un artist

1 – Rèveries – passions (Träume – leidenschaften – Sogni – Passioni) – Largo, allegro agitato e appassionato assai.

2- Un bal – Valse. Allegro non troppo.

3 – Scéne aux champs – Adagio

4 – Marche au supplice – Allegretto no troppo

5 – Songe d´une nuit du Sabbat – Larghetto – Allegro

Orchestre Lamoureux, Paris

Igor Markevitch – Director

BAIXE AQUI

15 comments / Add your comment below

  1. Não sei quem postou “Sinfonia fantástica”(devido ao fato de não haver especificações acredito que seja o próprio P.Q.P.Bach), mas, tem certeza de que Berlioz não possui nenhuma outra sinfonia? Não tenho plena certeza disso, mas acho que li em alguns lugares que o autor fez outras sinfonias programáticas, como “Haroldo na Itália”.
    É obvio que posso estar enganado. ( {:-S )
    Após um longo nome e um cuidadoso comentário me despeço.
    Aron “deixapralá”.

  2. Chegando aqui com 5 meses de atraso.
    Berlioz escreveu 4 sinfonias. Alem da Fantastique, Roméo et Juliette, uma sinfonia coral, Harold en Italie um concerto sinfônico e a Grande Symphonie Funèbre et Triomphale de 1842.
    A Fantastique é a mais famosa. Berlioz foi um grande inovador na orquestração por isso mesmo foi pouco apreciado em seu tempo. Possui uma biografia riquissima que merece ser lida. Foi possivelmente a maior personificação do Romantismo juntamente com Liszt, embora ele detestasse ser considerado um romantico. Diz-se que ao morrer suspirou: ” Finalmente vão tocar minha música”.

  3. Hallo,

    Guten tag!

    Alles gut?
    Alles gut, estou maravilhado pela gravação dessa sinfonia de Berlioz, sou muito fascinado por esse compositor frances, e eu estou procurando o requiem dele

    Abraços

    Auf windersehen

  4. Olá, não sei ao certo que são vocês. Mas desde que descobri esse blog, não paro de fazer downloads. É uma peróla maior que a outra. Há várias obras incríveis neste blog. Essa foi a melhor gravação que já ouvi dessa sinfonia.

    Eu agradeço mesmo. Estraordinário mesmo a qualidade desse blog. Apenas gostaria de dar algumas sugestões:

    1. Partituras
    2. Favoritos e Recomendações
    3. Analise critica das obras
    4. Trocar o rapidshared para o 4shared, pois o delay é um é como se fizessem uma pausa para ir no banheiro, no inicio do ultimo movimento de uma sinfonia. hehe

    Sou ainda um músico novato, uns 5 anos que comecei me encontrei com a música erudita; e toco trompete a 2 anos.

    Agradeço muito mesmo pela alegria que esse blog trouxe. Pois se já é dificil conseguir achar cds de tais (que não tenha que importar), achar músicas assim na Internet também não é lá muito fácil.

    Obrigado.

  5. Cara, que gravação maravilhosa . Nunca havia escutado a Sinfonia Fastástica de Berlioz, e estou maravilhado com a instrumentação e sensibilidade do artista. Gostei principalmente do último movimento.

    ps: Não se parece um tanto com as composições de Tchaikovsky?

    1. A gravação pela West Eastern Divan Orchestra, dirigida por Daniel Barenboim, também foi uma excelente interpretação! Se puder a escute.

  6. FDP Bach
    Gostaria de informar que tenho algumas Aberturas, entre elas, Benvenuto Cellini e King Lear, pela Royal Philharmonic, interpretadas por Alexander Gibson. Caso tiver o interesse de postar no blog, me informe, que irei contribuir. Mas ainda não está hospedado em nenhum local no momento.

    Abraços.

  7. Acho a leitura do Abbado a melhor de todas as que conheço (Davis e Mackerras). Mas atenção a uma recém-lançada, com o Immerseel e sua ótima orquestra Anima Aeterna, que tem, entre outras coisas, dois pianofortes no lugar dos carrilhões no último movimento: é impressionante! NO mais, é agradecer ao PQP e FDP filhos de Bach, por tanto que nos é disponibilizado!

Deixe uma resposta