Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Suítes Inglesas Completas

Com a finalidade de me recuperar aos olhos de nossos navegadores-ouvintes, apresso-me a postar música! As Suítes Inglesas contêm grande variedade estilística. Elas fazem referências diretas à música de outros compositores, do gênero que se encontra nos dois primeiros períodos criativos de meu pai. À parte a relação com Dieupart, existe uma semelhança entre o tema inicial do Prelúdio da Suíte Nº 2 e o sujeito da Fuga do Op. 3, Nº 4, de Corelli, ao passo que a Giga de Suíte Nº 6 parece ter sido adaptada de uma obra para órgão do grande tio Bux. Além disso, o espírito de suas obras mais antigas foi revivido em algumas das turbulentas Gigas da coleção e, ocasionalmente, uma certa alegria juvenil é perceptível nas Allemandes. Por outro lado, a minúcia didática com que papai se detém nos detalhes da execução dos ornamentos das Sarabandas das Suítes Nº 2 e 3 reflete o Bach pedagógico que meus irmãos tiveram em Cöethen, not me. A ordem descendente de tons maior-menor usada aqui tem paralelo com as Invenções, enquanto que a Sarabanda da Suíte Nº 3 com suas extensas modulações poderia ser do Cravo bem Temperado.

As Suítes Inglesas são música de primeira linha, mas exibem uma combinação algo confusa de características mais antigas e mais recentes e a conclusão lógica é que papi ocupou-se delas por largo tempo.

Escrito com o providencial auxílio de Johann Sebastian Bach, de Karl Geiringer.

Ah, meu CD das Suítes não é mais vendido. Agora transformou-se de álbum duplo em quádruplo. Foram-lhe acrescentadas as Partitas, sempre com o imbatível Leonhardt (suspiros viris e platônicos [claro] pelo artista Gustav Leonhardt…). É este CD – o quádruplo – que está no quadradinho da Amazon para venda. E meus movimentos preferidos nas inglesas são um bem simples, juvenis e alegres. São a Bourée da Suíte Nº 2, faixa 11 do CD1, e a Gavota da Suíte Nº 6, faixa 17 do CD2.

Chega por hoje!

J.S. Bach – The English Suites

Disc: 1

Suite Nº 1 – BWV 806 em lá maior
1. 1. Prelude
2. 2. Allemande
3. 3. Courante 1/Courante 2 Avec Deux Doubles
4. 4. Sarabande
5. 5. Bourree 1/Bourree 2/Bourree 1
6. 6. Gigue

Suite Nº 2 – BWV 807 em lá menor
7. 1. Prelude
8. 2. Allemande
9. 3. Courante
10. 4. Sarabande/Les Agrements De La Meme Sarabande
11. 5. Bourree 1 Alternativement/Bourree 2/Bourree 1
12. 6. Gigue

Suite Nº 3 – BWV 808 em sol menor
13. 1. Prelude
14. 2. Allemande
15. 3. Courante
16. 4. Sarabande/Les Agrements De La Meme Sarabande
17. 5. Gavotte 1 Alternativement/Gavotte 2 Et la Musette/ Gavotte 1
18. 6. Gigue

BAIXE AQUI O CD1 – DOWNLOAD CD1 HERE

Disc: 2

Suite Nº 4 – BWV 809 em fá maior
1. 1. Prelude (Vitement)
2. 2. Allemande
3. 3. Courante
4. 4. Sarabande
5. 5. Menuet 1/Menuet 2/Menuet 1
6. 6. Gigue

Suite Nº 5 – BWV 810 em mi menor
7. 1. Prelude
8. 2. Allemande
9. 3. Courante
10. 4. Sarabande
11. 5. Passepied 1 En Rondeau/Passepied 2/Passepied 1
12. 6. Gigue

Suite Nº 6 – BWV 811 em ré menor
13. 1. Prelude
14. 2. Allemande
15. 3. Courante
16. 4. Sarabande/Double
17. 5. Gavotte 1/Gavotte 2/Gavotte 1
18. 6. Gigue

BAIXE AQUI O CD2 – DOWNLOAD CD2 HERE

Cravo: apenas Gustav Leonhardt

16 comments / Add your comment below

  1. Grandessíssimo PQP…
    Desta vez você se superou.. Estou tentando imaginar algo do nível para dar seqüëncia a essa gravação do Leonhardt.. vai se dificil.. mas irei me esforçar..
    Saudações bachianas..
    FDP Bach.

  2. Um banho de Bach nunca é demais! Confesso que demorei a gostar de Bach, mas, depois deste blog, o pai de vocês já está quase ocupando um lugar no meu G-5 dos compositores. Talvez, em breve, ocupe até a cadeira principal.

    Abraço a todos

  3. Adoro o prelúdio da suíte número 2, isso é que escrever música pra teclado! A bourrée da número 2 tb é linda, aliás a número 2 toda!!!! Alguém tem essas suítes pra piano? Não tenho nenhuma gravação delas….

  4. Isto é do melhor que vosso pai escreveu para teclas, se é que possívem dizer tal coisa. Só conheço em piano, Ivo Pogorelich e Marta Argerich, ambos geniais. Pena não terem gravado as suites todas.

  5. Prezado PQP

    Fantástica interpretação do Leonhardt. Será que você poderia postar uma gravação para piano das mesmas? Se fosse com o Glenn Gould seria o delírio…
    Adoraria também ter a oportunidade de baixar em interpretação para piano, os livros do Cravo Bem-Temperado e as Tocattas.

    Obrigado,

    Seu admirador

    Hermosas Mujeres

  6. Diante dessa magnífica versão, peço que, caso possível, sejam postadas também as suítes inglesas, e/ou as partitas com Leonhardt.

    Com o respeito dos admiradores de Glenn Gould, trata-se de um intérprete superestimado. Muito admirado pelos pianistas pela perfeição técnica, na minha humilde opinião (e na de muita gente bem mais respeitada) deixa muitas vezes a desejar do ponto de vista da interpretação.

    Antes que me apedrejem, recomendo que se ouça J. S. Bach com Rosalyn Tureck e Friedrich Gulda, para comparação.

  7. Moses, a gravação de Leonhardt já foi postada aqui no blog pelo meu irmão PQP.
    Infelizmente não possuo as versões que você está solicitando. QUem sabe mais para frente.

    Abcs

    FDP Bach,

  8. Perdão amigo FDP BACH, fiz confusão. Fiz o comentário justamente comentando as suítes inglesas de Leonhardt, e pretendia solicitar também as francesas. Por um equívoco, acabei digitando inglesas.

Deixe uma resposta