Johannes Brahms (1833-1897) – Complete Chamber Music (CD 11 de 11) – String Sextet No.1 in B flat, Op.18, String Sextet No.2 in G, Op.36

Li, gostei e repasso para vocês o comentário de McDonald sobre a fase da vida de Brahms em que foram compostos estes sextetos:

A música de Brahms não se agrupa facilmente em períodos. Os contornos de seu estilo se prenunciaram nos primeiros anos de atividade de composição e não estavam sujeitos a alteração abrupta. Mesmo a sua música inicial possui tal intensidade de caráter e domínio técnico que é difícil falar em imaturidade dando lugar à maturidade. Existe, sem dúvida, um desenvolvimento gradativo pelo qual um domínio sempre mais completo dos pontos essenciais de sua arte levou a uma união sempre mais estreita de meio e forma com expressão, a uma intensidade que se aprofunda e à capacidade de dizer cada vez mais com cada vez menos notas.”

McDonald novamente sintetiza de maneira brilhante a evolução do gênio brahmsiano. Estes sextetos são obras de um compositor já ciente de seu talento e capacidade criativa.  Meu destaque vai para o magnífico segundo movimento do op. 18, um notável conjunto de variações sobre um tema original desenvolvido, e que tem, segundo McDonald, “um débito para com a grande Chacone em ré menor de Bach”.

Demorou, mas consegui concluir esta série. Alguns leitores me pediram outras versões destas peças, o que estarei fazendo na medida do possível (e também já o fiz em outras ocasiões). Brahms é um compositor muito especial para FDP Bach,  e continuará presente no blog.

Ah, a interpretação está a cargo de membros do Berliner Philarmoniker Oktet.

 Johannes Brahms (1833-1897) – Complete Chamber Music (CD 11 de 11) – String Sextet No.1 in B flat, Op.18, String Sextet No.2 in G, Op.36

01 String Sextet No.1 in B flat, Op.18 – I. Allegro ma non troppo
02 String Sextet No.1 in B flat, Op.18 – II. Andante ma moderato
03 String Sextet No.1 in B flat, Op.18 – III. Scherzo. Allegro molto
04 String Sextet No.1 in B flat, Op.18 – IV. Rondo. Poco allegretto e grazioso
05 String Sextet No.2 in G, Op.36 – I. Allegro non troppo
06 String Sextet No.2 in G, Op.36 – II. Scherzo. Allegro non troppo
07 String Sextet No.2 in G, Op.36 – III. Poco Adagio
08 String Sextet No.2 in G, Op.36 – IV. Poco Allegro

Berliner Philarmoniker Oktet

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

6 comments / Add your comment below

  1. Dear Friend,

    CD-2 and Cd-6 of 11 are not posted at the Blog.

    The rest of the CD’s have been posted with regard to Brahm’s Chamber Music.

    John from New Zealand

  2. Caro fdp, imagino que a dúvida do John tenha sido porque o CD2 está marcado no título como CD3. É fácil descobrir porque as obras são diferentes, mas à primeira vista parece estar repetido mesmo.

  3. Acabei de baixar a integral cameristica de Brahms, e a falta do sexto cd na minha opinião tornou este verdadeiro tesouro de postagem ainda mais cativante, é como se o dono do site (pqp ou fdp, ainda não aprendi a diferenciar entre estes dois difundidores culturais)não nos entregasse tudo para nos fazer sofrer, e ao mesmo tempo nos deixar mais gamadões (rs).

    Gostaria de agradecer pela postagem, e também pelos textos, que estão entre os melhores que já li, divertidos e instrutivos.

  4. Márcio, imagine então a minha frustração quando baixei esta coleção no emule, há uns quatro ou cinco anos atrás, acredito que demorou uns 2 meses para baixar tudo, e no final das contas, o cd 6 não estava lá… e por algum motivo, nunca fui atrás deste cd, já que tinha aquelas obras em outra gravação (Rubinstein com o Guarnieri Quartet), que já foi postado aqui.

Deixe uma resposta