Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Os Concertos para Violino

Mas FDP Bach está novamente postando Mozart? O que aconteceu? Um surto repentino de repertório mozartiano é sempre bem vindo, tenho certeza.

Além disso, fiquei tão empolgado com este cd, que logo quis compartilhar com os senhores. Explico. Por um destes motivos inexplicáveis, até então o blog não havia postado estas obras, ou seja, os concertos para violino. Talvez o mano pqp tenha postado a Sinfonia Concertante, mas não me lembro dos outros concertos. Fiquei me enrolando por um bom tempo, tentando definir qual era a versão escolhida, entre tantas que tinha.. Mutter, Kremer, Oystrakh, Grumiaux, Schlomo Mintz, Viktoria Mullova, e sei lá mais quem, são várias as versões que possuo. Mas esta aqui em especial me chamou a atenção por trazer um mestre do violino barroco, Giuliano Carmignola. Sei que alguns pedirão este ou aquele solista, mas estas gravações de Carmignola são uma das melhores que já tive a oportunidade de ouvir na minha vida.

Eis o comentário da amazon:

Renowned period-instrument violinist Giuliano Carmignola makes his first Mozart recording, and internationally acclaimed maestro Claudio Abbado records Mozart for the first time on period instruments! Abbado and Carmignola are long-standing collaborators and have performed Mozart together for some time; the album was born out of their feeling that it was time to commit their interpretations to disc. In addition to the five violin concertos, Carmignola teams with violist Danusha Waskiewicz on another audience favorite, the Sinfonia concertante. One of five releases celebrating Claudio Abbado’s 75th birthday, this attractively priced two-disc set promises to be one of the most important Mozart recordings of the year.

Gente, este cd está a venda na amazon desde (pasmem) o dia 8 de julho. Já o tinha conseguido há um mês atrás, e estava me enrolando para postar exatamente por ainda não estar a venda.
Alguns irão torcer o nariz por se tratar de Abbado, ainda mais tocando pela primeira vez com uma orquestra com instrumentos de época, mas não se preocupem.. é material de primeiríssima qualidade.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Os Concertos para Violino

CD 1

1 – Concerto for Violin and Orchestra nº 1 in B Flat Major, K. 207 – Allegro moderato
2 – Concerto for Violin and Orchestra nº 1 in B Flat Major, K. 207 – Adagio
3 – Concerto for Violin and Orchestra nº 1 in B Flat Major, K. 207 – Presto
4 – Concerto for violin and Orchestra nº 1 in D Major, K. 211 – Allegro moderato
5 – Concerto for violin and Orchestra nº 2 in D Major, K. 211 – Andante
6 – Concerto for violin and Orchestra nº 2 in D Major, K. 211 – Rondeau – allegro
7 – Concerto for violin and Orchestra nº 3 in G Major, K. 216 – Allegro
8 – Concerto for violin and Orchestra nº 3 in G Major, K. 216 – Adagio
9 – Concerto for violin and Orchestra nº 3 in G Major, K. 216 – Rondeau – Allegro

CD 2

1 – COncerto for violin and orchestra nº 4 in D Major, K. 218 – Allegro
2 – COncerto for violin and orchestra nº 4 in D Major, K. 218 – Andante cantabile
3 – COncerto for violin and orchestra nº 4 in D Major, K. 218 – Rondeau – Andante grazioso
4 – COncerto for violin and orchestra nº 5 in A Major, K. 218 – Allegro aperto
5 – COncerto for violin and orchestra nº 5 in A Major, K. 218 – Adagio
6 – COncerto for violin and orchestra nº 5 in A Major, K. 218 – Rondeau – tempo di minueto
7 – Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364 – Allegro maestoso
8 – Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364 – Andante
9 – Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364 – Presto

Danusha Waskievicz – Viola
Giuliano Carmignola – Violin
Orchestra Mozart
Claudio Abbado

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

 

12 comments / Add your comment below

    1. Sr. FDP BACH:
      Gostaria de lhe mandar as duas faixas (CD 1 faixa 08 e CD 2 faixa 09 devidamente corrigidas, porém, não disponho do seu e-mail, para remeter. Se possível, mande-me, que as anexarei de bom grado. É o mínimo que posso fazer, para este Blog, que tanto faz por nós, amantes da boa música.

  1. Eu tenho o CD e olha tenho insistido que gostaria de ouvir um Mozart mais dentro do seu período e não romantizado como muitas vezes acontece, assim foi que procurei esta gravação além de performances de Andréias Staier e Jos Immerssel ao fortepiano ou sinfonias com o Anima Eterna , além de Ouvir os concertos com o Freiburger com instrumentos mais adequados como a Clarineta baixa,como deve ser neste concerto.
    O perigo de Carmignola que recentemente esteve em SAMPA , é tornar Mozart um
    Barroco invertendo a sua Romantização.
    O maior problema que vejo hoje em Mozart é achar sua interpretação correta, entre o Romantismo e o Rococó,; diferentemente de Bach que permite várias interpretações,Mozart não fica bem quando modificado.

  2. Notei alguns problemas nestes arquivos:
    CD1 faixa 8 – uma falha de 2″, em 4:03
    CD2 faixa 9 – estalos e uma falha em 4:34

    Fora isto, não vejo esta leitura como abarrocada, conforme o temor (ou o entendimento?) de Kaissor. Achei agradável e gostei muito dos timbres da orquestra. Idem, no geral, de Carmignola, exceto pela desafinada ocasional – suponho que é o preço de um instrumento barroco (cordas de tripa??).

  3. Caro FDP:

    seu surto repentino do repertório mozartiano é ABSOLUTAMENTE bem vindo. Saiba que todas essas suas últimas postagens têm sido recebidas com grande alegria.
    E esta última postagem, com os cinco concertos para violino e a sinfonia concertante, é a melhor coisa que alguém poderia encontrar ao ligar ao computador num domingo de manhã, o presente mais luminoso.
    E espero que o seu surto mozartiano dure mais ou que aconteça mais vezes. 😉
    Obrigado, obrigado, obrigado.

    GS.

  4. Caro FDP

    obrigado por me ajudar a completar meus concertos para violino, eu tinha apenas do primeiro ao terceiro.Se tiveres o divertimento K334, faça essa gentileza apra esse seu amigo e traga para todos.

    agradecido

  5. Caro FDP: Grumiaux com certeza é o melhor para Mozart!!!

    Pelo menos é a minha infima opinião. Se puderes passar alguma gravação dos concertos de Mozart para violino com Grumiaux, eu agradeceria MUITÍSSIMO!!!

  6. Kaissor, é justamente disso que eu não gosto no Carmignola. O cara inventa demais. Aquela gravação das quatro estações ainda vão (mesmo sendo, provavelmente, mais “correta” do que a gravação com o Alexander Pervomasky que eu gosto tanto), mas essa de Mozart não colou.

    Particularmente, não gosto de Mozart com instrumentos da época; e ainda por cima esse Carmignola mais compõe do que interpreta…

    De qualquer forma, obrigado pela postagem! É uma das coisas que mais gosto: comparar interpretações das minhas peças preferidas!

Deixe uma resposta