J.S. Bach (1685-1750) – Obras para Órgão com Elisa Freixo

Muitas vezes a gente cruza com autênticos mensageiros de Bach. O caso da mineira Elisa Freixo é dos mais maravilhosos. Organista, cravista e professora de música, Elisa ministra cursos com os nomes muito agradáveis como “‘A Paixão segundo São Mateus’, audição e análise da obra”. Este curso — ocorreu no primeiro semestre — durou 3 meses, todas as segundas-feiras, das 19h45 às 21h30, em Belo Horizonte. (Suspiro… Por que não é gaúcha?) Ao ouvir Elisa, percebemos claramente que estamos não apenas diante de uma grande solista como de uma pessoa que ama o que faz. Não lembro quem me enviou este CD pelo Orkut na época em que publicávamos aqui a Obra Completa para Órgão com Helmut Walcha, também não sei onde se vende e não encontrei maiores referências, mas agradeço muitíssimo. Pesquisando sobre Elisa Freixo, encontrei sua casa em Ouro Preto e uma explicação de quem publicou a foto, um certo Públio Athayde:

Casa da Elisa Freixo. Nesta casa, de sua residência, a famosa organista e musicista recebe grupos para récitas de cravo e outros instrumentos de teclado antigos. A professora se apresenta em concertos semanais também na Sé de Mariana, cujo órgão histórico e raríssimo é a grande estrela. Além do mais, Elisa é autora de livros sobre Órgãos Históricos no Brasil, como este e este. Ou seja, mereceria ser santificada por seu trabalho, mas é quase anônima em nosso país. No CD que posto, Elisa nos dá belas interpretações da notável Trio-Sonata Nº 1, da lindíssima Pastorale e da esplêndida Partita Sei gegrüsset, Jesu gütig, minha obra preferida dentre tudo o que Bach escreveu para o órgão.

Ouçam o CD. É muito bom e raro.

Atualização de 29/07: nosso leitor Roberto Prym faz alguns adendos e correções em relação ao post acima:

O órgão de Ahrend é uma cópia do instrumento de Gottfried Silbermann da cidade de Glauchau (Alemanha), de 1728-30. Foi construído por Jürgen Ahrend em Leer (Alemanha). Esta é a primeira cópia de um órgão de G. Silbermann e foi inaugurada em 1985. A paulista Elisa Freixo, organista titular do histórico órgão Arp Schnitger, instalado na Sé de Mariana, Minas Gerais.
A capa do CD: http://www.paulus.com.br/img/img_musicas/7891210002471.jpg

J.S. Bach – Obras para Órgão

01 BWV0525_Trio-Sonata Nro 1
02 BWV0537_Prelúdio e Fuga em c
03 BWV0543_Prelúdio e Fuga em a
04 BWV0545_Prelúdio e Fuga em C
05 BWV0590_Pastoral em F
06 BWV0596_Concerto em d
07 BWV0768_Partita ‘Sei gegrüsset, Jesu gütig’

Elisa Freixo, Órgão Ahrend; Porrentruy ,Suiça

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

13 comments / Add your comment below

  1. O órgão de Ahrend é uma cópia do instrumento de Gottfried Silbermann da cidade de Glauchau (Alemanha), de 1728-30. Foi construído por Jürgen Ahrend em Leer (Alemanha). Esta é a primeira cópia de um órgão de G. Silbermann e foi inaugurada em 1985. A paulista Elisa Freixo, organista titular do histórico órgão Arp Schnitger, instalado na Sé de Mariana, Minas Gerais.
    A capa do CD: http://www.paulus.com.br/img/img_musicas/7891210002471.jpg

  2. A Elisa é o anjo da guarda dos órgãos históricos do Brasil. Merece todas as condecorações, todos os aplausos, todo o reconhecimento possível. O que ela faz pela música no país é inestimável.

  3. Fez bom uso de minha foto! Obrigado pelo CD postado, tenho certeza de que apreciarei o trabalho da minha professora. Estou baixando. Abraço.

  4. Um pequeno reparo a um dado que me passou despercebido: Elisa Freixo é paulista. Sua maior atuação é entre Minas e Europa, mas a ilustre professora nasceu no interior de São Paulo.

  5. Olá,

    Meu nome é Monica, filha do organeiro Siegfried Schürle, de São Bento do Sul, Santa Catarina, gostaria de manter contato com a Sra, pois estou com interesse em realizar um concerto aqui em São Bento do Sul, no órgão por meu pai construído. Talvez a SRa. até se lembra, que há vários anos atrás, houve um contato seu com ele, a respeito de alguma restauração de órgão. Admiro seu trabalho, e espero ansiosamente por uma resposta.
    Até mais,
    Monica.

  6. Você poderia por gentileza corrigir o link (rapidshare files 133304065 PQP JS Bach Elisa Freixo Orgao) acima do post, o mesmo encontra-se com defeito, por favor reative o link para que possamos realizar o download, muito obrigado aguardo a ativação ou o seu retorno, parabéns pelo seu trabalho e disposição, um grande abraço

Deixe uma resposta