Ludwig van Beethoven (1770=-1827) _ Os Trios para Piano – CD 1

Esta postagem tem quase oito anos, em novembro de 2008 parar ser mais exato, e foi feita lá nos tempos pré históricos do PQPBach. Como sei que temos muitos fãs do Beaux Arts Trio, nos quais nós do blog obviamente nos incluimos, sinto-me na obrigação de renovar estes links, há muito excluídos do mundo digital. Espero que apreciem. 

Eu tinha quase que certeza absoluta de que estes Trios para Piano já haviam sido postados… mas, fuçando o histórico do blog, realmente, não foram.. Ficamos apenas nas promessas de postá-los…então tentarei intercalar estas postagens dos trios, junto com as sonatas para piano e violino. Desta forma, teremos meio que completa as obras para câmara de Beethoven.

Neste primeiro CD trago os dois primeiros trios de do Op.1. Este primeiro opus de Beethoven traz a dedicatória ao Príncipe Lichnowsky, tradicional família de mecenas e responsáveis pela manutenção d vida musical vienense já há algumas gerações. Segundo Solomon, estas não foram as únicas obras dedicadas ao seu protetor e amigo: pode-se listar também a Sonata Patética, op. 14, a Sonata op. 26, a Segunda Sinfonia, op. 36:

“O próprio Lichnowsky conquistou a mais profunda afeição e gratidão de Beethoven, e a princesa, embora fosse apenas cinco anos mais velha do que Beethoven, tornou-se uma ‘segunda mãe’ para ele. (…) mas a profundidade do realacionamento ia muito além das dedicatórias, e ele não pode ser considerado típico das relações existentes entre patronos e compositores. Pois parece claro que o casal Lichnowsky considerava Beethoven um substituto para o filho que não tinha e que ele, sua vez, experimentava considerável conflito emocional na relação entre ambos. No âmago desse conflito estava o seu desejo de receber afeição e favores deles, por um lado, a par de um desejo igualmente forte de se libertar da dominação deles, a qual, no seu caso, assumiu a forma de uma proteção que era tão sufocante em seu efeito quanto reconfortante como expressão de amor.”

A interpretação está a cargo do primoroso Beaux Arts Trio, dos quais somos fãs confessos desde o início do Blog. Alguns comentários de clientes da amazon: “ The Definitive Recordings Of Beethoven’s Piano Trios, Another Beaux Arts Trio masterpiece, A Must Have Set!“.

Enfim, vamos ao que interessa.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Os Trios para Piano, – CD 1 – Piano Trios op. 1, nºs 1, in E Flat Major, nº 2, in G Major, and Piano Trio nº 8, in 1 movement, in B Flat Major, WoO 39.

01 – Piano Trio No.1 In E Flat Major, Op.1 No.1 – 1. Allegro
02 – Piano Trio No.1 In E Flat Major, Op.1 No.1 – 2. Adagio Cantabile
03 – Piano Trio No.1 In E Flat Major, Op.1 No.1 – 3. Scherzo (Allegro Assai)
04 – Piano Trio No.1 In E Flat Major, Op.1 No.1 – 4. Finale (Presto)
05 – Piano Trio No.2 In G Major, Op.1 No.2 – 1. Adagio – Allegro Vivace
06 – Piano Trio No.2 In G Major, Op.1 No.2 – 2. Largo Con Espressione
07 – Piano Trio No.2 In G Major, Op.1 No.2 – 3. Scherzo (Allegro)
08 – Piano Trio No.2 In G Major, Op.1 No.2 – 4. Finale (Presto)
09 – Piano Trio No.8 In One Movement In B Flat Major, WoO 39 – Allegretto

Beaux Arts Trio:

Menachem Pressler – Piano

Bernard Greenhouse – Cello

Isidore Cohen – Violin

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

2 comments / Add your comment below

Deixe uma resposta