.: interlúdio :. John Surman – Upon Reflexion (1979)

Durante anos disse que era Upon Reflexion era o melhor LP/CD editado pela grande ECM. Hoje, eles lançam tanta coisa que talvez fosse perigoso manter esta opinião.

O disco abre com a espetacular Edges Of Illusion cujo solo decorei de tanto ouvir o LP desde 1980. Tal solo vem do sax barítono de Surman com algumas fundamentais intervenções melódicas do sax soprano. O curto ostinato viajandão do fundo deve-se aos sintetizadores. O som dos saxofones de Surman é algo.

O ostinato da agitada Filigree vem de diversos saxofones sobrepostos e somem maravilhosa Caithness To Kerry, escrita para sax soprano solo. Alegre, ingênua e pastoril em sua absoluta falta de acompanhamento, parece ter sido composta pelo louco da aldeia. O louco some no sonoridade de jazz clássico de Beyond a Shadow, uma bela e negra composição do inglês, com acompanhamento de sintetizadores, saxofones e participação decisiva do clarone (bass clarinet).

O lado 2 de meu antigo disco começava com Prelude And Rustic Dance. O louco da aldeia, já com os antipsicóticos em dia, organiza uma cortina de agitados saxofones para o solo de sax soprano de Surman. A poética e tranqüila The Lamplighter acalma as coisas, preparando a área para a curta correria de Following Behind, uma brincadeira com ecos. Constellation talvez seja a melhor composição do disco. No ostinato voltam com tudo os sintetizadores.

CD absolutamente imperdível.

John Surman: Upon Reflection

1. Edges Of Illusion 10:10
2. Filigree 3:41
3. Caithness To Kerry 3:51
4. Beyond A Shadow 6:40
5. Prelude And Rustic Dance 5:14
6. The Lamplighter 6:19
7. Following Behind 1:24
8. Constellation 8:16

all composed by Surman
recorded May 1979, Talent Studio, Oslo

John Surman, baritone and soprano saxophones, bass clarinet, synthesizers

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

4 comments / Add your comment below

  1. Olá, primeiro, o formulário de contato não está funcionando. 🙂
    Segundo, tenho aqui os 14 CDs de Bruckner regido pelo Celibidache lançados pela EMI, algo interessa para você?

  2. o rapid share da o aviso que segue, ha forma de contornar?This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector’s Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

    This limit is reached.

    To download this file, the uploader either needs to transfer this file into his/her Collector’s Account, or upload the file again. The file can later be moved to a Collector’s Account. The uploader just needs to click the delete link of the file to get further information.

  3. Nos anos 80 gravei uma fita cassete deste LP, que ouvi em vinil na casa de um colega da faculdade. A fita já não toca há muito tempo, e só hoje vi que havia sido postado aqui no (pelo) PQP.
    Naturalmente, o link já caiu… Revalidem, por favor!

Deixe uma resposta