Arnold Schoenberg (1874 – 1951): Erwartung, Cabaret Songs

É tão compreensivo que um ouvinte rejeite a música de Schoenberg. Como sentir prazer diante de algo que só é possível assimilar (caso assimile) acostumando o cérebro às dissonâncias e contrastes expressionistas, muitas vezes reveladoras de uma face pouco encantadora da natureza humana? No entanto como podemos ser completos, observando o mundo e a nós mesmos, se não lidamos com todos os aspectos conflitantes, como aqueles revelados na literatura de Dostoievski e tão bem aceitos por nós? Mas a música, por ser algo mais direto, parece ter aceitação quando apenas nosso lado romântico, engraçado, virtuoso ou divino é mostrado.

Erwartung de Schoenberg é um monodrama sobre medo e o descontrole. Alguns críticos a chamam de música freudiana. Não é realmente algo bonito de se ouvir. A história é um monólogo psicológico sobre uma mulher que espera seu amante numa floresta, até que ela descobre o corpo do rapaz assassinado. A partir daí ela começa a ter uma série de distúrbios e lembranças sobre uma possível traição dele ou até mesmo dela ter sido a autora do crime. A obra foi escrita para soprano e orquestra com pavorosas situações de desespero e agonia. Jessye Norman confessou que foi o papel mais difícil de sua carreira. Mas como foi recompensador o seu esforço, não há quem a supere aqui.

Quem vai encarar?

Para aqueles que não vão nessa empreitada, tentem ouvir as músicas de cabaret de Schoenberg. São lindíssimas e engraçadas, com destaque a última faixa do disco que não canso de ouvir.

CDF

Faixas:

1 -9. Erwartung, Op.17
10. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Galathea
11. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Gigerlette
12. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Der genügsame Liebhaber
13. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Einfältiges Lied
14. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Mahnung
15. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Jedem das seine
16. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Seit ich so viel Weiber sah
17. Cabaret Songs for voice & chamber orchestra – Nachtwandler

Performed by Metropolitan Opera Orchestra
with Jessye Norman
Conducted by James Levine

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

26 comments / Add your comment below

  1. Excelente postagem CDF!
    Tenho algumas perguntas (espero que não se importe):
    Por acaso vc saberia onde encontro a partitura de Gurrelieder na net?
    Existe alguma caixa com toda a obra de Schoenberg?
    Vc tem algo de Havergal Brian? Fiquei curioso pois li que ele escreveu 32 sinfonias!

    Abraço

  2. “a partitura de Gurrelieder na net?”
    Não saberia dizer, já tentou no google?

    “Existe alguma caixa com toda a obra de Schoenberg?”
    Nem perto disso. Ainda não vi um disco triplo com obras de Schoenberg. Mas esse dia vai chegar, pelo menos as obras que receberam os opus.

    “Vc tem algo de Havergal Brian?”

    Nunca ouvi falar. Mas pretendo conhecer.

  3. Aos Filhos de Bach que se interessarem por algum Requiem dos compositores que eu citar por favor só dizer que trato de disponibilizar. Os compositores: Aeternitas, Alfred Schnittke, Andre Campra, Andrew Lloyd Webber, Antonin Dvorak, Bendetto Marcello, Benjamin Britten, Cristobal de Morales, Domenico Cimarosa, Eustache du Caurroy, Frank Martin, Franz von Suppe, Gaetano Donizetti, Gyorgy Ligeti, Hector Berlioz, Heinrich Ignaz Franz von Biber, Jan Dismas Zelenka, Jean Richafort, Johannes Ockeghem, John Reutter, Krzysztof Penderecki, Lorenzo Perosi, Luigi Cherubini, Maurice Durufle,Orlando di Lasso, Paul Hindemith, Pierre Tabart, Robert Schumann, Tomas Luis de Victoria eZbigniew Preisner. UFA!
    A propósito CDF, as aulas de história da música agradecem suas postagens. valeu!

  4. Bem, eu não sei qual a faixa etária das pessoas que visitam o blog, porque quem lembra do super nintendo? Do Mario World? Pois é… eu fiz um arranjo, amador, da música que toca no castelo do jogo. Quem quiser ouvir basta digitar no youtube “Mario World – Castle Theme Orchestra” é o 4º vídeo da lista. Se tiver alguém que saiba de arranjo, aceito dicas. valeu!

  5. Ivo Barroso é um dos grandes tradutores deste país e reponsável , salve engano meu, pela excepcional tradução da poética de Rimbaud, dentre outras.

  6. Claro que Schoenberg é um do maiores compositores do Universo e sua obras são sempre bemvindas.
    Ainda bem que o Samuel já concorda.
    Jamais encontrei algo de Schoemberg que não fosse obra de um gran gênio da música.
    Igualmente ele sai-se muito bem nas obras didáticas.
    Sempre vale qualquer postagem do Schoemberg.
    Elas enriquecem este blog.
    Abração.
    Edson

  7. Concordo com o Edson.

    Um dos maiores atrativos desse blog, sem sombra de dúvida, é o destaque dado ao vienense Schoenberg, provavelmente o maior compositor do século XX, e que foi alvo de injusto preconceito por muito tempo – rejeitado de início pelos conservadores por ser inovador demais, e mais tarde pelos inovadores por ser conservador demais.

    O segredo para apreciá-lo é esquecer o que ele disse e o que dele foi dito, e simplesmente ouvir sua música.

  8. Concordo com o Edson.

    Um dos maiores atrativos desse blog, sem sombra de dúvida, é o destaque dado ao vienense Schoenberg, provavelmente o maior compositor do século XX, e que foi alvo de injusto preconceito por muito tempo – rejeitado de início pelos conservadores por ser inovador demais, e mais tarde pelos inovadores por ser conservador demais.

    O segredo para apreciá-lo é esquecer o que ele disse e o que dele foi dito, e simplesmente ouvir sua música

  9. Estou escrevendo atrasado , mas não importa. Queria só deixar uma sugestão para quem , como eu , não sabe por que lado abordar a música moderna. Clarice Lispector, em seus últimos livros, escreveu coisas instigantes e estranhamente engraçadas sobre esse gênero de música (e não só). Está lá na dedicatória de “A Hora da Estrela” e em outras partes desse livro , e perpassa todo o denso poema em prosa “Água Viva”, onde a música é contraponto de uma escritura dita “atonal” (mas que às vezes concede em ser cantabile).

  10. Olha… Ao ler o texto, fiquei
    muito na vontade de ouvir…
    Só que o link está com erro e
    não pode mais ser baixado…
    Poderiam upar novamente o disco?

  11. “Error

    This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector’s Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

    This limit is reached.

    To download this file, the uploader either needs to transfer this file into his/her Collector’s Account, or upload the file again. The file can later be moved to a Collector’s Account. The uploader just needs to click the delete link of the file to get further information.”

    Se for possível postar novamente, fico extremamente grato.
    Obrigado.

Deixe uma resposta