Johann Sebastian Bach (1685-1750) – A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244

Hoje é aniversário de meu pai. 324 anos. Aproveito a data para revalidar os links desta grande postagem.

Johann Sebastian Bach é o começo e fim de toda a música [...] Como fenômeno criador, ele representa o fim de uma época da história da música, o barroco, mas também mais do que isso: Bach é a síntese de toda a música que o precedeu e é, sem dúvida alguma, a chave para toda a música que veio depois.

Günther Ramin, 1954 

Certamente, Bach deu muita atenção à composição desta Paixão. Isto fica claro na primorosa partitura, uma partitura que é única entre seus muitos e belos manuscritos. Bach trabalhou nela com régua e compasso e usou tinta vermelha para as falas (recitativos) do Evangelista, a fim de distinguir a mensagem divina do resto do texto. O compositor queria que esta Paixão empolgasse a quantos a escutassem e, de fato, existe nessa obra uma precisão sem circunlóquios difícil de encontrar. A frase que Beethoven escreveu no frontispício da Missa Solemnis também se aplica aqui: “Vem do coração… Que possa chegar ao coração”.
 
Outra indicação da grande importância que Bach atribuiu à obra são as vastas forças necessárias para executá-la. Elas excedem de longe as de qualquer cantata e as da Paixão Segundo São João. Em sua forma definitiva, a paixão utiliza dois coros mistos, duas orquestras e um outro grupo de meninos cantores para o cantus firmus do primeiro coro. Se não existem partes independentes para cada uma das oito vozes dos dois coros, Bach prescreveu que coro deve interpretar cada número ou se devem unir suas forças.
 
A predileção do compositor por misturar elementos estilísticos está presente aqui. Os recitativos do Evangelista é acompanhados somente por baixos e órgão, mas isso pode mudar como no caso do pranto de Pedro. As árias são freqüentemente duetos entre um cantor e um instrumento de, aproximadamente, mesmo registro.
 
Um mar de vozes bachiano não pode ser confundido com nenhum outro.

Johannes Brahms, 1877

A variedade da música dedicada às cenas de multidão é impressionante. A calúnia não poderia ser melhor retratada do que naquele cânone em que uma falsa testemunha repete servilmente cada palavra da acusação de uma outra. Também são formidáveis os três acordes usados na palavra “Barabbas”.
 
Melodias corais são freqüentemente repetidas na São Mateus. Uma delas aparece cinco vezes em diferentes lugares, com letra e harmonia soberbamente ajustadas ao espírito do momento.
 
É uma obra espantosa que mostramos a vocês na versão de John Eliot Gardiner de 1989. Ela satisfará mesmo ao mais exigente dos ouvintes.
 
John Eliot Gardiner’s reading of the Matthew Passion is conceived and executed on the highest level, an example of period practice that is unlikely to be bettered any time soon. The performance as a whole vibrates with life: soloists are first-rate, and wonderfully well chosen for their respective parts, and the work of chorus and orchestra is exemplary. The recording, made in 1988 in the spacious ambience of Snape Maltings (England), is well balanced and exceptionally vivid. –Ted Libbey 

A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244 de Johann Sebastian Bach
 
Durante o coro de abertura da Paixão Segundo São Mateus formaram-se à minha frente verdadeiras montanhas de dor.

Rainer Maria Rilke, 1920

CD 1:
  1. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.1 Chorus I/II: “ Kommt, ihr Töchter, helft mir klagen” English Baroque Soloists 7:01
  2. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.2 Evangelist, Jesus: “ Da Jesus diese Rede vollendet hatte” Anthony Rolfe Johnson 0:35
  3. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.3 Choral: “ Herzliebster Jesu, was hast du verbrochen” English Baroque Soloists 0:38
  4. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.4 Evangelist, Chorus I/II, Jesus: “ Da versammelten sich die Hohenpriester” Anthony Rolfe Johnson 2:51
  5. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.5 Recitative (Alto): “ Du lieber Heiland du” Anne Sofie von Otter 0:52
  6. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.6 Aria (Alto): “ Buss und Reu” Anne Sofie von Otter 4:13
  7. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.7 Evangelist, Judas: “ Da ging hin der Zwölfen einer” Anthony Rolfe Johnson 0:35
  8. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.8 Aria (Soprano): “ Blute nur, du liebes Herz” Ann Monoyios 4:42
  9. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.9 Evangelist, Chorus I, Jesus: “ Aber am ersten Tage der süssen Brot” Anthony Rolfe Johnson 1:54
10. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.10 Choral: “ Ich bin’s, ich sollte büssen” English Baroque Soloists 0:42
11. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.11 Evangelist, Jesus, Judas: “ Er antwortete und sprach” Anthony Rolfe Johnson 2:33
12. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.12 Recitative (Soprano): “ Wiewohl mein Herz in Tränen schwimmt” Barbara Bonney 1:17
13. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.13 Aria (Soprano): “ Ich will dir mein Herz schenken” Barbara Bonney 2:56
14. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.14 Evangelist, Jesus: “ Und da sie den Lobgesang gesprochen hatten”  Anthony Rolfe Johnson 0:53
15. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.15 Choral: “ Erkenne mich, mein Hüter” English Baroque Soloists 0:50
16. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.16 Evangelist, Jesus, Petrus: “ Petrus aber antwortete” Anthony Rolfe Johnson 0:51
17. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.17 Choral: “ Ich will hier bei dir stehen” English Baroque Soloists 0:51
18. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.18 Evangelist, Jesus: “ Da kam Jesus mit ihnen zu einem Hofe” Anthony Rolfe Johnson 1:27
19. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.19 Recitative (Tenor, Chorus II): “ O Schmerz! hier zittert das gequälte Herz” Howard Crook 1:57 
20. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.20 Aria (Tenor, Chorus II): “ Ich will bei meinem Jesu wachen” Howard Crook 4:56
21. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.21 Evangelist, Jesus: “ Und ging hin ein wenig” Anthony Rolfe Johnson 0:37
22. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.22 Recitative (Bass): “ Der Heiland fällt vor seinem Vater nieder” Olaf Bär 0:53
23. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.23 Aria (Bass): “ Gerne will ich mich bequemen” Olaf Bär 4:01
24. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.24 Evangelist, Jesus: “ Und er kam zu seinen Jüngern” Anthony Rolfe Johnson 1:07
25. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.25 Choral: “ Was mein Gott will, das g’scheh allzeit” English Baroque Soloists 0:57
26. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.26 Evangelist, Jesus, Judas: “ Und er kam und fand sie aber schlafend” Anthony Rolfe Johnson 2:25
27. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.27 Aria (Soprano, Alto, Chorus II): “ So ist mein Jesus nun gefangen”  – Chorus I/II: “ Sind Blitze, sind Donner” Barbara Bonney 5:27
28. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.28 Evangelist, Jesus: “ Und siehe, einer aus denen” Anthony Rolfe Johnson 1:48
29. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One – No.29 Choral: “ O Mensch, bewein dein Sünde groß” English Baroque Soloists 6:01
 
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2:
1. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.30 Aria (Alto, Chorus II): “ Ach nun ist mein Jesu hin” Anne Sofie von Otter 3:32
2. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.31 Evangelist: “ Die aber Jesum gegriffen hatten” Anthony Rolfe Johnson 0:52
  3. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.32 Choral: “ Mir hat die Welt trüglich gericht” English Baroque Soloists 0:39
  4. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.33 Evangelist, Pontifex, Testis I/II: “ Und wiewohl viel falsche Zeugen herzutraten” Anthony Rolfe Johnson 1:02
  5. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.34 Recitative (Tenor): “ Mein Jesus schweigt zu falschen Lügen stille” Howard Crook 1:15
  6. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.35 Aria (Tenor): “ Geduld” Howard Crook 3:34
  7. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.36 Evangelist, Pontifex, Jesus, Chorus I/II: “ Und der Hohepriester antwortete” Anthony Rolfe Johnson 1:54
  8. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.37 Choral: “ Wer hat dich so geschlagen” English Baroque Soloists 0:42
  9. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.38 Evangelist, Ancilla I/II, Petrus, Chorus II: “ Petrus aber sass draussen im Palast” Anthony Rolfe Johnson 2:18
10. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.39 Aria (Alto): “ Erbarme dich” Michael Chance 6:43
11. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.40 Choral: “ Bin ich gleich von dir gewichen” English Baroque Soloists 0:53
12. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.41 Evangelist, Judas, Chorus I/II, Pontifex I/II: “ Des Morgens aber hielten alle Hohepriester” Anthony Rolfe Johnson 1:43
13. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.42 Aria (Bass): “ Gebt mir meinen Jesum wieder” Cornelius Hauptmann 2:52
14. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.43 Evangelist, Pilatus, Jesus: “ Sie hielten aber einen Rat” Anthony Rolfe Johnson 2:01
15. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.44 Choral: “ Befiehl du deine Wege” English Baroque Soloists 0:57
16. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.45 Evangelist, Pilatus, Uxor Pilati, Chorus I/II: “ Auf das Fest aber hatte der Landpfleger Gewohnheit” Anthony Rolfe Johnson 2:09
17. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.46 Choral: “ Wie wunderbarlich ist doch diese Strafe” English Baroque Soloists 0:38
18. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.47 Evangelist, Pilatus: “ Der Landpfleger sagte” Anthony Rolfe Johnson 0:14
19. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.48 Recitative (Soprano): “ Er hat uns allen wohl getan” Ann Monoyios 1:04
20. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.49 Aria (Soprano): “ Aus Liebe will mein Heiland sterben” Ann Monoyios 5:18
21. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.50 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: “ Sie schrieen aber noch mehr” Anthony Rolfe Johnson 1:50
22. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.51 Recitative (Alto): “ Erbarm es Gott” Anne Sofie von Otter 0:56
23. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.52 Aria (Alto): “ Können Tränen meiner Wangen” Anne Sofie von Otter 6:48
 
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 3:
  1. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.53 Evangelist, Chorus I/II: “ Da nahmen die Kriegsknechte” Anthony Rolfe Johnson 1:02
  2. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.54 Choral: “ O Haupt voll Blut und Wunden” English Baroque Soloists 1:46
  3. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.55 Evangelist: “ Und da sie ihn verspottet hatten” Anthony Rolfe Johnson 0:52
  4. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.56 Recitative (Bass): “ Ja freilich will in uns das Fleisch und Blut” Olaf Bär 0:31
  5. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.57 Aria (Bass): “ Komm, süsses Kreuz” Olaf Bär 6:06
  6. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.58 Evangelist, Chorus I/II: “ Und da sie an die Stätte kamen” Anthony Rolfe Johnson 3:25
  7. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.59 Recitative (Alto): “ Ach Golgatha” Michael Chance 1:25
  8. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.60 Aria (Alto, Chorus II): “ Sehet, Jesus hat die Hand”  – “ Wohin?” Michael Chance 3:17
  9. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.61 Evangelist, Jesus, Chorus I/II: “ Und von der sechsten Stunde an”  – “ Der rufet dem Elias”  – “ Und bald lief”  – “ Halt!”  – “ Aber Jesus schriee abermal” Anthony Rolfe Johnson 2:03
10. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.62 Choral: “ Wenn ich einmal soll scheiden” English Baroque Soloists 1:08
11. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.63 Evangelist, Chorus I/II: “ Und siehe da, der Vorhang im Tempel zerriss”  – “ Wahrlich, dieser ist Gottes Sohn”  – “ Und es waren viel Weiber da” Anthony Rolfe Johnson 2:27
12. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.64 Recitative (Bass): “ Am Abend, da es kühle war” Cornelius Hauptmann 1:57
13. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.65 Aria (Bass): “ Mache dich, mein Herze, rein” Cornelius Hauptmann 5:57
14. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.66 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: “ Und Joseph nahm den Leib”  – “ Herr, wir haben gedacht”  – “ Pilatus sprach zu ihnen” Anthony Rolfe Johnson 2:30
15. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.67 Recitative (Soprano,Alto,Tenor,Bass,Chorus II): “ Nun ist der Herr zur Ruh gebracht”  – “ Mein Jesu, gute Nacht” Olaf Bär 1:36
16. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two – No.68 Chorus I/II: “ Wir setzen uns mit Tränen nieder” English Baroque Soloists 5:09
 
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

St. Matthew Passion (Matthäuspassion), BWV 244 (3 CDs)
Composed by Johann Sebastian Bach
Performed by English Baroque Soloists and Monteverdi Choir
with Ann Monoyios, Cornelius Hauptmann, Howard Crook, Michael Chance, Barbara Bonney, Gilian Ross, Andreas Schmidt, Anne Sofie von Otter, Ruth Holton, Anthony Rolfe Johnson, Olaf Bar
Conducted by John Eliot Gardiner

PQP

45 ideias sobre “Johann Sebastian Bach (1685-1750) – A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244

  1. mauro renato scherer em disse:

    Caro PQP, estou verdadeiramente impressionado com seu blog. Trata-se de um autêntico compêndio de beleza, da mais nobre e autêntica arte musical. Permita-me, desde logo, um pequeno deslize para q possa expressar meus reais sentimentos: Puta Q o Pariu, que blog ducassete!!! A propósito da música de seu DivinoPai, sempre q a ouço, tenho a sensação de q nada mais me é necessário p/atingir o extase celestial. Ñ tenho palavras p/expressar o q sinto ouvindo a Paixão Segundo S.Mateus. Gostaria, oportunamente, de trocar algumas considerações acerca de determinadas gravações q vc gentilmente nos disponibiliza. Sugiro nos brinde com “O CravoBemTemperado” se possível. Um grande abraço deste seu irmão-de-alma.

  2. Sempre achei que este trabalho maravilhoso foi ditado por Deus diretamente a Johann Sebasntian Bach. Tenho uma caixa de CDs com o trabalho de Peter Schreier em cima das obras corais de BACH – magnífico! Com prazer vou escutar esta versão de Gardiner. Muito obrigado por divulgar as obras deste gigante da música!
    Tudo de Bom!

  3. Agora, sim.

    Um site de música não é completamente música sem a presença de algumas obras indispensáveis: Nona de Beethoven, qualquer dos últimos 10 concertos para piano de Mozart, Oitava de Schubert, Concerto para piano No.2 de Brahms, alguma ópera de Wagner e… A Paixão Segundo São Mateus de Bach.

    Claro, foi uma aproximação, talvez questionável, mas para mim se encerra nesse quadro mesmo.
    Parabéns pela brilhantes postagem e pela escolha impecável da gravação.

  4. Quando comecei o pqp – iniciei o blog sozinho -, tinha preocupação em disponiblizar uma “cedeteca básica”. Depois, quando éramos eu e fdp, desistimos. Dá menos trabalho postar o que se está ouvindo, pois, como sabes, Nícolas, tudo é tempo.

    Mas fico feliz em termos tudo o que citaste e fique sabendo que é mais ou menos casual…

    Saibam que são os comentários de vocês que fazem o blog ir adiante.

    Abraço.

  5. poxa, tb voto também pelo cravo i e ii – q bom saber q vai vir!!! (se bem q eu já tenho, hehehe, mas vai ser legal ler suas opiniões e comentários! ;0) )

    sabe, não diferencio muito música d poesia/literatura naum. tenho cá comigo uma trinca-mor d q não abro mão: Bach-Pessoa-Rosa (JGR). a lá baudellaire, rs, me embriago nela constantemente. e faz um beeem danado…. ;0)

    trabalho gigante e impecável!!! – parabéns seria pouco, né?! ;0)

  6. Nossa, mas que musicão!!! Ao ouvir essa obra magnífica, chego a concordar com a frase que diz um ateu se converte ouvindo Bach…

    Grato pela postagem, tô fazendo a festa por aki. :D

  7. PQP, é verdade.
    Em questão de vida, o tempo encerra as melhores fórmulas.

    Perdoe-me pela rispidez de meu elogio, fazendo parecer talvez uma cobrança. A intenção era enaltecer o trabalho de vocês, mas, como todo encômio mais elaborado do que o padrão, acredito ter dado margens a interpretações dissonantes.

    Agora que estou de férias, tenho mais tempo em abordá-los da maneira que merecem: com extensas mensagens de congratulações. Em troca de meus incontáveis momentos de felicidade proporcionados por vocês, posso oferecer meus aplausos. Uma permuta tímida, talvez desleal, mas meus elogios partem da mais pura verdade que há em minhas palavras.

  8. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Espero que tenha sido eloqüente suficientemente com relação a este blog e este recente post.
    Aron “deixapralá”

  9. Já é perfeito o site.

    Mas ficará ainda mais perfeito com eventual postagem das variações Vom Himmel Hoch (de J. S. Bach, por óbvio), obra pouco conhecida, mas uma das mais impressionantes do Mestre que meu neto Felix redescobriu no início do século XIX.

    Saudações

  10. Grande Obra! Parabéns PQP e divino BACH. Porém, tive um pequeno problema na extração dos arquivos. A faixa 9 e 18 do CD1 estavam “corrompidas” segundo o winrar e não consegui extrai-las mesmo baixando diversas versões do extrator. Seria um problema único? novo? ou comum? Não viverei em paz enquanto não concluir esta audição…
    Please PQP o que faço???

  11. Como descobri hoje o site, meu pedido chega atrasado para o Natal, mas pode ser tratado como se fosse dasliquidações pós-reveillon:
    Um Messias! Dos bons!! Permito-me chutar – lista grande para não facilitar desculpa:
    - Gardiner / English Baroque
    - Pinnock / English Concert
    - Christophers / The Sixteen
    - Suzuki / Bach Collegium Japan
    - Christie / Arts Florissants
    Ou então, Solti / Chcago. (eu prefiro formações menores com instrumentos de época, mas este tem Kiri Te Kanawa…)
    Como não possuo *nenhuma* destas – e está difícil comprar no BR – vale qualquer uma!! Por favor!!!

    Sobre o Cravo BT, em cravo – consegui ela completa com Ton Koopman, que é lindíssima (e tb Christiane Jaccottet, lançada aqui quase de graça pela Movieplay há uns 15 anos – muito correta). A de Koopman é linda, um cravo ensolarado. Mas o Pierre Hantai lançou en 2003 o livro 1 – é infernal, não consigo ouvir outra. O desgraçado ainda não lançou o lv.2…

    O site é surpreendente, ótimo. Só uma perguntinha – vocês mantêm relações com o primo PDQ nos EUA?
    Abraços, Le Baron

  12. Tem como encontrar as letras cantadas na Paixão Segundo São Mateus? JSou apaixonada por este oratório. Gostaria de entender o que eles falam. Quando eu tinha a Paixão em disco de vinil, tinha um folheto que tinha as letras mas era em alemão… Mas a coleção foi pro saco. Um deles foi quebrado durante uma briga conjugal. Partiu o disco e meu coração. Até hoje choro por isso porque era o pedaço em que Jesus institui a eucaristia. Eu chegava às lágrimas quando ouvia. Não tinha marido que aguentasse uma coisa dessas…

  13. Sabe… eu quase chorei de alegria quando vi os cds da paixão segundo são matheus. Tive um professor de piano uma vez que me falou sobre essa obra. Eu havia ficado muito impressionado e triste. Impressionado pela beleza que me pareceu quando ele me falou e triste porque pensei que nunca iria escutar. Mas Deus é bom, mesmo nós nao merecendo ele nos ajuda e nos dá momento tão prezarosos como o que estou tendo agora.
    Um abraço e que Deus o abençoe!!!

  14. Meu qurido PQP (substantivo), PQP (expressão popular)!!!
    Sou suspeito pra falar do seu blog, pois, há algum tempo venho visitando-o com frequência e cada vez mais me espanto com sua percepção e conhecimento sobre repertório musical erudito, sem falar do seu bom gosto, claro! Adoro os ateus e acho mesmo que alguns deles podem compreender melhor as religiões mais do que muitos religiosos…hehe!
    Mas me tira uma dúvida, por favor? Quando tento baixar este volume do Gardiner regendo a Paixão segundo São Mateus, aparece a seguinte frase:

    “This file is suspected to contain illegal content and has been blocked. After the file has been blocked for 7 days it will automatically be deleted, if the block is not removed by RapidShare. For this reason, a download of this file is currently not possible.”

    O isso significa?

  15. Caros senhores,

    J. S. Bach é o maior músico de todos os tempos e de todos os futuros que vierem. “A paixão de São Mateus” é a única prova palpável de que Deus existe.

    Arturo Gouveia

    • Bom dia!

      Estou na emoção de ter acabado de ouvir parte da Paixão segundo Mateus com Karl Richter.
      Será que vc tem uma dica de site com os lyrics em portugues ou francês?
      uma boa Pascoa para toda a família

      Antonio

  16. Eu ouço muito pouco a Paixão Segundo São Mateus, e isto ocorre justamente por admirá-la mais do que qualquer outra obra. Para ouvi-la eu preciso estar no estado de espírito certo, e isto é um tanto raro. Mas advinhe, PQP, qual é a partitura que está sempre ao topo da escrivaninha, sendo analisada e reanalisada?

    Quanto ao Cravo Bem Temperado, se quiseres, eu possuo duas versões e posso upá-las para você. Tenho um box com o Glenn Gould, sem comentários, e outro com a Angela Hewitt, que é muito boa (nunca tinha ouvido o nome dela antes, ganhei estes cds de presente). Basta me dar um toque se quiseres.

    Grande abraço!

  17. Hoje tive a oportunidade de assistir uma das melhores apresentaçoes que ja existiu em todo o mundo, nunca tive
    a oportunidade de presenciar um concerto tao maravilhoso
    tao gostoso de se ouvir, e um calmante para a alma, a partir
    de hoje nao perderei nenhum concerto mais e indicarei a
    todos que queiram alguma coisa boa para vida. Obrigada por voces existirem e proporcionar estes eventos para nos.
    Um grande abraço.

  18. Divina Música de Bach…Inspiração Celestial …Inesquecível e transcedental ária para contralto “Erbarme Dich” …Obrigado PQP !!! Deus abençoe tudo isso!!!

  19. Pqp, mais um post magnífico!

    Infelizmente – e me senti no dever de alertar – há um pequeno problema na locação dos arquivos no rapidshare, que permite apenas 10 downloads para o público para cada upload. Eis a mensagem:

    “This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector’s Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

    This limit is reached.

    To download this file, the uploader either needs to transfer this file into his/her Collector’s Account, or upload the file again. The file can later be moved to a Collector’s Account. The uploader just needs to click the delete link of the file to get further information”.

    Enfim, se fosse possível re-postar os links, ficaríamos todos (as próximas 10 pessoas) muito contentes!

    Um grande abraço,
    Ilya

  20. Olá boa noite e parabens pelo blog.
    Estou me tornando mais intima de Bach…com todo o respeito e admiração pela musica Barroca.
    Será que poderia me enviar uma informação de como posso conseguir a letra de Paixão Segundo São Mateus.

    att.
    Carla

  21. Não sei se eles já traduziram a Paixão, mas você encontra a letra e a tradução de diversas cantatas no link relacionado aí ao lado; Cantatas de Bach

  22. Olá admnistrador do site! Gostaria somente de informá-lo que o link acima não foi acessado durante um longo tempo e por isso não está mais disponível pelo rapidshare. Caso possa atualizá-lo, agradeceria muito.
    Grato.

  23. Pois é, o link está indisponivel mesmo. Seria possível tratar desse problema? A Paixão Segundo S.Mateus é uma obra pela qual estou extremamente curiosa))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>