Narciso Yepes – Guitarra Española – CD 2 de 5

Aí está o segundo cd da coleção “Guitarra Española”, na excepcional interpretação de Narciso Yepes. E este cd aqui, bem, este segundo cd é talvez o melhor da coleção , pois traz aquela que é a maior das composições de Isaac Albeniz, a Suíte Española nº5 – Asturias, uma das belas composições feitas para o violão.

Pois então, divirtam-se:

Narciso Yepes – Guitarra Española – CD 2 de 5

01 Isaac Albeniz; Suite espanola; No. 5 Asturias. Leyenda
02 Isaac Albeniz; Recuerdos de viaje; No. 6 Rumores de las caleta. Malaguena
03 Isaac Albeniz; Piezas características; No. 12 Torre bermeja. Serenata
04 Enrique Granados; Danza espanola no. 4 – Villanesca
05 Francisco Tarrega; Alborada. Capriccio
06 Francisco Tarrega; Danza mora
07 Francisco Tarrega; Sueno
08 Manuel de Falla; El círculo mágico (El amor brujo)
09 Manuel de Falla; Cancíon del fuego fatuo (El amor brujo)
10 Manuel de Falla; Danza del molinero. Farruca (El sombrero de tres picos)
11 Joaquín Turina; Sonata Op. 61 (Allegro – Andante – Allegro vivo)
12 Joaquín Turina; Fandanguillo Op. 36
13 Salvador Bacarisse; Passapie
14 Narciso Yepes; Catarina d’Alió
15 Anónimo; Romance (du film ‘Jeux interdits’)

Narciso Yepes – Violão

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

15 comments / Add your comment below

  1. Aqui vai uma humilde obeservação:
    Certa vez li, não me recordo onde, que as obras de Albeniz, normalmente executadas ao violão, são na verdade originalmente escritas para o piano, sendo que este autor nunca compôs para o instrumento de seis cordas a exemplo de Granados, embora essas obras soem maravilhosamente bem ao violão. As transcrições mais executadas são de autoria de Francisco Tárrega, Andrés Segovia, John Willians, Juliam Bream entre outros. Por hora eu não consegui identificar as transcrições constantes neste CD.
    Se eu estiver errado por favor me corrijam.
    Um abraço.

  2. JulioDito, estas peças de Albéniz foram realmente compostas originalmente para piano, e posteriormente foram transcritas para violão. Não tenho a informação, mas creio que estas transcrições foram feitas pelo próprio Yepes. Logo estarei postando a integral de Iberia, nas mãos corretas de Alicia de Larrocha. Aí pode-se ter uma melhor noção da riqueza da obra.

    1. Sim. PROVAVELMENTE foram transcritas para violão pelo Yepes. entretanto, O primeiro que fez isso foi o Famoso Tarrega. e essa versão que o yepes toca é muito semelhante à transcrição do Tarrega. posso até dizer que é a dele!
      No mais, só, minha humilde opinião, acho que o John williams faz um trabalho melhor quando interpreta Albeniz. já quando o Assunto é Joaquin Rodrigo, o Yepes é simplesmente ‘Freud’. se é que me entendes.
      xD

  3. Astúrias é mesmo uma maravilha. Mas ela não foi composta para violão, e sim para piano. As obras de Albéniz para piano foram transcritas para violão por Francisco Tárrega. Segundo a lenda, quando Albéniz viu suas peças sendo tocadas no violão, exclamou: “mas era isso o que eu queria!” E, de fato, as peças de Albéniz são mesmo violonísticas, compostas em violão ou não.

  4. O Yepes foi muito importante para o violão, muitos compositores escreveram pra ele e talz… mas as gravações dele são meio difíceis de engolir, quando se conhece pouco os intérpretes de violão até que dá pra descer. Mas depois de ouvir um Russell, Pepe Romero, Barrueco, e por aí vai tocando música espanhola você não quer mais ouvir as gravações do Yepes.

  5. Verdade,
    Tenho vários discos dos Romeros (uma família violonística), imbatíveis, até nas peças de Rodrigo não tem pra ninguem.
    Mas não podemos negar a importancia de Yepes para a popularização e interesse pela obra violonistica seja ela espanhola ou não, afinal o Brasil tem excelentes representantes nesta área também.

  6. Eu me interesso pelo cd triplo dos romero sim.
    Se vc puder postar eu agradeceria muito… afinal de contas achar algo bom na internet dá trabalho.
    Abraços

  7. hola.Tengo toda la discografìa de Narciso Yepes..admirable repertorio el que nos dejo este notable interprete, ùnico, personal,musical, virtuoso,exigente,spiritual, bello
    Bacarisse en sus manos es algo inalcanzable.que escalas!!que interpretaciòn!! ninguna otra se le aproxima
    saludos
    ARZE

Deixe uma resposta