Maurice Ravel (1875-1937) – Piano Concerto in G major, Piano Concerto in D major (for the left hand) – Achille-Claude Debussy (1862-1918) – Fantasy for Piano and Orchestra

Faz tempo que não se faz uma postagem de obras de Maurice Ravel, por isso resolvi trazer este belo cd com os concertos para piano do compositor francês, em uma excelente interpretação do sempre inspirado Zoltán Kocsis, acompanhado pela excelente Budapest Festival Orchestra dirigida por Iván Fischer.
Este Concerto em Sol Maior já foi postado aqui no blog, assim como o Concerto para a Mão Esquerda, mas vai aí uma outra gravação.
A curiosidade do cd fica por conta de uma obra de Debussy da qual nem eu nem mano PQPBach tinhamos ouvido falar, uma Fantasia para Piano e Orquestra. Procurei outra gravação para essa obra mas não encontrei. Se alguém tiver, me avise.

Maurice Ravel – Piano Concerto in G major, Piano Concerto in D major (for the left hand) – Achille-Claude Debussy – Fantasy for Piano and Orchestra
01. Ravel Piano Concerto in G major 1. Allegramente
02. Ravel Piano Concerto in G major 2. Adagio assai
03. Ravel Piano Concerto in G major 3. Presto
04. Ravel Piano Concerto in D major (for the left hand) Lento
05. Ravel Piano Concerto in D major (for the left hand) Allegro
06. Ravel Piano Concerto in D major (for the left hand) Tempo I
07. Debussy Fantasy for Piano and Orchestra 1. Andante ma non troppo – Allegro giusto
08. Debussy Fantasy for Piano and Orchestra 2. Lento e molto espressivo
09. Debussy Fantasy for Piano and Orchestra 3. Allegro molto

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDP Bach

12 comments / Add your comment below

  1. FDP, eu possuo a gravação da Fantasia para Piano e Orquestra com o Walter Gieseking.
    Também tenho um CD da minha coleção pessoal da integral da obra para piano de Ravel com Werner Hass, gravado pela Philips.
    Caso interesse, ponho-me à disposição.
    Abraço.

  2. Obrigado Julio. Era mais curiosidade mesmo, já que fiz um levantamento e achei pouquíssimas gravações dessa obra, e essa do Gieseking não encontrei, mas a do Hass consta do acervo da amazon.

  3. Obrigadaço. O segundo movimento do Concerto em Sol é um dos mais puros estados-de-graça que conheço…

    Quanto ao Para a Mão Esquerda (inteiro densidade e encanto!), já estava postado mesmo? Procurei e não achei de jeito nenhum. Aliás, não sei se é “old news” pra todo mundo, mas a coisa de um concerto escrito para um pianista que perdeu um braço na guerra sempre me impressionou muito – e mais ainda quando fiquei sabendo que o pianista em questão era irmão do filósofo Wittgenstein.

    E já que estamos falando de Ravel e Debussy, sabem o que de essencial dos dois está faltando aqui? OS QUARTETOS DE CORDAS – que sendo um de cada costumavam ser gravados juntos. Também me parecem puro estado de graça!

  4. Massa FDP!!!! Tenho umas duas ou três gravações do Concerto em Sol, mas ainda queria ver outras, pois não me senti totalmente satisfeito. Adoro esse Concerto, que junto com o Concerto para Cravo e Cinco Instrumentos de Falla e o de Aranjuez de Rodrigo, são três dos melhores concertos já composto no século passado. Obviamente existem outros muito espetaculares, mas, com certeza, esses são os que vêm primeiro à minha mente.

  5. Por falar em Ravel, poderias postar um disco com a versão de Daniel Barenboim para La Valse, que é a melhor que conheço. Só tenho uma do Abbado, que acho bem insatisfatória.

Deixe uma resposta