Zoltán Kodály (1882-1967): Háry János – Dances of Galánta (DUPLO) [link atualizado 2017]

Venho aqui preencher uma lacuna no Blog. Este álbum duplo apresenta algumas das principais obras orquestrais do compositor, etnomusicólogo, educador, linguista e filósofo húngaro, Zoltán Kodály, com a Philharmonia Hungarica sob a batuta do sempre competente Antal Dorati.

Kodály foi um dos mais destacados músicos húngaros de todos os tempos. O seu estilo musical atravessou num estágio inicial uma fase pós-romântica vienense e evoluiu para um período de mistura de folclore e complexas harmonias, num estilo partilhado com Béla Bartók.

Desenvolveu o método Kodály que hoje constitui a base de todo ensino musical na Hungria e nas escolas de música de muitos países. Eu mesmo estudei música na Universidade Estadual do Ceará com o Método Kodály entre outros métodos.

Assim como Bartók, Villa-Lobos e outros compositores nacionalistas, percorreu seu país recolhendo canções folclóricas e aplicando em sua música.

Sua obra mais popular é a Ópera Folclórica Háry János, apresentada aqui como uma suíte instrumental contendo os melhores momentos da peça.

.oOo.

Kodály: Háry János –  Dances of Galánta

CD 1
01. Hary Janos Suite – Prelude; The Fairy Tale Begins
02. Hary Janos Suite – Viennese Musical Clock
03. Hary Janos Suite – Song
04. Hary Janos Suite – The Battle And Defeat Of Napoleon
05. Hary Janos Suite – Intermezzo
06. Hary Janos Suite – Entrance Of The Emperor And His Court
07. Dances Of Galanta – Lento – Maestoso
08. Dances Of Galanta – Allegretto Moderato
09. Dances Of Galanta – Allegro Con Moto, Grazioso
10. Dances Of Galanta – Allegro
11. Dances Of Galanta – Allegro Vivace
12. Variations on a Hungarian Folk Song The Peacock – Theme Moderato
13. Variations on a Hungarian Folk Song The Peacock – Var.1 Con brio, Var.2, Var.3 Piu mosso, Var.4 Poco calmoto, Var.5, Var.6 Poco calmoto
14. Variations on a Hungarian Folk Song The Peacock – Var.7 Vivo, Var.8 Piu vivo, Var.9, Var.10 Molto vivo
15. Variations on a Hungarian Folk Song The Peacock – Var.11 Andante espressivo, Var.12 Adagio
16. Variations on a Hungarian Folk Song The Peacock – Var.13 Funeral March, Var.14 Andante pocp rubato, Var.15 Allegro giocoso, Var.16 Maestoso
17. Variations on a Hungarian Folk Song The Peacock – Finale Vivace
18. Dances of Marosszék (Marosszéki táncok), for orchestra

CD 1 – BAIXE AQUI / DOWNLOAD HERE

CD 2
01. Theatre Overture
02. Concerto for orchestra
03. Summer Evening
04. Symphony in C – I. Allegro
05. Symphony in C – II. Andante moderato
06. Symphony in C – III. Vivo

Philharmonia Hungarica
Antal Dorati

CD 2 – BAIXE AQUI / DOWNLOAD HERE

Já viu nossos mais de 100 endereços para baixar partituras? Clique aqui

Strava
Repostado por Bisnaga

8 comments / Add your comment below

  1. Se tu soubesses há quantos anos espero uma Danças da Galanta que chegue perto daquela de Ozawa que tenho em vinil… É uma raridade. Poucos gravam.

    Mas, provavelmente, encontrei hoje. Gosto muito do Dorati.

    Obrigado.

  2. Também tenho esse vinil. Ozawa e a Sinfônica de Chicago, interpretando o Concerto para Orquestra de Bartók e as Danças de Galánta de Kodály, genial interpretação, gosto muito do Ozawa.

  3. Gosto muito de Kodály e especialmente das “Danças de Marosszék” (seu tema principal é um dos bonitos que conheço!). As interpretações do Doráti são bem legais, mas confesso que não sou tão fã assim da sonoridade da Philharmonia Hungarica. Gosto mais das gravações de Kodály feitas pelo Iván Fischer com a orquestra que ele fundou com o Zoltán Kocsis, a Budapest Festival Orchestra – virtuosismo absoluto!

  4. Uffa! Finalmente o belíssimo intermezzo de Háry János e as emplogantes Dances of Galánta. Sabe o que tá faltando que já procurei e não encontro pra baixar e além disso o cd estava indisponível: as seis sonatas para violoncelo e piano do Carlo Graziani. Tem uma excelente interpretação do grande Antonio Menezes em CD, imperdível! Esse é quase imposível! Quem puder postar para download me avise por favor. meu e-mail é: janne_alves@hotmail.com
    Vlw!

Deixe uma resposta