Edino Krieger (1928) – Obras para cordas

Este CD é um registro feito em março de 2006 com as principais obras para cordas de Edino Krieger. As quatro primeiras são da década de 50 e ora revelam uma influência nacionalista moderada, ora noeclássica e didática. Já as Quatro imagens de Santa Catarina foram compostas em 2005, especialmente pra Camerata Florianópolis. O primeiro movimento, Brusque – O canto dos teares, o que tem de curto, tem de engenhoso: o compasso quebrado (cinco por oito) mas constante e acentuado pela percussão dá nitidamente a sensação das engenhocas funcionando num tear, com o canto dos trabalhadores e o entrelaçar de fios alternadamente sugerido pelos violinos.

***

Camerata Florianópolis – Edino Krieger

1. Andante para cordas
2. Brasiliana, para viola e cordas – Solo: Emerson de Biaggi
3-6. Suíte para cordas
Abertura
Ronda breve
Homenagem a Bartók
Marcha Rancho
7-9. Divertimento para cordas
Allegretto
Seresta
Variações e Presto
10-13. Quatro imagens de Santa Catarina
Brusque – O canto dos teares
Blumenau – Oktoberfest
São Joaquim – Paisagem branca
Florianópolis – Sol e mar

Camerata Florianópolis, regida por Jeferson Della Rocca

BAIXE AQUI

CVL

10 comments / Add your comment below

  1. Parabens por mais esse post dedicado ao catarinense Edino Krieger, com sua musica executada por uma orquestra catarinense a Camerata Florianópolis q tem muita qualidade mesmo, recomendo a todos baixar e ouvir. Na ultima faixa da pra sentir Florianópolis, o cheirinho de camarão a milaneza na beira do mar acompanhado de uma cerveja hehe.

  2. Bom dia

    Eu fico muito grato, e muito contente em saber que o meu conterraneo é priveligiado aqui nesse site de grandes nomes. É uma pena que muitos não conseguem ver a riqueza da musica classica catarinense. Sou um brusquense, parente de Edino Krieger e com muito orgulho parabenizo todos vocês, não somente por essa postagem, mas também pelo trabalho que vem sendo feito para tornar público as obras de outro grande compositor> Villa-Lobos

    Meus agradecimentos

    Abraços

  3. O post é maravilhoso, porque divulga a obra de um compositor importante.

    Edino Krieger é realmente um importante compositor brasileiro, mas afora o fato de ter nascido em Brusque e residido em Florianópolis na infância, na verdade viveu no Rio de Janeiro desde os 14 anos (desde o início dos anos 40!), aonde fez todos seus estudos de composição e sua carreira, tendo sempre vivido lá, com exceção de uma rápida bolsa de estudos pelos EUA. Compositor catarinense, a meu ver, seria alguém que ao menos tivesse residido em Santa Catarina durante parte da carreira, ou aprendido a compor no estado, ou as duas coisas.

    A orquestra, por sua vez, até que quebra um galho na ausência de opção melhor, mas o resultado está mais para o feijão com arroz do que o citado camarão à milanesa.

    Adoraria poder tecer milhares de elogios sobre as orquestras e compositores catarinenses, mas infelizmente ainda há um longo e árduo caminho a percorrer nesse campo, resultado evidente de décadas de investimento nulo em música erudita por parte dos sucessivos governos.

    Assim como fez Edino Krieger nos anos quarenta, de tempos em tempos algum grande talento musical deixa Santa Catarina para se radicar em uma cidade que ofereça oportunidades melhores.

  4. Primeiramente parabéns CVL pela divulgação da obra desse grande compositor, um dos meus preferidos, pois considero ser a sua uma das obras mais ousadas da música brasileira.
    Sem querer explorar, acho qeu deveria um dia aparecer por aqui obras do Flo Menezes, que atualmente é um dos mais, se não o mais experimentais compositores da atualidade. Acredito que você conheça alguma obra dele, e talvez a dificuldade de encontrar suas obras seja um dos motivos da sua ausência nesse blog.
    Mas como a gente está aqui pra ser chato mesmo fica aí meu pedido.

  5. PQP…
    tenho encontrado arquivos expirados e/ou desativados.
    conforme os encontrar, te informo postando coment nesta forma:

    This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector’s Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

    This limit is reached.

    To download this file, the uploader either needs to transfer this file into his/her Collector’s Account, or upload the file again. The file can later be moved to a Collector’s Account. The uploader just needs to click the delete link of the file to get further information.

    obs.:
    se preferir, posso reuní-los e mandar por e-mail.

  6. Hi!
    I really want to hear the Brasiliana for viola and piano, as well the rest of the cd, but the link is broken…could you please send me another link or even better, the files by email?
    Thank you very much for your help!
    Renata.

  7. Tenho procurado muito esse cd mas realmente parece que é daqueles difíceis de se encontrar. Quero aqui me unir às outras vozes suplicantes : aguardo ansiosamente um reup. E agradeço muitíssimo pelas maravilhosas postagens, não queria mesmo dar mais trabalho ainda a voce.

  8. Olá… não tem muito a ver com o tópico mas eu precisava de alguma gravação da música “Variações Carnavalescas” do Edino Krieger também. Uma peça para marimba solo, tenho a partitura mas precisava de uma gravação para um trabalho de faculdade. Se alguem tiver me mande um e-mail (eduardoscaramuzza@hotmail.com)

Deixe uma resposta