Modest Mussórgski (1839-1881) – Quadros de uma exposição, transcrito por Jaime Zenamon

Apesar de eu aderir no título do post à nova convenção da transliteração do russo para o português (Mussórgski, Stravínski, Tchaikóvski), não é preciso modificar as categorias, até porque seria um tanto trabalhoso, por isso fica Mussorgsky, Stravinsky, Tchaikovsky e assim vai.

Esta pitoresca transcrição para violino e violão, feita pelo violonista e compositor boliviano naturalizado brasileiro Jaime Zenamon, pode não ter o poder da obra original para piano, o colorido da orquestração de Ravel ou a subversão da versão de Emerson, Lake and Palmer, mas é digna de nota. O límpido som do violino de Alessandro Borgomanero, italiano radicado no Brasil, colabora para simpatizarmos com a reinstrumentação.

No final do CD há duas peças curtas de Zenamon: a Suíte caricaturas e 3 retratos.

***

1-15. Quadros de uma exposição
Promenade
Gnomus
Promenade
The old castle
Promenade
Tuileries
Bydlo
Promenade
Ballet of the unhatched chicks
Samuel Goldberg and Schmuyle
Limoges
Catacombae
Con mortuis in lingua morta
Baba Yaga
The Bogatyr Gate

16-20. Suíte caricaturas n° 2, op. 8 – Jaime Zenamon
Prelúdio
Calmíssimo
Andante
Dansa – Saltando
Fugadito

21-23. 3 retratos – Jaime Zenamon
Encuentro
Dialogo
Despedida

Jaime Zenamon: violão
Alessandro Borgomanero: violino

BAIXE AQUI

CVL

25 comments / Add your comment below

  1. Ainda não tive a oportunidade de ouvir esse álbum, mas amo essa obra de Mussorgsky e tenho certeza que vou gostar, pois iria gostar mesmo que fosse uma versão para berimbau. Parabéns pela postagem!

    1. Existe concerto para berimbau de boca, como chamam em Portugal o marranzano ou harpa de boca. Já foi até postado aqui.
      http://pqpbach.opensadorselvagem.org/johann-georg-albrechtsberger-1735-1809/

      A primeira vez que tive oportunidade de ouvir o som desse instrumento foi com uma banda de folk metal sueca, Otyg. Achei o som estranho, porém agradável. Cheguei a pensar que fosse um sintetizador, mas olhando o encarte do álbum descobri que se tratava de uma “mouth harp”. Alguns acham seu som ridiculamente engraçado. Eu adoro o som desse instrumento e gostei muito dos concertos de Albrechtsberger.

  2. A quanto tempo não passo por aqui, foi uma longa temporada de rever os mais velhos e primórdios arquivos da música clássica no meu pc, de ouvir aquele velho cd com uma acústica não muito boa delirando com um bom e comtemporâneo Bach (seria sacanagm dizer velho ao mestre), retorno depois de muito tempo de isolamento e o primeiro post que vejo é é Mussórgski, melhor que isso só se fosse um arquivo de meu pai, afinal de contas houve alguma coisa dele por aqui enquanto estive ausente(vou verificar nas tags), um grande abraço a todos colaboradores do blog Wilian Nepomuceno esta de volta. Maravilhoso post maravilhoso blog.
    E só um aviso amanhã a emisora EPTV afiliada a rede globo exibira um programa por nome “acordes de uma vida” a qual retrata a vida de Antônio Carlos Gomes, quem quiser ver começa depois à noite depois de Norma.
    Grande Abraço

  3. Olá!
    Meu primo me indicou esse blog como introdução a música clássica, e tô adorando!!
    Gostei muito desse Modest Mussórgski. onde posso consegui a versão cantada dessa música??
    Ah, e porque nesse blog não tem músicas do André Rieu, que é o melhor e mais famoso (e lindão,rsrsrsrs)músico clássico do mundo? Como é possível isso? acho que vocês pecaram com essa lacuna no repertório!!

    1. Estou tentando conseguir a versão cantada de Quadros de uma exposição, com Pavarotti and Friends acompanhados pela Família Lima e participação especial de Il Divo.

  4. alias, vocês aqui do pqp bach, conhecem a versão para violão solo do Kazuhito Yamashita? Vale a pena também. Ele teve que criar um arsenal de tecnicas para que esse arranjo fosse possível. a partitura é loucura!

  5. ta aí pelo camarada Strava. Muito interessante a versão! O cara fez transcrições para violão solo do Pássaro de Fogo e da sinfonia do novo mundo também… o que esses japoneses não inventam??

  6. Eu já sou apaixonado demais neste site para poder reclamar de link quebrado…
    Mas que fiquei curioso para escutar esse arranjo dele eu fiquei!
    😛

Deixe uma resposta