Camille Saint-Saens (1835-1921) – Danse Macabre, Phaéton, Le rouet d'Omphale e etc – REPOSTADO

Um CD indispensável, imperdível, para quem quer conhecer a orquestração enxuta de Saint-Säens. A Danse Macabre ou Dança Macabra em português foi composta em 1871, sendo inicialmente escrita para voz e piano. Mais tarde, Saens transformou em poema sinfônico, substuindo a voz por um violino. Outras duas peças que gosto desse CD é a Marche Héroique e a maravilhosa Havanaise, esta composta em 1887. É uma peça belíssima. O tema inicial do violino nos faz arrepiar. Uma evocação triste surge e vai ganhando corpo até a orquestra tomar as devidas proporções e violino ganhar conotações nervosas, sensitivas e ziguezagueantes. Lembro-me que tinha essa gravação numa fita K-7. Ouvia e ouvia muito essa peça. Até que um dia a fita começou a apresentar problemas. Fiquei triste. Mas até que encontrei esse CD e tive a minha alegria restaurada. Nesse CD, tudo é muito bom. O regente é bom, as duas orquestras idem e o violinista não faz feio. Boa apreciação!

Camille Saint-Saens (1835-1921) – Danse Macabre, Phaéton, Le rouet d’Omphale e etc

Danse macabre, symphonic poem in G minor, Op. 40*
01. Danse Macabre

Phaéton, symphonic poem in C major, Op. 39*
02. Pháeton

Le Rouet d’Omphale, symphonic poem in A major, Op. 31*
03. Le rouet d’Omphale

Introduction and Rondo Capriccioso, for violin & orchestra in A minor, Op. 28**
04. Introduction et Rondo capriccio

Havanaise, in E major for violin & piano (or orchestra), Op. 83**
05. Havanaise

La jeunesse d’Hercule, symphonic poem in E flat major, Op. 50*
06. La Jeunesse d’Hercule

Marche héroïque, for orchestra in E flat major, Op. 34*
07. Marche héroique

Royal Philharmonic Orchestra**
London Philharmonia Orchestra*
Charles Dutoit, regente
Kyung Wha Chung, violino

BAIXAR AQUI

Carlinus

3 comments / Add your comment below

  1. Senti profundo arrependimento esta tarde, ao escutar esse belíssimo CD, por ainda não ter postado nenhum comentário para este tópico e para muitos outros.
    Quero, portanto, agradecer à equipe desse site maravilhoso que recomendo a todos que realmente apreciam música de qualidade.
    O CD é belíssimo!
    Gostei bastante da Dança Macabra. Encontrei essa versão com apenas piano e violino:
    http://www.youtube.com/watch?v=PMI3A9ar-Xw&feature=related
    Muito bonita também. A qualidade do áudio é excelente.

    Grande abraço!
    Éverton Linhares Filho.

  2. O violinista não, “A” violinista, e que violinista!

    A coreana Kyung-Wha Chung ainda é um dos grandes nomes do violino, suas interpretações são de altíssimo nível e cheias de sensibilidade e alma!

    Kyung estudou na famosa Juilliard School com o renomado pedagogo Ivan Galamian e ali se destacou como um grande prodígio do violino, participou nesta época de um concurso, dividindo o primeiro lugar com Pinchas Zukerman (houve empate).

    Alguns anos depois estudou com o grande Joseph Szigeti, e após isso que Kyung aperfeiçou seu estilo, assimilando a interpretação como uma verdadeira arte. Szigeti a incentivava ler livros e visitar galerias de arte, e mais tarde Kyung reconheceu que isso foi muito útil para sua assimilação da arte de tocar.

    Existem vários vídeos dela no youtube, vejam com ela os concertos de Beethoven, Mendelssohn e Bruch (um deles está seu irmão na regência) e comprovem. Inclusive tem também um concerto triplo de Beethoven que ela toca com dois de seus irmãos.

    abçs

Deixe uma resposta