Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) – Stabat Mater, Litaniae De Beata Vergine Maria, Antiphona Veni Sponsa Christi, Mottetto Veni Sponsa Christi, 05. Missa V Sp. Christi e Magnificat VI Toni

null

Giovanni Pierluigi da Palestrina é um importante compositor da Renascença. Talvez, um dos mais importantes compositores dos últimos 500 anos. Ele foi um dos principais consolidadores da polifonia. Muito se deve a ele às mutações processadas na forma de compor. Palestrina desenvolveu importantes trabalhos como organista em várias basílicas. Recebeu o nome de Palestrina por ter nascido em uma cidade com tal denominação. Um fato importante sobre o compositor é que ele é o autor de considerável obra – mais de 100 missas, 140 madrigais e 68 motetos entre outros. O estilo de Palestrina nos remete às grandes catedrais; aos períodos em que a Igreja reinava soberana ditando o destino dos homens. Sua música é poderosa e enlevante. Um exemplo é a Antiphona Veni Sponsa Christi encontrada aqui neste CD. É de uma fragrância enlevante que chega a impressionar. O compositor foi bastante famoso enquanto vivo e tornou-se mais propalado depois que morreu. Embora não muito conhecido por aqui, esta é uma oportunidade para conhecer um pouco mais desse genial e importante compositor. Boa apreciação!

Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) – Stabat Mater, Litaniae De Beata Vergine Maria, Antiphona Veni Sponsa Christi, Mottetto Veni Sponsa Christi, 05. Missa V Sp. Christi e Magnificat VI Toni

Stabat Mater
01. Stabat Mater [12:49]

Litaniae De Beata Vergine Maria
02. Litaniae De Beata Vergine Maria [15:42]

Chapel of King’s College, Cambridge
George Guest, condutor
Thomas Hunt, Michael Turner, alto
John Tudhope, tenor

Antiphona Veni Sponsa Christi
03. Antiphona Veni Sponsa Christi [00:29]

Mottetto Veni Sponsa Christi
04. Mottetto Veni Sponsa Christi [03:08]

Missa V Sp. Christi
05. Kyrie [03:28]
06. Gloria [03:53]
07. Credo [05:54]
08. Sanctus [03:20]
09. Benedictus [02:40]
10. Agnus Dei I [02:08]
11. Agnus Dei II [02:44]

Magnificat VI Toni
12. Magnificat VI Toni [12:25]

Choir of St. John’s College, Cambridge
George Guest, condutor
Thomas Hunt, Michael Turner, alto
John Tudhope, tenor

BAIXAR AQUI

Carlinus

9 comments / Add your comment below

  1. Palestrina e muito grande e sua musica e sempre bem vinda. A proposito, voces teriam a musica de Palestrina para o cantico dos canticos?
    De antemao, obrigado pelo cd.

  2. Nossa, é o quarto Stabat Mater que eu conheço em pouco tempo. Mas o do Dvorák não me saiu da cabeça até agora 😀 . Eu acho uma pena que aqui no Brasil os corais comunitários, de faculdades, tanto públicas quanto particulares, se dediquem quase que exclusivamente ao repertório popular… Essas belezas renascentistas não são tão inacesspiveis tecnicamente, mesmo para quem está começando a cantar.

  3. Prezado,

    Vc teria o “Missa Papae Marcelli” de Palestrina?

    Desde já o parabenizo pela iniciativa do blog. Graças ao trabalho de pessoas como vc, a música clássica está mais acessível a todos nós.

    Abraço!!

Deixe uma resposta