Anton Bruckner (1824-1896): Sinfonia Nº 9

Günter Wand (1912-2002) foi, junto com Jochum, o maior especialista em Bruckner. Gravou toda a obra. Regravou tudo e nada de morrer. Ao contrário, parecia cada vez mais vivo, ativo e competente. Gostava de andamentos rápidos — um anti-Celibidache — e acelerava Bruckner, para desespero de alguns. Posso dizer que adoro o jeitinho dele (Wand). Ao final de sua produtiva existência, era um velhinho curvado que demonstrava uma energia de Madonna quando ouvia os primeiros acordes de uma orquestra. Suas integrais de Schubert e Brahms também são referência. Há em DVD e você deveria ver tudo isso.

Symphony No. 9 em Ré Menor de Anton Bruckner (Ed. Nowak)
1. Symphonie Nr. 9 d-moll: 1. Feuerlich, misterioso
2. Symphonie Nr. 9 d-moll: 2. Scherzo. Bewegr, lebhaft – Trio, Schnell
3. Symphonie Nr. 9 d-moll: 3. Adagio. Langsam, feierlich

Günter Wand
Berlin Philharmonic Orchestra

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!

PQP

6 comments / Add your comment below

  1. O Bruckner do Wand é dos melhores. Gosto muitíssimo de seu estilo. As gravações que ele fez com Berlim são sensacionais. A Quinta é a melhor que eu conheço. Recomendo entusiasticamente!

  2. Ah, Bruckner… É sempre maravilhoso quando ele aparece por aqui. Muito obrigado pela postagem. Ando ouvindo bastante a versão da 9a do Giulini, que é lenta mas é magistral. Não conheço a de Wand e vou ouvir com prazer.

  3. Também adoro o Bruckner do Günter… Muito bom! Ah, galera, pra quem mora em Recife: dia 23/08, segunda – feira, tem o último dia do Festival Chopin/Schumann 200 anos. As 19h e 30, no Teatro de Santa Isabel. Vale a pena conferir, pois a ORquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano é muito boa… Dá um orgulho de estudar lá! Estou indo particularmente para ouvir e ver o Concerto para Violoncelo de Schumann… Fica aí o aviso! ^^

  4. O livreto que acompanha o DVD de uma gravação ao vivo da 9ª de Bruckner com o Celibidache foi escrito por um músico (Misha Donat). Não tenho certeza em que orquestra ele trabalhou, mas ele afirma que Günter Wand era o único regente tão exigente quanto Celibidache em relação a ensaios.

Deixe uma resposta