Coleção Grandes Compositores 08/33: Beethoven (1770-1827) (2)

Escrita exatamente ao som da Sinfonia Heróica, esta postagem revela através da magnífica interpretação de Leonard Bernstein e a Filarmônica de Viena, uma das mais belas e significativas páginas sinfônicas de todos os tempos.  O álbum ainda traz outras duas grandes obras do mestre alemão – a Abertura Egmont e o Concerto para Violino.

***

Tinha eclodido a Revolução Francesa, Napoleão chegara, e estava em suas mãos levar à Europa uma parte, pelo menos, dos ideais dessa revolução. E Beethoven admirava Bonaparte. Não podia ser de outra maneira. Por isso lhe dedicou a sua Terceira Sinfonia, conhecida pelo título de Heróica, a primeira completamente beethoveniana, em que aparece uma majestosa marcha fúnebre. Mas Napoleão não tardou a sucumbir à ambição do poder e fez-se nomear imperador. Furioso ao inteirar-se dessa passagem dos ideais à ambição de poder, Beethoven manchou e riscou a dedicatória da obra: “À memória de um grande homem”. Quando o imperador morreu em Santa Helena, quem lhe comunicou a notícia obteve como resposta uma simples frase: “Já lhe cantei o elogio fúnebre há anos”.

Texto de Eduardo Rincón

.oOo.

Coleção Grandes Compositores Vol. 08: L. van Beethoven (2)

DISCO A
Symphony Nº 3 in E Flat, Op. 55 “Eroica”

01. Allegro con brio 17:40
02. Marcia funebre: Adagio assai 17:33
03. Scherzo: Allegro vivace 6:16
04. Finale: Allegro molto 11:44

Egmont Overture, Op. 84
05. Sostenuto, ma non  troppo; Allegro 8:54

Vienna Philharmonic Orchestra, Leonard Bernstein

DISCO B
Violin Concert in D, Op. 61

01. Allegro ma non troppo 24:55
02. Larghetto 10:15
03. Rondo: Allegro 9:37
Chicago Symphony Orchestra, Daniel Barenboim
Pichas Zukerman, violin
Candeza: Fritz Kreisler

04. Violin Romance Nº 1 in G, Op. 40 6:35
05. Violin Romance Nº 2 in F, Op. 50 9:30
London Philharmonic Orchestra, Daniel Barenboim
Pichas Zukerman, violin

BAIXE AQUI – DOIS DISCOS / DOWNLOAD HERE – TWO DISCS

Marcelo Stravinsky

10 comments / Add your comment below

  1. Sabes Marcelo, que a 1ª sinfonia de Beethoven que eu ouvi foi a 3ª. Mas depois meus ouvidos se apaixonaram pela obra completa de Beethoven.
    Fazer o quê ?
    Abraços Musicais

  2. Não posso dizer que gosto de toda a obra de Beethoven, mas gosto de um grande número de peças. A primeira sinfonia de Beethoven que ouvi, aliás a primeira sinfonia que ouvi dentre todos os compositores, com certeza, foi a 5ª Sinfonia, até porque é a mais conhecida, mas logo que tive contato com a 6ª Sinfonia, meu coração palpitou de emoção e meu espírito foi elevado às alturas. Não consigo ouví-la sem me arrepiar.

  3. Marcelo, obrigado pelo imponente post. Coisa de altíssimo nível. Estou para postar o Concerto para violino de Beethoven, Op. 61, com o Klemperer e o Menuhin. É um dos concertos para violino que mais aprecio – junto com o de Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky.

    Interessante você falar que gosta da Pastoral. Foi a primeira Sinfonia de Beethoven que eu ouvi. Ficou para sempre guardada em minha memória poética. As demais também são absolutas.

    Obrigado!

  4. muito obrigado por continuar, eu intendo que o tempo é curto, mas só te peço que sempre que tiver um tempinho poste mais algum, até completar, adorei o site, to entrando todo dia… e sobre a coleção, não consegui achar em mais lugar algum, por isso dependo de vocês pra conseguir ela completa, mas sem pressa…
    Vlw

Deixe uma resposta