Dmitri Shostakovich (1906-1975) – Sinfonia No. 10 in E menor, Op. 93

Shostakovich compôs a Sinfonia No. 9 em 1953, após um intervalo de 8 anos. A No. 9 havia sido composta em 1945, logo após a Segunda Grande Guerra. Talvez os ressaibos com Stálin tenha feito Shosta adiar a publicação da Décima. Ela foge do modelo do realismo soviético. No ano da morte de Stálin, o compositor a divulga para o mundo. A grande questão é que esta sinfonia é tonitroante, megalomaníaca (no bom sentido), cheia de poderes, de vigor, de reflexões atordoaras, capaz de gerar em nós uma vontade terrível de correr o mundo e chutar as costelas do Universo. Há tragicidade, há fúria, há cólera, êxtase, tranquilidade bucólica. Somente Shosta para fazer algo assim. O segundo movimento é sombrio, violento, enérgico – dizem os comentaristas – que é um retrato musical de Josef Stálin e seus anos de governo obscurantista. Somente ouvindo atentamente para perceber; somente prestando atenção, poder-se-á sentir os poderes atordoadores da arte Shostakovich. Shosta provoca arrepios em mim quando o escuto”. Compositores assim valem a pena. Esta versão com Ormandy dispensa comentários. Um bom deleite!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) – Sinfonia No. 10 in E menor, Op. 93
01. Moderato
o2. Allegro
o3. Allegretto
o4. Andante – Allegro

Philadelphia Orchestra
Eugene Ormandy, regente

BAIXAR AQUI

Carlinus

4 comments / Add your comment below

  1. Dmitri é genial. com 9 anos – se não me engano – o talento foi revelado e já escrevia sob a proteção do partido comunista. apesar de compor num regime totalitário e que não concebia alguém fazer algo a não ser em nome da revolução, ele conseguiu superar isso e fazer coisas fantásticas. sem dúvida nenhuma um dos compositores mais importantes do século passado, apesar de não ser muito divulgado.

    obrigado pelo post!

  2. parabens!!gostaria de poder falar pessoalmete, e gostaria que você pudesse ver minha cara defelicidade desde que descobri o site. É MARAVILHOSO, parabens!!!!você me fez ter prazer em acessar a internet!!!!!!!!

Deixe uma resposta