Arnold Schoenberg (1874-1951) – The Complete String Quartets

Acredito que os quartetos de cordas de Schoenberg estão entre as produções mais rasgadamente revolucionárias de tudo aquilo que se produziu em matéria de arte no século XX. Junto com os quartetos de Bartok, formam uma espécie de manifesto da música do século passado. Inicialmente, os quartetos do compositor austríaco se mostram amendrotadores. A música é dura, técnica, lógica. Eu, inclusive, que sou dado (em muito) aos eflúvios do romantismo, sinto um certo estranhamento quando ouço algo assim: “árido”, “pedregoso”, com imensas arestas aos ouvidos pouco afeitos à música do século XX. Mas nem por isso deixa de ser um terreno menos empolgante. Não disponho de muitas versões desses quartetos. Acredito que esta gravação com o New Vienna String Quartet tenha vindo a mim há mais de um ano. Estava lá na minha conta no Rapidshare – abril de 2010. Havia enviado para lá há um bom tempo. Somente hoje pela manhã, enquanto organizava uma planilha de gastos, baixei os arquivos (não consegui localizar nos meus arquivos) e comecei a ouvir. Após essa operação, senti-me premido a postar. Não deixe de ouvir, de andar por esses corredores apertados da música modernista. Uma boa apreciação!

Arnold Schoenberg (1874-1951) – The Complete String Quartets

DISCO 01

String Quartet No.1 in D minor, Op.7
01. 1. Nicht zu rasch
02. 2. Kräftig (nicht zu rasch)
03. 3. Mäßig (langsame viertel)
04. 4. Mäßig (heiter) New Vienna String Quartet

String Quartet No.2, Op.10
05. 1. Mäßig
06. 2. Sehr rasch
07. 3. Litanei (Langsam)
08. 4. Entrückung (Sehr langsam)

DISCO 02

String Quartet No.3, Op.30
01. 1. Moderato
02. 2. Adagio
03. 3. Intermezzo (Allegro moderato)
04. 4. Rondo

String Quartet No.4, Op.37
05. 1. Allegro molto, energico
06. 2. Comodo
07. 3. Largo
08. 4. Allegro

New Vienna String Quartet
Evelyn Lear, soprano

BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2

Carlinus

18 comments / Add your comment below

  1. Testei o segundo link e verifiquei que não há problemas. Algumas já haviam manifestado a mesma a coisa. Ou seja, a insatisfação com o segundo. Curioso, porque, para mim, tanta o link pago quanto o link não pago não apresentam problema. Mais alguém teve problemas ao tentar baixar o segundo link?

    Abraços dominicais!

  2. Pessoal, sinto muito pela expectativa frustrada. Não sei o que está acontecendo. Consigo baixar normalmente. Mas de qualquer forma, disponibilizarei outro link mais tarde. Dessa vez no Megaupload.

    Aguardem!

  3. Caro Carlinus,

    Realmente o link do CD2 está quebrado. E o Megaupload é sempre melhor do que o Rapidshare… =)

    Muito obrigado pelas postagens!!

    Tudo do melhor para você e os demais amigos deste Blog!

    Saudações,

    Rubens

  4. Que baita postagem! Eu já tenho estas mesmas gravações, e acho elas excelentes. Os quartetos de Schönberg estão entre as minhas obras favoritas deste compositor!

  5. Incrível, esses quartetos são realmente demais. Concordo com com amigo acima, devem ser as melhores peças de Schönberg!

    Muitíssimo obrigado!!

  6. Boa tarde

    Gostaria de ver postado aqui no PQP o opus 1 do Glenn Gould, quarteto de cordas, um unico movimento, mas eu o acho fantástico, no inicio quando escutei as primeiras vezes me pareceu música experimental, sei la explicar….agora quando escuto percebo o quão lírico Glenn Gould era…tenho uma gravação de 1964 se não me engano com a Canadian String Quartet, caso interessem eu posto aqui ^^

Deixe uma resposta