Anton Bruckner (1824-1896) – Sinfonia No. 8 em Dó menor e Richad Wagner (1813-1883) – Lohengrin – Preludio Acto 1, Siegfried Idyll e Parsifal etc

Este é um CD implacável. Sério. Estou ouvindo a sua música atordoante desde às 8 e meia da manhã. Em meio ao pandemônio da preparação de provas, planejamento semanal, correção de exercícios. Desde o dia de ontem, encontro-me nesse torvelinho. Meu final de semana está sendo terrível. Segunda recomeçará a roda-viva. O que me consola é a música poderosa de Bruckner. Entre as sinfonias do compositor, a sua número 8 me bota um sorriso bobo de espanto e contemplação. Como alguém como Bruckner conseguiu fazer algo assim? Mas, com certeza, tal aspecto apenas engrandece a fineza e a sensibilidade que lhe habitava o interior. A peça é uma viagem filósofica e religiosa. Um evento cartático, com transfiguração e redenção. As sinfonias de Bruckner, a partir da Terceira, constituem eventos notáveis, de perfeição exagerada, beirando o impossível. Esta versão com Hans Knappertbusch, gravada em 1963, é algo que impressiona e se estabelece como uma das melhores versões que já ouvi. Aparece ainda no post, Richard Wagner. Sei. É um post que causa uma impressão fundante. Saiam da frente que a música é grande, enorme, capaz de silenciar os homens e embalar o universo. Um bom deleite!

DISCO 01

Anton Bruckner (1824-1896) – Sinfonia No. 8 em Dó menor

01. I. Allegro moderato
02. II. Scherzo. Allegro moderato-Trio. Langsam
03. III. Adagio- Feierlich langsam, doch nicht schleppend

DISCO 02

01. IV. Finale- Feierlich, nicht schnell

*Versión 1892 de Bruckner y Joseph Schalk. Ed. Haslinger-Schlesinger-Lienau

Richad Wagner (1813-1883) –

Lohengrin – Preludio Acto 1
02. Lohengrin – Preludio Acto 1

Siegfried Idyll
03. Siegfried Idyll

Parsifal – Preludio Acto 1
04. Parsifal – Preludio Acto 1

Münchner Philharmoniker
Hans Knappertbusch, regente

BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2

Carlinus

13 comments / Add your comment below

  1. A Great Blog ! Thank You for Bruckner and Other greats Artists !

    A question, Do you know where to find sheet music for villalobos? especially Bachiana Brasileira Nº6 ???

  2. Knappertbusch foi um gigante da regência. Tenho esse cd já há alguns anos e ele realmente é impactante apesar de ter sido gravado já há mais de 50 anos.

  3. Vixe, lindo post, baixarei com certeza! Carlinus, e quanto às sinfonias de Dvorak, quando teremos o restante da integral com o Kubelick? Obrigado e abraço!

  4. Olha já ouvi muitas interpretações boas.. da 8ª. Baixo na esperança, de sempre conseguir encontrar uma ainda mais extraordinária… o que me parece dificil, muito. Mas é como um sonho, e um desejo: algo cada vez melhor.

  5. MA-MA-MIA!!!! Ouvi só o 4º mov. para ter uma noção… antes de dormir… sinto-me tentado a nao dormir para ouvir o restante. Mas tenho que trabalhar!

    É praticamente… uma música nova! Não se assemelha, ao meu ver, com todas as demais interpretações que são minha favorita! Acho que essa veio a ocupar o trono do terceiro movimento!

    Apenas me estimulou a procurar ainda mais para interpretações de Bruckner!!!

    Na Escola Básica deveria ter uma matéria chamada “Bruckner”.

  6. Há a possibilidade de estar postando essa obra em torrent ou algum outro meio de download? O megaupload saiu do ar.
    Se eu puder ajudar em alguma coisa pode contar comigo.
    Abraços!

Deixe uma resposta