George Philipp Telemann (1681-1767): Aberturas, Sonatas e Concertos

O prolífico e popular Telemann dominou a música daqueles pequenos principados e reinos que hoje chamamos Alemanha. Ele já está numa posição entre Bach e seus filhos, dando os primeiros passos dentro do estilo galante — muito mais simples, despreocupado e metido a bonitinho. Telemann era um imenso talento, mas sua música sem grandes dramas ficou para trás, meio perdida em meio à profundidade bachiana, à grandiosidade handeliana, aos saracoteios italianos de Vivaldi e os grandes compositores que vieram logo a seguir: Haydn e Mozart.

Hoje, deve ter menos gravações do que o mano CPE Bach, um consistente e agressivo antecessor de Beethoven, a quem parece ter passado magicamente o amor aos temas curtos e afirmativos, aquela coisa de macho. (Nada temos a favor de Bolsonaro, desejamos mais é que ele vá tomar no cu).

Este grupo de 5 CDs é uma joia que postamos hoje para comemorar a morte de Jesus Cristo, célebre personagem fantástico presente em muitas músicas. A piada é que ele teria morrido hoje e ressuscitado três dias depois — segunda-feira, portanto. A ressurreição é considerada por muitos como base para o cristianismo. Jesus foi crucificado, morreu e foi enterrado. Então, teria descido até o inferno. Só que, no terceiro dia, ele voltou da morte, ascendeu ao céu e sentou-se ao lado direito de Deus, Pai Todo-Poderoso. Ninguém viu mas foi assim, dizem os cristãos e deístas.

Como ele nunca aparece e para não precisarmos ficar contando essas lorotas para elas, no domingo enchemos nossas crianças de chocolates. Elas ficam na delas, felizes. É assim.

A Páscoa existiria para nos lembrar deste espetáculo i-ni-gua-lá-vel.

Well, divirtam-se com Telemann.

George Philipp Telemann (1681-1767): Aberturas, Sonatas e Concertos

CD 1

Sonata F-dur TWV43:F01 2 violins, viola & BC

Concerto C-dur TWV51:C01 recorder, 2 violins, viola & BC

Ouverture fis-moll TWV55:fis01 2 violins, viola & BC

Quadro g-moll TWV43:g04 recorder, violin, viola & BC

Concerto G-dur TWV51:G09 viola solo, 2 violins, viola & BC

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

CD 2

Concerto d-moll TWV43:d02 2 violins, viola & BC

Concerto F-dur TWV52:F01 recorder, basson, 2 violins, viola & BC

Sonate f-moll TWV44:32 2 violins, 2 violas & BC

Sonate D-dur TWV41:D06 cello & BC

Ouverture h-moll TWV55:h04 solo violin, 2 violins, viola & BC

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

CD 3

Concerto D-dur TWV43:D04 2 violins, viola & BC

Concerti di camera g-moll TWV43:g03 recorder, 2 violins & BC

Sonatina c-moll TWV41:c02 basson & BC

Ouverture F-dur TWV55:F2 2 violas & BC

Sonatina a-moll TWV41:a4 recorder & BC

Sonate corellisante h-moll TWV42:h3 2 violins & BC

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

CD 4

Concerto G-dur TWV43:G5 2 violins, viola & BC

Ouverture E-dur TWV55:E2 Oboe d’amore, 2 violins, viola & BC

Concerto B-dur TWV52:B1 2 recorders, 2violins, viola & BC

Sonata D-dur TWV41:D1 violin & BC

Concerto a-moll TWV43:a3 recorder, oboe, violin & BC

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

CD 5

Concerto A-dur TWV43-A4 2 violins, viola & BC

Sonata d-moll TWV42-d10 recorder, violin & BC

Ouverture g-moll TWV55-g8 violin solo, 2 violins in ripieno & BC

Quadro G-dur TWV43-G6 recorder, oboe, violin & BC

Sonata C-dur TWV40-203 4 violins without bass

Partia 5 e-moll TWV41-e1 2 violins, viola & BC

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

Musica Alta Ripa

Anne Rohrig (violin)
Ulla Bundies (violin)
Christoph Heidemann (violin, viola)
Susanne Dietz (violin)
Juris Teichmanis (cello)
Albert Bruggen (cello)
Michael McCraw (bassoon)
Dennis Götte (theorbo, baroque guitar)
Barbara Hofmann (violone)
Bernward Lohr (harpsichord)
Danya Segal (recorder)
Hans-Peter Westermann (oboe. oboe d’amore)

Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!

PQP

20 comments / Add your comment below

  1. PQP, faz o up de tudo que tem aí, revalida todos os links, pra dar tempo da gente ouvir, o fim do mundo foi adiado, passou de dezembro pra o mês que vem, 21 de maio, e também já disseram que a internet vai acabar no proximo semestre deste mesmo ano…

    Não me pergunte, pq não sei de nada, só sei que foi assim[que li]

  2. PQP, FDP, vou me unir a um colega comentarista do blog para pedir o repost (ta certo né?) do cd3 (ou de todos os cds) da versão do Harnoncourt para as sinfonias de Beethoven… Então… Por favor, postem de novo! Postem! 🙂

  3. Essa postagem das sinfonas de Beethoven com o Harnoncourt foi minha, PQP, há alguns anos atrás, nos primórdios do PQPBach. Infelizmente o dvd em que esta coleção foi gravada está com problemas, os leitores de dvd não conseguem ler, dá o famoso aviso “redundância cíclica de dados”, e trava o computador, e até mesmo o aparelho de dvd. em outras palavras, não tenho mais essa coleção. Precisaria baixá-la novamente. Já deixei a sugestão para ser procurada no avaxhome.

  4. Dizem que a adoração aos ovos de chocolate surgiram na idade média, dentre os povos pagãos da europa, a deusa Ostera, deusa da Primavera. representações mais comuns, esta deusa pagã é representada como uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava alguns ovos nas mãos (no bom sentido). a junção da mulher com os ovos e o coelho)reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos, daí o chocolate que nos sugere que na páscoa, também é dia de furunfá, não me perguntem mnada, porque só sei que foi assim !

  5. FDP, os links do avaxhome para essa coleção estão todos inválidos… Agora dependemos todos do amado blog! Ou de nosso próprio bolso…

  6. FDP,
    A um tempo atrás, quando fazia backup de minhas músicas em DVD também tive problemas de leitura, isso de redundancia cíclica, e encontrei um ótimo software com o qual consegui recuperar boa parte desses arquivos “corrompidos”. Vou ver se encontro-o, ou lembro seu nome.

  7. Ah, além do mais, adorei a explicação sobre o que seria a semana santa. De fato, se realmente existiu, o que contesto ferrenhamente, a explicação deixada pelos seus seguidores foi a mais sem-pé-nem-cabeça possível.
    Obrigada e curtam Telemann!

  8. A coleção é excelente, mas o Rapidshare está um saco. Não dá mais para usar um downloader com ele. Será que não dava para usar o Megaupload?

  9. Começando de novo:

    Prezado PQP,

    Sou fã deste site, que visito diariamente em busca de novidades. Eu baixo simplesmente tudo que vocês postam. Tudo mesmo. Agora estou envergonhado, pois a primeira mensagem que mandei para vocês, em anos, foi para reclamar de estarem usando o Rapidshare. Nunca havia escrito para agradecer. Este é o motivo desta segunda mensagem.

    Obrigado, e muito.

    Embora nunca tivesse deixado uma mensagem aqui, como instrumentista e professor de música, eu sempre recomendo o site para colegas e alunos, não sem antes explicar o porquê destes nomes tão pitorescos (PQP Bach, FDP Bach, CDF Bach…).

    Justamente por este site já ser um vício, a minha reação contra o Rapidshare foi a de um viciado que passa ter dificuldade de acesso à sua droga: raiva. Era tão fácil antes, bastava copiar o link que o programa de download cuidade de tudo, sem precisar de minha intervenção. De um dia para o outro lá estavam todos os arquivos novos esperando para serem ouvidos. E o Rapidshare era um dos melhores serviços para isso. Que delícia. Agora tenho que ficar voltando toda hora ao computador para ver se já posso ou não baixar cada um dos arquivos. É torturante.

    Enfim, não dá para usar um serviço que funcione com os downloaders?

    (Acho que agora ficou bonitinho, hehe. Parabéns pelo trabalho)

  10. Exelente programa para recuperar dados de DVDs corrompidos: CD/DVD Data Recovery – pode ser achado no baixaqui, e sites do gênero.
    Quanto a coleção do Beethoven com o Harnoncourt eu encontrei e baixei a um tempo atrás do boxset.ru

Deixe uma resposta