Anton Dvorak (1841-1905) – Carnival Overture, Op.92, The Wood Dove, Op.110 e Symphony No.9 in E minor, Op.95 "From the New World" (CD 6 de 6 – final)

Chegamos, finalmente, ao último CD dessa caixa com a integral do material sinfônico de Dvorak. Confesso que me sinto mais pacificado após ter conseguido ter finalizado o empreendimento. É que precisava mergulhar com mais detença nas sinfonias compostas por Dvorak. Conhecia apenas as de número 6 a 9. Das demais, eu escutara somente pedaços esparsos. Neste último CD, temos a sinfonia mais famosa de Dvorak, a de número 9, também conhecida como “Sinfonia do Novo Mundo”. O trabalho estreou em 1893, no Carnigie Hall de Nova York, com um sucesso extraordinário. A Sinfonia no. 9 expressa o sentir de Dvorak. O compositor se encontrava numa terra distante da sua. As paisagens eram diferentes. As fragrâncias eram outras. Isso fez com que Dvorak criasse uma peça na qual vemos um diálogo de temas eslavos com temas americanos. Ou seja, esse “intercâmbio” temático resultou numa obra com fortes elementos trágicos, de uma beleza singular. No fundo, Dvorak está celebrando a sua terra. É uma espécie de missiva que ele manda para os seus estando numa terra distante. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Anton Dvorak (1841-1905) – Carnival Overture, Op.92,The Wood Dove, Op.110Symphony No.9 in E minor, Op.95 “From the New World”

Carnival Overture, Op.92

01. Carnival Overture, Op.92

The Wood Dove, Op.110

02. The Wood Dove, Op.110

Symphony No.9 in E minor, Op.95 “From the New World”

03. 1. Adagio – Allegro molto
04. 2. Largo
05. 3. Scherzo (Molto vivace)
05. 4. Allegro con fuoco

Berliner Philharmoniker
Rafael Kubelik, regente

BAIXAR AQUI CD6

Carlinus

9 comments / Add your comment below

  1. Além da obra ser especial e do esforço do amigo pela divulgação do erudito ser admirável, o texto também agradou muito. Parabéns!

  2. Com que alegria descubro o “P.Q.P Bach” !!!! Ainda sou meio ignorante em música clássica/erudita, mas tenho um enorme apreço e disponibilidade pelo gênero. Me tornarei fã e fiel ao blog com certeza !!!! Abraços !!!

  3. Obrigado Carlinus. Tenho uma simplória opinião sobre as sinfonias de Dvorak; gosto de todas, mas principalmente as de N°6 e Nº3, embora me agrade mais os dois primeiros movimentos de todas (principalmente da nona), e os adágios são, como dizia o maestro Diogo Pacheco, lindos, com aquela coisa eslava… É isso, valeu Carlinus!!

  4. Ouvir uma nova versão (pelo menos para mim)das Sinfonias de Dvorak é muito bom, e esta versão do Rafael Kubelik com a Berliner Philharmoniker é maravilhosa. Muito obrigado.

  5. uma obra grandiosa bem executada, fantástico! Parabéns pelo post, essa sinfonia é uma das minhas top favoritas entre tantas que conheço.

    Valeu!

Deixe uma resposta