Calimerio Soares (1944-2011) – Toccata

Publicado originalmente em 25 de janeiro de 2011. Atualizado devido ao falecimento do compositor no último dia 22, por neoplasia gástrica, do qual fiquei sabendo ontem.

Ouvindo a peça de Jane O’Leary para viola d’amore e piano Por que a montanha canta, me lembrei da viola da gamba, que não deixou nenhum registro composicional no Brasil em épocas coloniais. Aí, escavucando no meu gaveteiro, achei esse CD com a Bachiana Mineira de Calimerio Soares, a única obra que possuo dentre as de compositores contemporâneos – foi até bom, que coloco tudo dele por aqui. Destaco também a peça-título, para quarteto de violões.

Detalhes do disco neste link.

BAIXE AQUI

CVL

7 comments / Add your comment below

  1. Só hoje consegui ouvir… e estou impressionadíssimo – a começar pela versatilidade de meios que o compositor domina! Voltaste às postagens com gás total, hem colega?! Uau!!

  2. Fiquei muito chocado com a notícia da morte do Calimério, que recebi ontem também. Acompanhava a trajetória dele de longe. Sempre enviava notícias de suas apresentações pelas cidades do triângulo mineiro, pricipalmente, mas também do mundo afora. Era uma pessoa generosa e muito simpático com os colegas. Dos poucos compositores brasileiros que se interessam pela obra dos outros. Sua linguagem era contida, mas muito bem cuidada, muito apropriada tecnicamente, especialmente para os instrumentos que dominava melhor, como o cravo e o orgão, além do piano. Tínhamos também o interesse pela música antiga em comum. Certamente, o discreto mestre vai fazer muita falta.

  3. Que coisa… Quando ouvi e comentei acima, em 29 de janeiro, o disco me impressionou tanto que eu pretendia passar uma temporada ouvindo – mas o PQP traz um mar de música tamanho que acabamos perdendo referências importantes no meio dele. Às vezes olhava minha pasta “Calimério Soares – Toccata” e pensava: “preciso voltar a ouvir…”. Ouvindo agora, penso: quanta música interessante, sô! Por que eu precisei esperar ISTO para voltar a ouvir?

  4. Eu cheguei atrasado para este download, será que poderia me disponibilizar por email? Eu tive um contato brève com o compositor e cheguei a gravar sua suite antiga para quarteto de cordas dias antes de nos deixar. Enviei esse registro ao deu filho e se quiser posso disponibilizar. Ta foda essa lei contra pirataria ne?

Deixe uma resposta