.: interlúdio – Mama!milk :.

Ok, sejamos diretos e honestos: o interlúdio de hoje traz um grupo de tango. Japonês. Chamado Mama!milk.

~.~

Se você continua neste post, parabéns! Você é um curioso, e isso é muito bom. E por causa disso será recompensado com uma quadra de ases. Afinal, admitamos: friamente, a descrição não é das mais promissoras. No entanto, quem tem alguma intimidade com o universo musical japonês (orgulhosamente presente aqui no PQP) sabe que é preciso abandonar paradigmas ao escutar algo vindo de lá. Embora a proposta pareça inusitada, quem tem ouvidos atentos sabe que nada que surja do Japão pode, com honestidade, ser classificado de improvável.

O cerne do Mama!milk é a acordeonista Yuko Ikoma e o contrabaixista Kosuke Shimizu, ambos baseados em Tóquio, e com músicos convidados (piano, sopros, bateria — até um theremin) a orbitar seus shows e discografia. Mais do que compor e interpretar temas que invariavelmente nos atingem como tangueros, a música do duo parece um estudo sobre as possibilidades do acordeão no cool jazz. Se eu fosse resenhista de alguma revista descoladinha, eu os chamaria de post-tango sem hesitar; frequentemente as músicas estendem-se sem pressa, com as notas colocadas suavemente, e uma produção que enfatiza climas, antes de execuções. Somos remetidos a passeios em ruas antigas, a jardins de grama alta, a sonhos primaveris, a beijos de cinema noir. Sem exigir muito em troca — os andamentos não são simples, mas a técnica passa despercebida — , a música do Mama!milk é uma experiência altamente gratificante.

Os discos deste post se parecem entre si; a carreira do grupo, que já dura quase 15 anos, não marca nenhuma guinada brusca. (Inclusive porque ambos músicos principais tem seus outros projetos, mantendo o foco do Mama!milk intacto enquanto se divertem experimentando em outras frentes.) No entanto, isso não significa que não haja evolução; sua música vai se refinando, ficando mais sofisticada. Sugiro começarem por “Fragrance of Notes”; se não por ter sido eleito um dos 5 melhores álbuns de jazz pela BBC/Radio 1 em 2008, pela faixa The Moon. Me digam se não é a coisa mais bonita que vocês já ouviram nos últimos tempos. (E Two Ripples não fica muito atrás.)

(Além dos discos postados, o grupo lançou três EPs em colaborações especiais, dois discos em 2010 — “Quietude”, apenas com o duo principal, e “Parade”, com grupo completo — e está trazendo mais um, “Nude”, no mês que vem. Tanto no mundo físico quanto no virtual, são uma raridade pra encontrar.)


Mama!milk – Abundant Abandon /1999 [160]
Yuko Ikoma (accordion, piano), Kosuke Shimizu (double bass), Toru Satake (violin), Haruo Kondo (clarinet), Kunihiko Kurosawa (percussion)
download – 55MB /mediafire
01 Tricky clown round midnight
02 Sugar Daddy
03 Marie!; a big sweet dame in red
04 Popula; populus.poplars.pupulorum
05 Balloons over the carny
06 Ecco la carne
07 Dance your destiny, Nana
08 Abundant abandon
09 Pierre Angeric
10 A spree & French jinks
11 Heureux jours sous le ciel


Mama!milk – Lamb and Mutton /2001 [320]
Yuko Ikoma (accordion, piano, organ, music box), Kosuke Shimizu (double bass), Yasuko Saito (violin), Satoshi Yoshiike (clarinet), Satoru Takeshima (flute, sax), Yuki Yano (theremin), Masaki Mori (guitar), Gaku Nakamura (percussion), Tsutom Kurihara (percussion), Maki Takeuchi (drums)
download – 84MB /mediafire
01 Anemone Anaemia
02 Lamb and Mutton
03 Andante, Coquettish “kuroneko”
04 Sugar Daddy’s Daddy
05 4 Down
06 Crimson Erosion
07 Mieulou
08 Ao
09 Granpa in 3a.m.


Mama!milk – Gala de Caras /2003 [320]
Yuko Ikoma (accordion, piano), Kosuke Shimizu (double bass), Atsuko Hatano (violin, cello), Takeo Toyama (marimba), Pyon Nakajima (claves, bongo, castanets, guiro)
download – 82MB /mediafire
01 August
02 Greco on Thursday
03 Gala de Caras
04 Intermezzo, Op. 28
05 0
06 Greco on Monday
07 Zizi
08 Waltz for Hapone
09 Sones
10 A Piacere


Mama!milk – Fragrance of Notes /2008 [192]
Yuko Ikoma (accordion), Kosuke Shimizu (double bass), Yuichi Inobori (flute, trombone), Gak Sato (theremin), Takeo Toyama (piano), Tsutom Kurihara (drums)
download – 67MB /mediafire
01 Kujaku
02 Antique Gold
03 Hourglass
04 The Moon
05 Intermezzo, Op. 32
06 Avant Fermentation
07 Anise
08 Rosa Mundi
09 Smoky Dawn
10 Rosa Moschata
11 Two Ripples
12 Mano Seca
13 Sometime Sweet
14 Waltz, Waltz

Boa audição!
Blue Dog

18 comments / Add your comment below

  1. Muito bom o post! Bem interessante este grupo.

    Não me canso de elogiar e agradecer este Blog. Vocês tem ótimo gosto musical ,postam coisas excelentes e estão sempre nos mantendo cheio de novas músicas para escutar! Com ajuda de vocês meu caminho de descobrindo da boa música foi muito facilitado.

    Abraço

  2. Muito bom o post! Bem interessante este grupo.

    Não me canso de elogiar e agradecer este Blog. Vocês tem ótimo gosto musical ,postam coisas excelentes e estão sempre nos mantendo cheio de novas músicas para escutar! Com ajuda de vocês meu caminho de descobrindo da boa música foi muito facilitado.

    Esse mediafire também está melhor que os outros servers. Podemos baixar simultaneamente os arquivos…

    Abraço

  3. baixando o cd indicado…hoje a noite vou deitar na cama por os fones do meu ipod e ouvir, pelo texto vou ter bons sonhos e amanha provavelmente virei aqui baixar os outros cds

  4. Nem ouvi ainda, mas como o mediafire é um servidor mt melhor que os outros ja baixei todos os cds e to colocando agora no meu ipod pra ouvir a noite obrigado por tudo pqpbach

  5. Assisti ao vídeo. Sem palavras. Me apaixonei pelo grupo. Incrível expressividade, elegância e charme. Percebe-se, pelo vídeo que é um estilo próprio que a muito tempo vem sendo desenvolvido. Só me resta baixar, me deleitar e ver como foi que chegaram até aí! Sem dúvida também comprarei o CD que convenhamos que esta capa não é uma capa qualquer fazendo jus à expressão do trabalho!

  6. E ainda por cima é Mediafire? Irrecusável. Viva os japoneses e, principalmente, as japonesas. Quem acha que eles e elas não são criativos não sabe nada de nada.

  7. Parece trilha sonora daqueles filmes franceses “cabeças” que assistia nos anos 80 e 90, tipo “Betty Blue”. Baita som, nunca imaginaria que japonês tocasse tango com tanta maestria.

  8. Muito bom! Também me pergunto como foi que descobriram essa banda. Mas concordando com o FDP aqui emcima, as músicas
    tem um clime muito de filme francês. Fodástico.

  9. Baixei “Fragrance of Notes” em 2011 e, desorganizado que sou (também com as minhas audições), levei esse tempo todo pra voltar pra buscar o resto. Naturalmente, tive o castigo merecido: links inativos. Algum plano de reativação?
    De resto, obrigado, obrigado, obrigado por tudo que o PQP Bach tem feito pela educação de nós todos!

Deixe uma resposta