Richard Wagner (1813-1883) – Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg (Tannhäuser und der Sängerkrieg aus Wartburg)

Tannhäuser und der Sängerkrieg aus Wartburg (Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg, em alemão) é uma ópera em três atos com a música de Richard Wagner, e com o libreto do próprio compositor. Estreou no ano de 1845 na cidade Dresden, na Alemanha. Baseada numa lenda medieval, conta a história de Tannhäuser, um menestrel que se deixa seduzir por uma mulher mundana, de nome Vênus, contrariando assim a defesa do torneio dos trovadores a que ele pertence de que o amor deve ser sublime e elevado. Quando Tannhäuser defende deliberadamente o amor carnal de Vênus, é reprimido pelos trovadores e consolado apenas por Isabel, uma virgem que o ama muito. É-lhe dito que sua única chance de perdão é dirigir-se ao Vaticano e rogar o perdão do Papa.Tannhäuser segue, então, com o torneio até Roma, mas de maneira auto-punitiva: dormindo sobre a neve, enquanto os demais estão no alojamento; caminhando descalço sobre o chão quente, passando fome, e ainda com os olhos vendados, para não ver as belas paisagens da Itália. Ao chegar diante do papa, em vez de obter o perdão, ouve o papa dizer que é mais fácil o cajado que ele segura florescer do que ele obter o perdão dos pecados, tanto no céu quanto na terra. Odiando a igreja, Tannhäuser volta à Alemanha e Isabel sobe aos céus, rogando a Deus que interceda por ele. Os trovadores voltam com a notícia de que o cajado do papa floresceu, simbolizando que um pecador obteve no céu o perdão que não obteve na terra.

DAQUI

Richard Wagner (1813-1883) – Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg (Tannhäuser und der Sängerkrieg aus Wartburg)

DISCO 01

01. Overture

Act 1

02. “Naht euch dem Strande” (Venusberg Music)
03. “Geliebter, sag, wo weilt dein Sinn?”
04. “Dir töne Lob! Die Wunder sei’n gepriesen”
05. “Geliebter, komm! Sieh dort die Grotte!”
06. “Stets soll nur dir mein Lied ertönen!”
07. “Zieh hin, Wahnsinniger, zieh hin!”
08. “Frau Holda kam aus dem Berg hervor”
09. “Zu dir wall ich, mein Jesus Christ”
10. “Wer ist der dort in brünstigem Gebete?”
11. “Als du in kühnem Sange uns bestrittest”

DISCO 02

Act 2

01. “Dich, teure Halle, grüß ich wieder”
02. “Dort ist sie; nahe dich ihr ungestört!” – “Der Sänger klugen Weisen lauscht’ ich sonst”
03. “Den Gott der Liebe sollst du preisen”
04. “Dich treff ich hier, in dieser Halle”
05. “Freudig begrüßen wir die edle Halle”
06. “Gar viel und schön”
07. “Blick ich umher in diesem edlen Kreise”
08. “Auch ich darf mich so glücklich nennen” – “Den Bronnen, den uns Wolfram nannte”
09. “O Walther, der du also sangest” – “Heraus zum Kampfe mit uns allen!” – “O Himmel, laß dich jetzt erflehen”
10. “Dir, Göttin der Liebe, soll mein Lied ertönen!”
11. “Was hör ich?”
12. “Der Unglücksel’ge, den gefangen”
13. “Weh! Weh, mir Unglücksel’gem!”
14. “Ein furchtbares Verbrechen ward begangen”
15. “Versammelt sind aus meinen Landen”

DISCO 03

Act 3

01. Introduction
02. “Wohl wußt’ ich hier sie im Gebet zu finden”
03. “Beglückt darf nun dich, o Heimat, ich schauen” – “Dies ist ihr Sang”
04. “Allmächt’ge Jungfrau, hör mein Flehen!”
05. “Wie Todesahnung Dämmrung deckt die Lande”
06. “O du, mein holder Abendstern”
07. “Ich hörte Harfenschlag”
08. “Inbrunst im Herzen”
09. “Nach Rom gelangt’ ich so”
10. “Da sank ich in Vernichtung dumpf darnieder” – “Halt ein! Unsel’ger”
11. “Willkommen, ungetreuer Mann” – “Der Seele Heil, die nun entflohn”
12. “Heil ! Heil! Der Gnade Wunder Heil!”

Orchester der Deutschen Oper Berlin
Chor der Deutschen Oper Berlin
Otto Gerdes, regente
Birgit Nilsson
Horst Laubenthal
Friedrich Lenz
Dietrich Fischer-Dieskau
Klaus Hirte
Hans Sotin
Theo Adam
Walter Hagen-Groll

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Carlinus

10 comments / Add your comment below

  1. Estou adorando essa obra de Wagner que eu nunca tinha ouvido por completo. Mas reparei que o início não apresenta a famosa e deslumbrante “Bacanal” ou “Nova Música de Venusberg” acoplada à Abertura. Refiro-me um trecho desenvolvido para dança que Wagner foi pressionado a compor pra poder representar a ópera em Paris, e já possui um estilo muito mais avançado de escrita.
    Obrigado pelo excelente post, Carlinus. Nosso Wagner domingueiro já está se tornando uma tradição.

  2. Nicolas, o CVL, responsável pelas postagens de compositores brasileiros, e um grande especialista na área, está terminando seu mestrado, por isso não tem tido tempo de postar. Não posso colaborar pois meu acervo é ínfimo, resumindo-se a poucas obras do próprio Villa. Claro que falo por mim e não posso responder pelos outros colaboradores do blog. O colega Ranulfus recém fez uma postagem de compositores curitibanos, mas ele também está em processo de mudança, por isso também está sem tempo nem condições de postar. POr isso indicamos o seu blog. Cada um com sua especialidade..

  3. OI AMIGOS DO BLOG ESTA VERSÃO DE TANHAUSER É UM PRESENTE PRA TODOS NÓS NÃO É MESMO? POIS EU ACHO QUE É UMA DAS ÚNICAS VEZES QUE BIRGIT NILSSON CANTOU ESSA OPERA E AINDA ENFRENTANDO OS DOIS PAPÉIS DE VENUS E ELIZABETH TÃO DIFICEIS E DIFERENTES COM COM UMA COMPETENCIA INVEJÁVEL, COISA QUE SÓ ALGUNS ANOS DEPOIS GWYNETH JONES FARIA NA VERSÃO EM VIDEO EM BEYREUTH. ESSA VERSÃO NÃO TEM A BACHANAL POR SE TRATAR DA VERSÃO DE DRESDEN E NÃO DA DE PARIS. DA DE PARIS TEMOS O SOLTI, MARAVILHOSA TB, SINOPOLI, PARA O MELHOR DE TODOS. E DA VERSÃO DE DRESDEN TEMOS UMA ALTENATIVA BEM MAIS RECENTE COM BARENBOIM TB MUITO BOA. NO GERAL TODAS AS VERSÕES SÃO BOAS, POIS CADA MAESTRO TEM SEUS MERITOSE SABEM COMO EXTRAIR O MELHOR DE SEUS MUSICOS, PARA MIM NÃO EXISTE MAESTRO RUIM E SIM OUVINTE CHATO. E TODO CRITICO EM MINHA OPINIÃO É UM MÚSICO FRUSTRADO.

  4. Há a possibilidade de estar postando essa obra em torrent ou algum outro meio de download? O megaupload saiu do ar.
    Se eu puder ajudar em alguma coisa pode contar comigo.
    Abraços!

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