José Siqueira (1907-1985) – Concerto nº1 para Violoncelo [link atualizado 2017]

MUITO, MAS MUITO BOM !!!

.

Ah, Como José Siqueira era bom! Correção: É bom: sua música continua aqui, ainda que haja uma boa dificuldade em encontrá-la, tão intenso e proposital foi o alijamento que os seguidores do regime militar tentaram fazer com sua obra. Mas não nos abatamos, pois estamos aqui para celebrar, para repartir a beleza encontrada e a nós oferecida por Harry Crowl, que mais uma vez abre seu baú de tesouros e raridades.

 

Hoje temos em mãos, felizmente, o vibrante Concerto nº1 para Violoncelo. Peça ágil, difícil, toda ela aguda e sincopada, que judia bastante do solista. Com certeza José Siqueira não estava nem um pouco preocupado que estrangeiros, pouco familiarizados com os ritmos todos “quebradinhos” e gingados do Brasil, viessem um dia a executá-lo. E, se o fizessem, que dessem lá seu jeito!

Esta é uma obra muito mais regional do que étnica, portanto de caráter diferente das anteriores Xangô e Candomblé. O ritmo é muito mais decisivo no caráter geral da peça. O primeiro movimento já se inicia com o violoncelo em uma levada muito semelhante ao do repente e de outros ritmos bem característicos do sertão nordestino. Siqueira puxa para os registros agudos do violoncelo de forma tal a assemelhá-lo propositalmente com o som da rabeca. Segue-se um segundo movimento mais melancólico, mas de linda melodia, para finalizar o concerto novamente animado, agora com um coco gingado e pulsante. Que bela obra!

Um primor! Ouça!  Ouça! Ouça!

José Siqueira (1907-1985)
Concerto nº1 para Violoncelo e Orquestra

1. Allegro
2. Modinha
3. Côco

Iberê Gomes Grosso, violoncelo
Orquestra Sinfônica da Rádio MEC
José Siqueira, regente

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (28Mb)

Ouça! Deleite-se! … Mas, antes ou depois disso, deixe um comentário…

Quer saber um pouco mais sobre José Siqueira? Veja este blog.

Partituras e outros que tais? Clique aqui


“Ôxe! Mas esse rapaz José Siqueira é arretado mesmo!”

Bisnaga

13 comments / Add your comment below

    1. Vanderson, Vivelo é uma dama da mais alta classe que sempre nos presenteia com comentários e palavras maravilhosas.
      Continuem (vocês dois) nos prestigiando, heim!
      Abraços

  1. Olá, sou baixador assíduo das obras que o P.Q.P. BACH disponibiliza! Confesso que sou de poucas palavras, mas venho me atentando à importância dos comentários para a turma do P.Q.P., sendo que desde já peço desculpas por não demonstrar constantemente minha alegria em descarregar tais grandes obras ou de prover alguma ponto de vista interessante para vocês…

    Sempre senti grande falta de compositores brasileiros em minha pasta de música, por mais que seja bom o Nhô Tonico, estava a achá-lo clichê. logo então, conheci o P.Q.P. Bach e estou tendo a oportunidade de redescobrir esse Brasil de tão intensas sonoridades, tal fato é não menos que maravilhoso! E este José Siqueira… Como nunca esbarrei por ele antes? Pasmado.

  2. Tudo o que você falou sobre o concerto é verdade, Bisnaga. Ele inteiro é maravilhoso, inclusive me pergunto se seria melhor que o de Shostakovich (!). Os russos que me perdoem. Talvez ambos estejam no mesmo patamar…

  3. Não fossem vocês do PQP e eu permaneceria mais uma das vítimas dos silenciamentos impostos pelos militares. Não conhecia José Siqueira, conheci por vocês.
    Obrigado!

  4. Ainda há mais dois álbuns com canções do José Siqueira e de outros compositores brasileiros que pretendo postar antes que termine agosto, pessoal. Aguardem!

    1. Parabéns pelo blog, todos vocês, eu baixo aqui deve fazer quase um ano, embora tenha parado nos últimos meses, mas estou voltando à ativa.

      bisnaga, estaria José Guerra-Vicente entre estes outros compositores? A OSTNCS, daqui de Brasília, apresentou uma vez seu concerto para violoncelo, se não me engano, e outras peças orquestrais. Gostei muito. E é interessante, que nessa orquestra há um A. Guerra-Vicente no naipe dos cellos, a quem acho que seja seu neto. Acredito que não haja nada do compositor aqui no PQP, não é? Se alguém tem algo dele, ficaria muito agradecido com uma postagem.

  5. Boa noite,
    sou mais um frequentador deste blog que está acompanhando as postagens do Siqueira, cuja obra me era até então desconhecida. Que posso dizer para começar, além de ‘Parabéns’ e ‘Obrigado’? Quero continar antenado para aprender mais sobre expoentes da música nacional como esse, que com suas postagens aprendemos diariamente a valorizar!!

Deixe uma resposta