Alice Ribeiro – Oito Canções Populares Brasileiras – José Siqueira (1907-1985) e Hekel Tavares (1896-1969) [link atualizado 2017]

A bela Alice Ribeiro nos brinda mais uma vez com sua límpida voz, agora pela sétima vez no P.Q.P.Bach (tem as outras seis postagens aqui, ó). Gente competente volta sempre, e como ela gravou uma boa quantidade de LPs, vira e mexe podemos disponibilizar algo para nossos seletíssimos usuários-ouvintes.

Sabe aqueles álbuns que são todo-bonitinhos? É bem a característica deste aqui, com Oito Canções Populares Brasileiras. Tem um ar bucólico, com canções realmente populares, que mostram muito da cultura do Brasil, dos cânticos mais introjetados em nossas tradições, de seu formato, vocabulário e fraseado tão característicos. Belo. folclórico, até.

Alice Ribeiro, acompanhada por Murillo Santos ao piano, dota o disco desse ar simples, agreste. Abaixo colei uma pequena biografia da soprano:

Alice Ribeiro (1920-1988) nasceu no Rio de Janeiro. Começou seus estudos de teoria musical e de piano com José Siqueira. Já o estudo de canto foi com Stella Guerra Duval e Murillo de Carvalho. Durante sua longa permanência na Europa frequentou o curso de alta interpretação da música francesa e alemã, com Pierre Bernac; a classe de Mise-en-scène, com Paul Cabanel, no Conservatório de Paris. Estudou repertório de música espanhola com Salvador Bacarisse.
Venceu concurso nacional de canto em 1936, com apenas 16 anos, realizando, desde então, inúmeras turnês nacionais e internacionais, particularmente nos Estados Unidos, França e nos países do leste europeu, notadamente na União Soviética. No Brasil, atuou como solista das Orquestras Sinfônicas do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal, sob regência de Eugen Szenkar, Eric Kleiber, Hacha Horeinstein, Edoardo de Guarnieri, José Siqueira e outros (retirado de encarte do LP Alice Ribeiro na canção do Brasil).
Foi sucessora de Luis Cosme na cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Música.

Ah, agradecimentos re-reiterados e mais que especiais ao maestro Harry Crowl, que nos cedeu essa pérola!

O disco é lindo! Ouça, ouça, ouça!

Alice Ribeiro (1920-1989)
Oito Canções Populares Brasileiras

Leopoldo Hekel Tavares (1896-1969), arr. José Siqueira (1907-1985)
01. Benedito Pretinho
José Siqueira (1907-1985)
02. Vadeia, Cabocolinho
03. Loanda
04. Maracatu
Domínio popular, arr. José Siqueira (1907-1985)
05. Foi numa noite calmosa
06. Nesta rua
07. Dança do sapo
08. Natiô

Alice Ribeiro, soprano
Murillo Santos, piano
1958

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (106Mb)

Partituras e outros que tais? Clique aqui

…Mas comente: não me deixe só nesse espaço infinito…

Bisnaga

0 comments / Add your comment below

  1. Ótima postagem. Estou adorando cada vez mais o site. Parabéns pela iniciativa. Estou baixando e conferindo os inúmeros arquivos disponibilizados. Parabéns mais uma vez.

  2. Que lindo, Bisnaga! Realmente, a voz da Alice Ribeiro é de uma beleza cristalina. Essas canções mostram bem o caráter ora sentimental, ora brejeiro do povo brasileiro. E o piano, lindo, perfeito para essas canções. Será que se consegue a partitura desses arranjos maravilhosos? Penso que coisas assim podem e devem ser mais cantadas e tocadas pelo Brasil afora.

    1. Silvia, não tenho as partituras, mas é bastante possível que estejam na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ, pois todo o acervo de José Siqueira (lembrando que Alice Ribeiro era esposa dele) foi recentemente doado para lá.

    1. O esperto aqui, chorando de acabarem as obras do Zé Siqueira, lembrou que tinha um monte de LPs… Tem mais quatro quintas com postagens do José Siqueira, junto a outros compositores.

Deixe uma resposta