Glinka (1804-1857) – Sonata para Viola e Piano in D menor, Nikolai Roslavets (1881-1944) – Sonata para viola e piano e Dmitri Shostakovich (1906-1975) – Sonata para viola e piano, Op. 147 (Repost))

Postado inicialmente em 11 de novembro de 2011. Simplesmente não pode ficar fora do ar. Álbum sensacional!!

Este CD é formidável. Reúne três importantes compositores da música russa – Glinka, Roslavets e Shostakovich. Glinka é considerado como o pai da música russa. Suas composições influenciaram O Grupo dos Cinco, formado por Balakirev, Borodin, Cui, Mussorgsky e Rimsk-Korsakov. Tal grupo procurava uma produção essencialmente russa. Já Roslavets tem em sua produção musical uma importante marca – suas obras revelam um mundo sonoro denso e misterioso, que sugere influências de Debussy e Scriabin, e, até certo ponto, Schoenberg. O último dos três compositores é Shostakovich, uma das minhas paixões. A Sonata para viola e piano, Op. 147 é singular e melancólica. Não deixe de ouvir este registro que revela o âmago da produção russa. Sou apaixonado pela música russa. E eis aqui uma possibilidade de conferir este extraordinário CD com três sonatas fantásticas. Boa apreciação!

Mikhail Glinka (1804-1857) – Sonata para Viola e Piano in D menor (18:21)
1. Allegro moderato [9:59]
2. Larghetto ma non troppo [8:14]

Nikolai Roslavets (1881-1944) – Sonata para viola e piano (12:23)
3. Sonata para viola e piano [12:23]

Dmitri Shostakovich (1906-1975) – Sonata para viola e piano, Op. 147 (36:11)
4. Moderato [11:24]
5. Allegretto [6:52]
6. Adagio [17:53]

Yuri Bashmet, viola
Mikhail Muntian, piano

BAIXAR AQUI

Carlinus

18 comments / Add your comment below

  1. Sim, Carlinus, também gosto muito de música russa. Por falar nisso, já viu sobre a restauração do Teatro Bolshoi? Fico imaginando como deve ser a acústica e a beleza do lugar.
    Sabe, você é mesmo culto com a música, peço licença para dizer. Seus textos são sempre bem escritos. Agora, sobre a música russa, acho interessante não terem colocado Tchaikovsky nesse “Grupo dos Cinco”. Talvez Shostakovich seja, comparativamente, “o melhor”, de todos esses, mas Tchaikovsky com certeza é o compositor russo mais conhecido, e na minha opinião, o que mais exerceu influência sobre os demais.

    Parabéns pela postagem e pelo texto.

  2. Sonatas para Viola são interessantes, principalmente quando o violista toca as notas afinadas.(piadinha).
    Gostei do Glinka (que conheço pouco) e do Shostakovich. Muito interessante essa obra.
    Se tiver alguma coisa com Emmanuel Pahud e tiver como postar, ficaria grato.

    Abraços

  3. Sim, Guess, fiquei sabendo da restauração do Bolshoi. Foram gastos quase 1 bilhão de dólares na restauração; e enormes suspeitas de fraude e corrupção, típicos do Estado Russo.

    Obrigado pelo comentário.

    Abraços aos demais que deixaram, também, as suas impressões!

  4. Gente, por mais que eu não comente os posts, leio este blog e faço downloads aqui a meses e desejo muito essas obras, s´p estou sendo insistente, pois sei que vocês retornaram, conheço o blog!

  5. Putz, e eu falava com um grande amigo e admirador do PQP, o Milton Ribeiro, sobre esta obra do Shosta, e eis que ela aparece… com tanta coincidência, quem é o idiota que ainda vai acreditar em deus e energias cósmicas????

Deixe uma resposta