Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Symphonies – CD 6 de 6 – Symphony n°9, in D Minor, "Choral" op. 125 – Klemperer, Ludwig, Philharmonia

Então chegamos no momento culminante, a maior de todas as sinfonias. Esta sinfonia é tão grandiosa que dispensa maiores comentários. Ela fala por si própria. Basta a mencionarmos que o tema do Ode à Alegria nos vem a mente. É a celebração maior da vida, a culminação da carreira de um dos maiores gênios que a humanidade produziu. Só temos de render-lhe graças e apreciarmos cada detalhe, cada momento, e a termos sempre conosco, para nos alegrar nos momentos de tristeza, para sabermos que ainda existe esperança no final do túnel. Volto a repetir, antes de tudo, a Nona Sinfonia de Beethoven é uma celebração à vida.
Otto Klemperer morreria dois anos depois de realizar esta gravação, e com a certeza de dever cumprido. Foi um dos gigantes da regência do século XX.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Symphonies – CD 6 de 6 –
Symphony n°9, in D Minor, “Choral” op. 125 –
Klemperer, Ludwig, Philharmonia

01. 1. Allegro non troppo, un poco maestoso
02. 2. Molto vivace – Presto
03. 3. Adagio molto e cantabile – Andante moderato
04. 4. Finale
05. Prometheus, Op.43

Aase Nordmo Løvberg – Soprano
Christa Ludwig – Mezzo Soprano
Waldemar Kmentt – Tenor
Hans Hotter – Baixo
Philharmonia Orchestra & Chorus
Otto Klemperer

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP

7 comments / Add your comment below

  1. Caro fdpbach,
    Obrigado por postar mais uma regência desta sinfonia. Mas gostaria de pedir, visto seu farto conhecimento por Música Clássica, se pudesse postar a 9ª Sinfonia do Beethoven (e todas as outras, se possível) com a Orquestra Sinfônica de Moscou regida por Konstantin Krimets. Explico: meu primeiro contato com o “Coral” desta obra foi em um “cd promocional integrante de IstoÉ edição 1509”. Desde então, procuro esta sinfonia completa desta que é o meu ode à alegria mais energético e dinâmico.
    Desde já, obrigado.

    1. Rafael, estive envolvido com mudança na última semana, por isso mal acessei o blog nestes dias. Só agora vi tua solicitação. Infelizmente não tenho essa gravação que você pediu, apesar de ter mais de 20 versões dessa sinfonia. No domingo, quando li este seu email, eu estava recebendo a visita do Carlinus, eventual colaborador do blog, e mantenedor do excelente blog “O Ser da Música”. que disse conhecer esta versão. Como seu acervo é muito grande, ficou de verificar em casa se o possuia, assim que voltasse para sua cidade, pois ele esta de férias e longe de sua cidade. Assim que possível te damos um retorno.

Deixe uma resposta