Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – String Quartets – CD 7 e 8 de 8 – Quartetto Italiano

Muito bem, C´est fini, acabou, that´s all, folks. Aqui estão os dois cds que concluem esta caixa magnífica da Phillips com os Quartetos de Corda de Mozart. Material de primeira, que espero que os senhores apreciem tanto quanto eu apreciei. Já é comum dizermos que a música de Mozart eleva nossos espíritos, enaltece nossas almas, e nos faz ficar de bem não apenas com o mundo mas com a gente mesmo. Desconheço alguém que diga que essa música é chata, aborrecida, que não tem nada a ver. Como dizia o velho samba, e nos apropriando da idéia, quem não gosta de Mozart “bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça, ou é doente dos pés”…

CD 7

01 – String Quartet No.20 In D Major, KV 499 ‘Hoffmeister’ – 1. Allegretto
02 – String Quartet No.20 In D Major, KV 499 ‘Hoffmeister’ – 2. Menuetto. Allegretto
03 – String Quartet No.20 In D Major, KV 499 ‘Hoffmeister’ – 3. Adagio
04 – String Quartet No.20 In D Major, KV 499 ‘Hoffmeister’ – 4. Allegro
05 – String Quartet No.21 In D Major, KV 575 – 1. Allegretto
06 – String Quartet No.21 In D Major, KV 575 – 2. Andante
07 – String Quartet No.21 In D Major, KV 575 – 3. Menuetto. Allegretto
08 – String Quartet No.21 In D Major, KV 575 – 4. Allegretto

CD 8

01 – String Quartet No.22 In B Flat Major, KV 589 – 1. Allegro
02 – String Quartet No.22 In B Flat Major, KV 589 – 2. Larghetto
03 – String Quartet No.22 In B Flat Major, KV 589 – 3. Menuetto. Moderato
04 – String Quartet No.22 In B Flat Major, KV 589 – 4. Allegro Assai
05 – String Quartet No.23 In F Major, KV 590 – 1. Allegro Moderato
06 – String Quartet No.23 In F Major, KV 590 – 2. Allegretto
07 – String Quartet No.23 In F Major, KV 590 – 3. Menuetto (Allegretto)
08 – String Quartet No.23 In F Major, KV 590 – 4. Allegro

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

0 comments / Add your comment below

  1. Belíssima postagem, FDP. Eu já tenho, mas vou baixar todos pra ficar com uma segunda interpretação e ter melhor qualidade de som.
    Ao se ouvir a íntegra dos quartetos de Mozart é interessante notar a evolução do compositor. Desde o primeiro já fica claro o talento do menino prodígio, mas acompanhar passo a passo a sua evolução técnica é uma experiência fantástica. É exatamente a sensação que tenho quando ouço na seqüência todos os discos dos Beatles.
    Obrigado de novo. o

  2. Só diz que não gosta da música de Mozart quem não gosta de música erudita. O precursor de Beethoven. Mas a música de Beethoven pra mim continuará a superar a de Mozart, não tem jeito… Mesmo assim, nunca deixemos de ouvir o bom e velho Mozart.

  3. Quando eu era garoto (pelos anos 80) ouvia Beethoven todo dia; pra mim era o maximo, ninguem superava ele. Tovaca Chopin, ouvia Tchaicovskly, adorava Bramhs; Tocava Bartok, Mussorgsky, Kabalevsky … ouvia Schubert, Wagner, Verdi, Richard Strauss, Debussy, Satie, Ravel, Berlioz … mas a referência .. Beethoven com Alfred Brendel nas sonatas…e Karajan nas sinfonias… o maximo. Mozart pra mim era só musica de comercial. Ai conheci Bach nos anos 90 com uma gravação que consegui ouvir até o fim, era Trevor Pinnock… e com ele … Handel …. Vivaldi … epa não para mais, abriu a porteira … vi um mundo todo que não conhecia Corelli, Rameau, Purcell, Locatelli, Scarlatti, Torelli, Gemiani, Pergolessi, Quantz, Eyck … etc, etc e desculpem … Beethoven deixou de ser a referencia … minha reverência pra Bach, e com os mestres do Barroco, aprendi a ouvir Mozart … ouvi …
    escutei … ouvi e entendi, sim ouvi, em silencio no fundo da alma … Mozart, cara … desculpe ter dito que tua musica era de comercial … todos os musicos depois de ti, quiseram te superar … sem conseguir, nenhum. Teu Requiem .. é supremo. Aqui na minha estante … dois Bustos … um de Bach, outro … de MOZART.
    Obrigado pelos Quartetos, desculpe mas .. espero pelos Quintetos (tenho em parte).
    PS.: Existe uma gravação dos Quartetos tocada em Flautas doces com a MAGNIFICA Michala Petri, não deixem de ouvir.

    1. Caro CCC
      Penso que Mozart foi a perfeição musical,um gênio universal que transcende as convenções .
      Já Beethoven foi um revolucionário expandindo pricipalmente as sinfonias,sonatas para piano e os quartetos de cordas.
      Ele expressou seu sentimento , sua dor ,sua originalidade ,o homem era uma força da natureza .
      E logo adiante CCC estarás talvez descobrindo Bruckner e Mahler . E assim vamos nos deslumbrando com este legado atemporal. Um abraço do Dirceu.

      1. Ola Dirceu, conheço a obra de Beethoven, sua personalidade e a sua “revolução” musical, assim como seu legado para os Romanticos. Não nego seu genio, mas já existe a reavaliação de sua obra, vários eruditos estão a par disso. Beethoven foi o artista escolhido da revolução burquesa, tipo assim, toda epoca tem que ter seu “star”…
        Mahler conheço todas sinfonias, a primeira que serviu de tema para a serie Jornada nas Estrelas, e as outras que influenciaram Miklos Rosa e outros musicos de Hollywood.
        No momento avalio a obra de Christoph Graupner que está sendo regravada e estudada na Europa e EUA.
        Abraços.

  4. Certa vez, escutei o Quarteto Italiano interpretando os quartetos de Schumann e os achei fantásticos e assim, procurei outras gravações do mesmo grupo sem sucesso. Sabia pelo catálogos internacionais que eles gravaram muita coisa. Os quartetos de Mozar que voce nos brindou estão belissimamente interpretados. Estou procurando os de Beethoven e Schubert. Voce sabe onde posso encontrá-los?
    Mais uma vez, muito obrigado pela excelente postagem.

Deixe uma resposta