Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Variations on a Rococo Theme, Sergei Prokofiev (1891-1953) – Sinfonia concertante for cello & orchestra – Capuçon, Gergiev, Orchestra of The Mariinsky Theater, Gergiev

frontOntem assisti a um excelente documentário sobre o violoncelista brasileiro Antonio Meneses, já postado algumas vezes aqui no PQPBach. Enfim, em determinado momento deste documentário, Meneses, ainda um jovem instrumentista, aparece tocando essa obra tão especial de Tchaikovsky, As Variações sobre um Tema Rococó, em terras russas, em pleno Concurso Tchaikovsky. Sabemos da qualidade do brasileiro enquanto artista, mas infelizmente não creio que ele tenha gravado essa obra.

Por este motivo, fui à minha modesta cdteca atrás de alguma gravação dessa obra e encontrei esse fascinante CD do Capuçon cellista (lembrando que este, Gautier, tem um irmão, Renaud, igualmente famoso, que é violinista), tocando a obra prima de Tchaikovsky e para concluir o CD, temos “apenas” a Sinfonia Concertante para Cello & Orchestra de Prokofiev. Um repertório digno, os senhores não acham? Para acompanhá-lo, a Orquestra do Teatro Mariinsky de St. Petersburg completa o quadro, dirigida por ele, sim, nosso herói russo da atualidade, Valery Gergiev.

Uma ótima dica para aqueles admiram estes dois compositores russos, Tchaikovsky e Prokofiev, em uma leitura atual, realizada em 2008.

01. Tchaikovsky – Variations on a Rococo Theme in A major, Op. 33 – Thema
02. Variation I – Tempo della thema
03. Variation II – Tempo della thema
04. Variation III – Andante sostenuto
05. Variation IV – Andante grazioso
06. Variation V – Allegro moderato
07. Variation VI – Andante
08. Variation VII & Coda – Allegro vivo
09. Prokofiev – Sinfonia Concertante for Cello and Orchestra in E minor, Op. 125 – I. Andante
10. II. Allegro giusto
11. III. Andante con moto

P.S. – Em tempo, o jovem Gautier Capuçon é casado com a excelente pianista argentina, Gabriela Montero, esta meio que  “apadrinhada” por sua conterrânea, Martha Argerich (um toque CARAS ao blog).

Gautier Capuçon – Cello
Orchestra of The Mariinsky Theater
Valery Gergiev – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

capucon_gautier_interview1
O gajo Gautier Capuçon tem uma pinta de galã de Holywood, não tem?

2 comments / Add your comment below

  1. Olá FDP! Como sempre, suas postagens são tremendas! Obrigado!
    Já que o nome de Tchaikowsky voltou ao Blog, aproveito para perguntar se você vai repostar as gravações com Constantin Silvestri. Naquele dia consegui baixar o 1º Cd com a 4ª sinfonia. Achei espetacular, mas, quando fui baixar o 2º, o post já havia sido retirado. Por favor, retorne com eles!!! Abraço

Deixe uma resposta