Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Brandenburg Concertos – I Musici

41WNAHZ7EELNos anos 60, 70 e 80 o conjunto de câmara I Musici dominava as “paradas” da música clássica do período barroco. Os caras produziram e gravaram muito mesmo.  Eram referência quando se tratava de repertório barroco. Muita gente se iniciou na música clássica com a famosa gravação das “Quatro Estações” de Vivaldi com Felix Ayo como solista. E esta gravação de Vivaldi foi um dos maiores best-sellers da  história do selo Phillips.
Nos dias de hoje, quando temos tantos grupos de câmara que optaram por seguir a linha dos intérpretes “historicamente corretos” como Carmignola, Antonini ou Biondi, sem esquecermos de Harnoncourt, Leonhardt, os irmãos Kujiken, Hogwood, Pinnock ou Gardiner, essas leituras do I Musici podem soar datadas, desatualizadas, etc. Mas é inegável sua importância para a popularização do barroco.
Independentemente de rótulos, conceitos ou definições, essas suas gravações dos nossos queridíssimos “Concertos de Brandenburg” de nosso pai musical Johann Sebastian Bach são um marco da discografia. Não foi a toa que os clientes da amazon deram 5 estrelas quase que unanimamente para esse cd duplo. Temos grandes nomes aqui: Felix Ayo, Maurice André, Frans Brügen, Heinz Holliger, entre outros. Energia, vitalidade e virtuosismo são as qualidades óbvias deste cd.
Aliás, este é daqueles cds que podemos deixar no carro para ouvirmos em uma viagem ou passeio. Ajuda a relaxar, acalmar os nervos, como dizia minha mãe.

CD 1

01 – Brandenburg Concerto No. 1 in F – BWV 1046 – 1 Allegro
02 – Brandenburg Concerto No. 1 in F – BWV 1046 – 2 Adagio
03 – Brandenburg Concerto No. 1 in F – BWV 1046 – 3 Allegro
04 – Brandenburg Concerto No. 1 in F – BWV 1046 – 4 Menuetto Polacca
05 – Brandenburg Concerto No. 2 in F – BWV 1047 – 1 Allegro
06 – Brandenburg Concerto No. 2 in F – BWV 1047 – 2 Andante
07 – Brandenburg Concerto No. 2 in F – BWV 1047 – 3 Allegro assai
08 – Brandenburg Concerto No. 3 in G – BWV 1048 – 1 Allegro
09 – Brandenburg Concerto No. 3 in G – BWV 1048 – 2 Andante
10 – Brandenburg Concerto No. 3 in G – BWV 1048 – 3 Allegro

Felix Ayo – Violin
Heinz Holliger – Oboe
Maria Teresa Garatti – Harpsichord
Maurice André – Trumpet
Severino Gazzelloni – Flute
I Musici

11 – Violin Concerto In E – BWV 1042 – 1 Allegro
12 – Violin Concerto In E – BWV 1042 – 2 Adagio
13 – Violin Concerto In E – BWV 1042 – 3 Allegro assai

Roberto Michelucci – Violin
I Musici

CD 1 – DOWNLOAD HERE – BAIXE AQUI

CD 2

01 – Brandenburg Concerto No. 4 in G, BWV 1049 I Allegro
01 – Brandenburg Concerto No. 4 in G, BWV 1049 I Allegro
02 – Brandenburg Concerto No. 4 in G, BWV 1049 II Andante
03 – Brandenburg Concerto No. 4 in G, BWV 1049 III Presto

Jeanette van Wingerden – Flute
Frans Brüggen – Flute
Felix Ayo – Violin

04 – Brandenburg Concerto No. 5 in D, BWV 1050 I Allegro
05 – Brandenburg Concerto No. 5 in D, BWV 1050 II Affettuoso
06 – Brandenburg Concerto No. 5 in D, BWV 1050 III Allegro

Maxence Larrieu – Flute
Maria Teresa Garatti – Harpsichord
Felix Ayo – Violin
I Musici

07 – Brandenburg Concerto No. 6 in B flat, BWV 1051 I (Allegro)
08 – Brandenburg Concerto No. 6 in B flat, BWV 1051 II Adagio ma non tanto
08 – Brandenburg Concerto No. 6 in B flat, BWV 1051 II Adagio ma non tanto
09 – Brandenburg Concerto No. 6 in B flat, BWV 1051 III Allegro

János Scholz – Cello
Maria Teresa Garatti – Harpsichord
I Musici

10 – Violin Concerto in A minor, BWV 1041 I (Allegro)
11 – Violin Concerto in A minor, BWV 1041 II Andante
12 – Violin Concerto in A minor, BWV 1041 III Allegro assai

Roberto Michelucci – Violin
I Musici

CD 2 – DOWNLOAD HERE – BAIXE AQUI

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I Musici nos dias de hoje. São sessenta anos de dedicação à boa música.

 

5 comments / Add your comment below

  1. Excelente postagem, as interpretações do I Musici foram e continuam sendo sensacionais. Quanto às gravações “históricas” e ao certo preconceito existente hoje no que se refere às gravações ditas “românticas”, consideradas “incorretas” por alguns, eu pergunto: se admitimos que os gênios compunham não para sua época, mas para o futuro, como e´o caso de Bach, porque devemos admitir somente como corretas as gravações “históricas”? Creio que se Bach possuísse instrumentos mais potentes na época, teria composto para esses instrumentos. Que o diga Beethoven, que passava “brigando” com os instrumentos de sua geração, os quais considerava “inadequados” para suas composições. Parabéns pela postagem.

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