Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique – Waldemar Henrique (1905-1995), Tynnôko Costa, Luiz Pardal e Sergei Firsanov (1982) [Acervo PQPBach] [link atualizado 2017]

SHOW DE BOLA !

(postado originalmente em 22 de novembro de 2012)

Ah, que orgulho! Hoje o P.Q.P.Bach tem a honra de disponibilizar a vocês as interpretações do fodástico pianista conterrâneo Arthur Moreira Lima sobre as obras do grande compositor paraense Waldemar Henrique! Moreira Lima, assim como um grupo considerável de colegas seus brasileiros, figura no rol dos melhores pianistas do planeta.

O CD é bipartido: a primeira parte contém nove canções ao piano com Moreira Lima e solistas de alta categoria: Adriane Queiroz, Maria Monarcha, Augusto Ó de Almeida e José Maria Cardoso. A segunda parte nos traz três brilhantes fantasias sobre temas henriquianos compostas para piano e orquestra por autores que, para grande parte de nós, são desconhecidos: Luiz Pardal cria a Suíte Waldemar, o russo Sergei Firsanov elabora uma Rapsódia sobre a obra de Henrique e Tynnôko Costa reelabora a canção Tajá-Panema. Um começo mais intimista e um final monumental. Show!

Muito, muito bom! Ouça, ouça!

Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique 
.

Waldemar Henrique (Belém, PA, 1905-1995)
01. Uirapuru
02. Tambatajá
03. Matintaperera
04. Abaluaiê
05. Foi o Boto, Sinhá
06. Boi-Bumbá
07. Minha Terra
08. Senhora Dona Sancha
09. Essa Nêga Fulô
Luiz Pereira de Moraes Filho (Luiz Pardal)
10. Suíte Valdemar, para piano e Orquestra, 1. Uirapuru
11. Suíte Valdemar, para piano e Orquestra, 3. Valsa
12. Suíte Valdemar, para piano e Orquestra, 3. Rolinha
Sergei Firsanov (Moscou, Rússia, 1982)
13. Rapsódia para Piano e Orquestra
Tynnôko Costa (Antonio Carlos Vieira Costa – Belém, PA, 19??)
14. Tajá-Panema, suíte para piano e orquestra

Arthur Moreira Lima, piano (faixas 1-14)
Adriane Queiroz, soprano (faixas 1, 2, 5 e 6)
Maria Monarcha, soprano (faixa 9)
Augusto Ó de Almeida, tenor (faixas 7 e 8)
José Maria Cardoso, baixo (faixas 3 e 4)
Orquestra Sinf do Theatro da Paz (faixas 10-14)
Barry Ford, regente (faixas 10-14)

Belém, Pará, 2005


BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3  (198Mb)
FLAC  (373Mb)

Partituras e outros que tais? Clique aqui

Bisnaga

15 comments / Add your comment below

  1. Graças!!!!!!!!!!!!
    Por intercessão de PQP, Allah, Odin, Jupiter, Zeus, Tupã e D’us finalmente “ouviu” meu clamor!!! Enviei vários e-mails para a Secult-PA pedindo este CD. E nada!
    Por favor faça um esfôrço para encontrar Waldemar Henrique – Cd Duplo Inédito E Raro também da Secult-PA

    1. Também enviei e-mails para a Secult mas é difícil essa galera nos atender. Um dia desses tive de ir na Fonoteca Municipal (no Centur-PA), mas cheguei um pouco tarde e só consegui ouvir o segundo disco do CD duplo Inédito e Raro… tenho de assumir que fiquei decepcionado… não esperava aquilo do Waldemar, o nível é um tanto baixo… Ainda assim, vou ver se consigo uma cópia desses discos e mando para o Bisnaga…

  2. Cara que disco bonito!
    E ainda por cima em homenagem a uma lenda da música amazônica que é waldemar henrique.
    Me sinto orgulhoso por ter nascido na mesma terra deste grande artista.

  3. Agora sim temos canções de Waldemar Henrique de maior Naipe, muito bem interpretadas (a Monarcha e a Adriane são lendas vivas, e jovens, do bel canto brasileiro)…

    A Suite Waldemar do Pardal não me agrada nem um pouco, independente das 500 versões dela que existem… Ainda não tive tempo de escutar as outras duas obras…

    Só para acrescentar, apesar de ter nascido Russo, o Firsanov é bastante paraense, além de músico da OSTP, Professor da FCG e compositor de certo destaque local, incluindo uma ópera sobre o texto do, também paraense, Paes Loureiro. Digamos que no mínimo o Serguei é um grande músico brasileiro que nasceu no lugar errado, assim como tantos outros, como o Fernandez ou o Koellreutter…

  4. De Kathleen Battle postada ontem (?) vim parar aqui via Google para ver se achava uma gravação que ouvi na CUltura FM SP. Achei!!! Bisnaga, voce é demais!

  5. Bisnaga! Muito, muito bom! Reposte! reposte! [hehe]

    Ou então porque vc, grande multinstrumentista da cidade das mangueiras, Pardal! (ou algum outro paraense entusiasta do som de Waldemar, ainda mais a bordo do “gogo de ouro” da graaaande Marina Monarcha…) não reposta num mediafire ou MEGA o presente disco, já que este link venceu? hein?

Deixe uma resposta