Guiomar Novaes – Guiomar Novaes (1974) [link atualizado 2017]

Sem meias-palavras:
IM-PER-DÍ-VEL !!!

(postado inicialmente no dia 7 de setembro, Independência do Brasil !)

Estamos falando hoje, dia da Independência do Brasil, de uma postagem antológica com uma música especial que exalta nosso país: a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, executada por uma brasileira que é considerada uma das maiores pianistas do século XX em todo o mundo: Guiomar Novaes! É daquelas pra largar tudo que estiver fazendo, fazer o mundo parar só para ouvir!

Guiomar, mocinha de São João da Boa Vista (SP), era tão poderosa que, quando prestou a prova para ingressar no Conservatório de Paris, fez com que a banca examinadora pedisse que ela bisar 3ª Balada de Chopin! Na banca estava nada menos que Claude Debussy, diretor da instituição e também exímio pianista. Ele escreveu a um amigo:

Eu estava voltado para o aperfeiçoamento da raça pianística na França…; a ironia habitual do destino quis que o candidato artisticamente mais dotado fosse uma jovem brasileira de treze anos. Ela não é bela, mas tem os olhos ‘ébrios da música’ e aquele poder de isolar-se de tudo que a cerca – faculdade raríssima – que é a marca bem característica do artista” (Claude Debussy)

Antes disso, logo que chegou a Paris, Guiomar foi à casa da Princesa Isabel, que desejava vê-la, e recebeu das mãos da princesa a partitura da Grande Fantasia Triunfal, dedicada a Isabel por Gottschalk, peça que disponibilizamos nesse belo e ensolarado Dia da Independência do Brasil e que Guiomar executa com primor, limpeza de notas e “dicção pianística” impressionantes. E com alma, muita alma…

Agora, nesta repostagem, concedemos a todos a dádiva de ouvirem outras músicas além da Fantasia Triunfal, numa seleção muito boa, a  maior parte delas baseadas em delicados temas infantis, e ainda com momentos de melodias cativantes, como o Velho Tema, de Mignone, ou peças regionais, como o Samba Matuto de Marlos Nobre  e o Ponteio de Guarnieri. Coisa linda de ver/ouvir!

Por fim, um álbum belíssimo, de uma pianista brilhante e versátil. Estupenda! Não a deixe de ouvir. Deleite-se a cada toque que Guiomar dá nas teclas de seu piano!

Guiomar Novaes (1894-1979)
Guiomar Novaes

01. Velho Tema – Francisco Mignone (1897-1986)
02. Cenas Infantis- I. Corre, Corre – Otávio Pinto (1890-1950)
03. Cenas Infantis- II. Roda, Roda
04. Cenas Infantis- III. Marcha, Soldadinho
05. Cenas Infantis- IV. Dorme, Nenê
06. Cenas Infantis- V. Salta, Salta
07. Samba Matuto (do 1º Ciclo Nordestino) – Marlos Nobre (1939)
08. Pregão – Arnaldo Ribeiro Pinto
09. Improvisação Nº 1 – João de Souza Lima (1898-1982)
10. Ponteio Nº 30 – Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
11. Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro – Louis Moreau Gottschalk (1829-1869)

Guiomar Novaes, piano
1974

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (90Mb)

Partituras e outros que tais? Clique aqui

…Mas comente… O álbum é tão bom, merece umas palavrinhas…

Bisnaga

14 comments / Add your comment below

  1. E eu que nem percebi? Vou pegar já…e aproveito para pedir que voces todos postem o material raro e impossível de se comprar, coisas fora de catálogo que nunca mais serão relançadas, essas coisas, voces postem com maior qualidade do que mp3. Nesses casos, essa coisa de ‘propósito educacional, caso queira alta qualidade compre o cd’ não vale para esses casos.Não sei se é o caso desse cd aqui, só estou pedindo algo que creio ser razoável.

    1. Ai, Vivelo… É que outros formatos (Flac, Cue, Ape) são mais fiéis, mas pesam demais e o álbum, que em MP3 fica em menos de 100Mb, passa de 300Mb: uma tristeza pra subir e um desânimo pra baixar… MP3 a 320bps é uma qualidade legal, que só ouvidos muuuito afinadinhos percebem problemas. Bom, acho difícil…

  2. É mesmo uma peninha não postar esse material em Flac. Muitos amigos meus, virtuais e na maioria estrangeiros, não frequenta esse blog por causa disso, pois é grande a diferença, percebo até no meu som que não é lá grande coisa. Eu baixo muita coisa de outros blogs em flac, não acho que fiquem arquivos assim tão grandes e pesados, talvez por eles mandarem em cue (um único arquivo e as informações em outro, e a gente separa depois), creio que fica um pouco mais leve dessa forma. Mas eu moro em São Paulo, e mesmo sendo a minha internet bem basiquinha acho que a velocidade é maior do que fora das grandes cidades. Aceito essas maravilhas que esse blog posta do jeito que for e sou muito grata por voces compartilharem isso. De que outra forma eu teria aprenderia tanto?

  3. Acho linda esta composição do Gottschalk, também que pq sou fã incondicional do hino nacional brasileiro, uma das mais belas obras que já ouvi.

    Esta interpretação de Guiomar Novaes é realmente fantástica, pude ouvir em outra ocasião e é recomendadíssima!

  4. Às vezes, acho essas coisas de flac e arquivos lossless uma furada. Mp3 a partir de 128 até 320kbps está ótimo (recomendo VBR CD Quality a 192/320kbps). Aliás, é uma boa ideia postar arquivos lossy. Porque há várias pessoas por aí que não têm uma conexão eficiente, portanto, acabam baixando e curtindo.

    Apenas um detalhe: arquivos com perda são criados para audição com alguma equalização básica, não para edição.

    Apóio os colaboradores a postagem de arquivos lossless.

    Em tempo: CD maravilhoso. Guiomar, sempre bela. E pensar que ela encarou a bancada dos pianistas jurados franceses que, nada menos, estava Debussy… E se saiu bem!

    Parabéns ao postador e a todos os colaboradores deste maravilhoso blog. E, como sempre, vida longa a eles e ao site!

  5. Sou sanjoanense e ontem foi o encerramento da Semana Guiomar Novaes, com o show do Ed Motta. Particularmente acredito que a programação de uns anos pra cá não tem nada a ver com a pianista… este deve ser um ótimo CD e estou baixando, peças muito bonitas e uma excelente intérprete!

  6. O link leva ao Mediafire e da nisso:

    Invalid or Deleted File.

    The key you provided for file access was invalid. This is usually caused because the file is no longer stored on MediaFire. This occurs when the file is removed by the originating user or MediaFire.

    Still have questions, or think we’ve made a mistake? Please contact support for further assistance.

Deixe uma resposta