Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Sonatas para Flauta, BWV 1020, 1030-1032, Partita para Flauta Solo, BWV 1013

51oRRwQd5MLLink Revalidado a pedido do Charlles Campos. Esta postagem foi feita lá nos primórdios do blog, em 2007, há quase dez anos. O tempo passa, o tempo voa. Mas a qualidade desta gravação continua a mesma.

A PEDIDOS REUPEI O MEU CD QUE TEM 16 FAIXAS, COM A PARTITA PARA FLAUTA SOLO. QUEM QUISER, PODE BAIXAR NOVAMENTE ….

Como o final de semana está chegando, FDP Bach resolveu fazer três postagens peso-pesado para seus leitores/ouvintes, que apenas aos sábados e domingos tem tempo disponível para baixar e ouvir com mais atenção a estas pérolas…
Começarei com uma gravação antológica, e aproveitando também para fazer uma contraposição à última postagem do nosso colega Blue Dog: Algumas das mesmas sonatas para flauta de Bach postadas na versão de Jarrett/Petri nas mãos mágicas de Aurelè Nicolet e Karl Richter, dois dos maiores intérpretes do século XX da obra de nosso pai. Já a tive em vinil, aliás ainda a tenho, e quando a encontrei em cd nacional (????) quase tive um infarto de tão emocionado que fiquei..

P.S. Segundo comentário de cliente da amazon esta gravação não é apenas a melhor gravação já realizada destas obras mas a melhor gravação já realizada na história da indústria fonográfica.

Bem, vamos ao que interessa…

Johann Sebastian Bach – Sonaten für Flöte und obligates Cembalo BWV 1020, 1030-1032 e Partita a-mol für flöte solo BWV 1015

1 – Sonata in B minor BWV 1030 – Andante
2 – Sonata in B minor BWV 1030 – Largo e dolce
3 – Sonata in B minor BWV 1030 – Allegro

4 – Sonata in E flat major BWV 1031 – Allegro moderato
5 – Sonata in E flat major BWV 1031 – Siciliano
6 – Sonata in E flat major BWV 1031 – Allegro

7 – Sonata in A Major BWV 1032 – Vivace
8 – Sonata in A Major BWV 1032 – Largo e dolce
9 – Sonata in A Major BWV 1032 – Allegro

10 – Sonata in G minor BWV 1020 – Allegro
11 – Sonata in G minor BWV 1020 – Adagio
12 – Sonata in G minor BWV 1020 – Allegro

13 – Partita in A minor for flute solo, BWV 1013 – Allemande
14 – Partita in A minor for flute solo, BWV 1013 – Corrente
15 – Partita in A minor for flute solo, BWV 1013 – Sarabande
16 – Partita in A minor for flute solo, BWV 1013 – Bouree anglaise

Karl Richter – cravo
Aurelè Nicolet – Flauta

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

topelement
Aurèle Nicolet (1926-2016) – Uma singela homenagem a um dos maiores flautistas do Século XX, que faleceu no mês de Janeiro.

23 comments / Add your comment below

  1. Bons dias.JURO que este comment não é uma reclamação, aliás só tenho a agradecer pelo conteúdo que vcs postam, mas vcs já usaram o MediaFire? Ele não tem limites de download, como o Rapidshare, e só muito raramente apaga os arquivos do servidor. Além disso, ele permite que mesmo usuários “free” organizem seus arquivos em pastas.Dica dada, mais uma vez vo-los (putz! existe isso? haha…) agradeço pela excelente música disponibilizada.=)

  2. Minha mãe não escuta muita música hoje como antigamente. Não tem mais saco de parar para ouvir. Mas quando pus esse CD para tocar, ela se emocionou. “Essa música eu tocava para você no seu berço”. Se referia a Siciliana. Caramba, achei lindo.

  3. PQP! Sei que não gosta de revalidar..mas… poderia fazer isto com este link?! Já tinha esta gravação e perdeu-se junto com outras…e poxa, são as sonatas de Bach com o Nicolet!

  4. Este disco é mesmo uma joia, infelizmente é apenas um dos que eles dois gravaram com as sonatas para flauta de Bach. Tive a sorte de conhecer o Sr. Nicolet. Um homem extraordinário, na música e em pessoa. Grato!

    1. Tenho outra gravação magnífica destes dois, dos concertos para flauta de Mozart e de Haydn. Duas gravações sensacionais que já postei por aqui.

  5. Eu ouvi a faixa 11, quando tinha meus vinte anos, de madrugada na rádio universitária. Foi uma experiência espiritual e estética única na minha vida, ser exposto a uma beleza tão incorpórea. Passei anos atrás dessa música, que intuí fosse de Bach (a rádio de madrugada não informava sobre o que tocava; aliás fazia parte do charme a impressão de que ninguém estaria no prédio àquela hora). Certo dia achei esse cd em uma loja do shopping, fui ouvir no aparelho de teste e… ali estava ela. Faltei sair dando pulos. Essa preciosidade estava a um preço irrisório, algo em torno de 9 reais no valor de hoje. Desde então é um de meus amuletos mais sagrados. Já vendi uma grande coleção de discos que tinha, por enfado e pela pindaíba, mas jamais abri mão deste. Um dos comentários antigos aí de cima fala de uma senhora com enfado da música, mas que se emocionou ao ouvir este cd. Não existem músicas mais lindas, mais evocativas, mas sublimes do que estas. Cada uma vale por tratados de filosofia_ aqui dou plena crença no aforismo de Emil Cioran de que um solo de saxofone vale por toda escrita humana. São músicas perfeitas.

    Muitíssimo obrigado.

    1. Pois é, meu caro Charlles, para vc a relação é especial com Bach, para mim é com o Concerto para Piano nº2 de Brahms, com o qual tenho uma relação quase mística.

    1. De fato, no arquivo baixado o player só encontra 12 faixas, e não as 17 listadas. E as diferenças são as seguintes:

      a) Não existe a faixa 7 (Allegro) na Sonata BWV 1032. Ela consiste apenas de Vivace / Largo e Dolce / Allegro.

      b) A Partita para Flauta Solo BWV 1013 está totalmente ausente.

      Com isso, o arquivo termina com o Allegro final da Sonata BWV 1020, numerado como faixa 12 (não 13).

      Mas está com ótima qualidade! Acho que é só corrigir e relação da postagem, e ninguém irá chorar por ter essa beleza em mãos apenas um pouco menos completa!

      1. O Monge Ranulfus matou a charada. Mas este CD que postei não foi ripado por mim, e sim baixado da internet. Mais tarde vou ripar direto do CD que possuo, que tem 16 faixas, incluindo aí a Partita para Flauta Solo BWV 1013.

  6. MY GOSH, como diriam os ingleses.
    Que maravilha de gravacao. Minha apreciacao de Bach cresceu alguns centimetros depois dessa.
    Gostei muito da sonata 1020. Inclusive, acho ser essa a melhor gravacao que ja ouvi, melhor do que no original usando o violino.
    Mas acima de tudo, a partita no final do disco foi a parte mais estupenda desse disco. Disco obrigatório eu diria.

  7. Boa tarde!

    Não to conseguindo baixar esse… alguém pode me dar uma orientação? Aparece um site que tem umas opções de games.
    Obrigada 🙂

  8. Eu ficaria (ficarei) BEEEEEEM agradecida se (quando) esse link fosse (for) revalidado… Rs.
    Bom, mas aproveito a passagem para dizer que foi aqui que aprendi muuuuita coisa sobre música barroca e conheci tantos compositores maravilhosos (só conhecia o Bach (número um absoluto) e o Vivaldi… possuía poucos CD´s). Há quase um ano eu venho aqui regularmente, e desde então minha vida passou a ser uma overdose de sons de cravos, violas da gamba, flautas, etc! Sou muito grata ao fundador e aos demais que compartilham, ensinam, opinam e deixam comentários divertidos. Minha eterna gratidão por tornarem a vida de tantos ouvintes (em especial a minha) mais feliz <3

Deixe uma resposta