Liduino Pitombeira (1962): Grupo Syntagma – Syntagma (Música Medieval, Renascentista e Nordestina)

syntagmaO Syntagma surgiu em 1986 com a proposta de resgatar e recuperar as sonoridades da música antiga (medieval, renascentista e barroca), fazendo um elo de ligação com a música nordestina atual. Desde então, conquistou um público cativo e obteve sucesso no meio artístico cearense. Atualmente composto por nove músicos, o grupo Syntagma sempre serviu como um laboratório para os mais de quarenta instrumentistas que já passaram por ele e para os que o compõem atualmente. O cearense Heriberto Porto responde pela direção de música antiga e nordestina e o grande compositor cearense Liduino Pitombeira pela maior parte dos arranjos de música nordestina. O resultado da união de talentos é uma música da melhor qualidade. Para conseguir este som único, o Syntagma utiliza uma mistura de instrumentos antigos — como o saltério, o alaúde e o cravo — aliados a instrumentos mais comuns, como as flautas doce e transversa, o violão e percussão. Gravado no final de 1997, este é o primeiro CD do grupo, retrato fiel do trabalho aprofundado de pesquisa musical desenvolvido desde o início. O Syntagma está sempre em busca de um grande refinamento musical, trabalhando de forma rica a sonoridade de cada instrumento.

O disco traz uma pluralidade de estilos e autores característicos do repertório do Syntagma. Um ambiente onde convivem com harmonia uma mistura de anônimos medievais e renascentistas com clássicos nordestinos de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O toque cearense fica a cargo das composições e arranjos de Liduino Pitombeira, único remanescente da formação inicial do Syntagma e que atualmente estuda nos Estados Unidos, de onde compõe novas peças.

Fonte (site do grupo): http://syntagmaceara.vilabol.uol.com.br/

Liduino Pitombeira (Russas-Ceará, 1962) é um compositor brasileiro. Ph.D. em Harmonia e Composição, pela Universidade do Estado da Luisiana, nos EUA, onde estudou com Dinos Constantinides.

No Brasil, estudou com Vanda Ribeiro Costa, Tarcísio José de Lima e José Alberto Kaplan.

Suas obras já foram executadas por orquestras como o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e foram premiadas em primeiro lugar no II Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri com Suite Guarnieri e no Concurso Nacional de Composição “Sinfonia dos 500 Anos” com Uma Lenda Indígena Brasileira.

Também contam, em sua biografia, apresentações com a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, do Grupo Syntagma (Brasil), e da orquestra Filarmônica de Poznan (Polônia).

Pitombeira atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Campina Grande. Tem especial interesse na relação subjacente entre música e matemática, tendo escrito artigos a respeito.

Fonte: Wikipedia

BOA AUDIÇÃO!

.oOo.

Grupo Syntagma – Syntagma

01- Schaffertänz (Anônimo medieval) 1:12
02– Parti de Mal (Anônimo medieval) 3:21
03– Algodão (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) 3:45
04- Basse Dance (Anônimo renascentista) 2:30
05– Saltarello (Anônimo medieval) 1:24
06– Variações sobre o Juazeiro (Liduino Pitombeira) 5:19
07– Pase El Agua (Anônimo renascentista) 1:46
08– Allegro do Divertimento (Giuseppe Sammartini) 2:46
09- Baião (Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira) 3:20
10– Bransle (Anônimo) 1:30
11– Hoboeckentanz (Anônimo) 2:42
12– Ajubete Jepê Amo Mbaê (Liduino Pitombeira) 5:59
13– Come Again (John Dowland) 3:50
14– Courante (Michael Praetorius) 2:02
15– Cantiga (Clóvis Pereira) 5:05
16– Kalenda Maya (Rambaudt de Vaqueiras) 3:43
17– Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira) 2:09
18– Saltarello (Anônimo medieval) 2:28
19– Variações sobre a Muié Rendêra (Liduino Pitombeira) 4:57

Grupo Syntagma (Formação neste cd)
Luduino Pitombeira
Duda di Cavalcanti
Heriberto Porto
Jorge Santa Rosa
Solange Gomes
Giovanni Pacelli
Roberto Gibbs
Mirella Cavalcante

Obs.: Infelizmente o encarte do cd não informa o(s) instrumento(s) de cada membro.

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Liduíno Pitombeira com o Syntagma em Fortaleza, no ano de 1987
Liduíno Pitombeira com o Syntagma em Fortaleza, no ano de 1987

Marcelo Stravinsky

23 comments / Add your comment below

  1. Fico muito feliz em ver este cd aqui postado. Conheço o grupo sintagma desde 2001. Tive a honra de morar durante 07 anos na cidade natal de Liduíno Pitombeira e lá vê-lo pessoalmente. Parabéns pela postagem desse grupo que tem realizado um trabalho admirável e desse compositor que consegue trazer a simplicidade do interior cearense para o erudito. Muito obrigado realmente

    1. Tive o prazer e a honra de ser aluno da esposa do Liduino, a pianista Duda di Cavalcanti. Acabei conhecendo o Liduino, pelos corredores do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, quando lá cursei a Licenciatura em Música. Não cheguei a conclui-lo por falta de tempo, e me arrependo muito.
      Certa vez aconteceu episódio bem interessante. Lá estava eu, sem aula, pelos corredores do Curso de Música, tocando algumas melodias na minha flautinha-doce soprano. Comecei a tocar umas das melodias do Balé Petrushka, do Stravinsky, quando um aluno me chamou e pediu que eu o acompanhasse. O rapaz me levou à uma das salas e lá me deparei com o famoso Liduino Pitombeira, querendo saber quem era que estava tocando aquelas melodias stravinskyanas. Fiquei morrendo de vergonha com a cena, porém muito honrado por ter chamado a atenção daquele tão falado compositor cearense. Será que ele lembraria disso?!?!?! (risos)

        1. Sei como é isso! Um certo tempo atrás, eu estava desesperado pesquisando uma música de Natal que eu adoro, e que eu pensava tratar-se de uma música clássica. A confusão aconteceu devido ao arranjo instrumental que ouvi da dita música. Era “Sleigh Ride”, que eu tinha escutado em um desenho, nos anos 90, numa versão para quarteto de cordas. Depois disso pesquisei mais 20 versões diferentes, entre cantadas e instrumentais.

          1. Talvez vocês já conheçam, mas existe um aplicativo para android chamado “Shazam”. Você coloca seu celular para “ouvir” a música e ele diz o nome da perseguida. Já me quebrou alguns galhos.

  2. Ainda não consegui baixar por conta do rapidshare, mas estou ansioso. Parece ser uma música das mais belas. Não conheço o grupo mas as referências são as meelhores. Vou tentar novamente e assim que conseguir baixar eu dou a minha opinião.

  3. Acompanho o site há pouco tempo e achei extraordinário. Agora, vendo esta publicação do Syntagma, percebo que um dos colaboradores é cearense. A origem do site é daqui (também fico em Fortaleza)?

    E o Syntagma é porreta!

  4. Em breve, digo, daqui a alguns meses, postarei outro CD do Syntagma.

    Um update: Liduíno Pitombeira voltou dos EUA em 2007, passou a ensinar na UFPB em 2008 e desde o ano passado está como docente da UFCG (Federal de Campina Grande).

  5. Nossa gente!! Magnífico! É isso que tenho a dizer! =D

    Essa obra é muito boa. Une essa melodia medieval que é paixão de muitos de nós aqui com a nossa própria e rica cultura.

    Agradecimentos ao pessoal do site por disponibilizar músicas de qualidade e DE GRAÇA para a população.

  6. Sensacional!!!

    Me orgulho, de a mais de 3 anos acompanhar o trabalho fabuloso que vcs fazem. Parabéns!

    Muito bom ver esse compositor por aqui. 😀

  7. Como sulista que (vergonhosamente) nunca foi ao nordeste, sempre me intrigou a desproporção de música pernambucana em relação à cearense em nossa mídia nacional quando se trata de divulgar música nordestina de pretensões eruditas. Fico muito agradecido por ter, agora, acesso à produção cultural desse expressivo estado, do qual saíram tantos escritores e outros artistas de valor. Um “Armorial” cearense, se me permitem o paralelo. Que achado. Palmas para mais essa incrível postagem.

  8. nao sei se o grupo teve alteraçoes, mas a pagina deles no face traz:

    Membros: Heriberto Porto – Flautas
    Luciana Gifoni – Flautas
    Solange Gomes – Flautas
    Marcos Paulo – Flautas
    Robson Lima – Flautas
    Marcelo Holanda – Percussão
    Alison Felix – Violão
    Veronica Lapa – Cravo
    Jorge Santa Rosa – Viola da Gamba

    https://pt-br.facebook.com/GrupoSyntagma/

Deixe uma resposta