Johannes Brahms (1833-1897): As 4 Sinfonias, Aberturas, Lieder, Variações sobre um Tema de Haydn (Abbado)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Sim, resolvi partir para a ignorância. Todas as sinfonias de Brahms e mais as aberturas, “raposódias” e outros que tais com a Filarmônica de Berlim sob a batuta do saudoso Claudio Abbado. Se alguém tinha dúvidas sobre a genialidade de Abbado, este quarteto de CDs as pulveriza e o coloca no Olimpo dos regentes juntamente com poucos outros. Ah, não pensem que vou ficar postando sempre os CDs de quatro em quatro. Não se acostumem, OK?

Johannes Brahms (1833-1897): As 4 Sinfonias y otras cositas com Claudio Abbado

Disc: 1

1. Academic Festival Overture, Op 80 – Allegro – L’istesso tempo, un poco maestoso – Animato – Maestoso

2. Song of the Fates, Op 89 – Gesang der Parzen, Op.89 – Rundfunkchor Berlin, Dietrich Knothe

Sinfonia Nº 1
3. 1. Un poco sostenuto – Allegro – Meno allegro
4. 2. Andante sostenuto
5. 3. Un poco allegretto e grazioso
6. 4. Adagio – Piu andante – Allegro non troppo, ma con brio – Piu allegro

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Disc: 2

1. Alto Rhapsody – “Aber abseits wer ist’s?” Adagio-Poco Andante-Adagio – Marjana Lipovsek, Ernst Senff Chor

Sinfonia Nº 2
2. 1. Allegro non troppo
3. 2. Adagio non troppo – L’istesso tempo, ma grazioso
4. 3. Allegretto grazioso ( Quasi andantino) – Presto ma non assai
5. 4. Allegro con spirito

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Disc: 3

1. Tragic Overture, Op.81

2. Schicksalslied, Op.54 – Ernst Senff Chor

Sinfonia Nº 3
3. 1. Allegro con brio – Un poco sostenuto – Tempo I
4. 2. Andante
5. 3. Poco allegretto
6. 4. Allegro

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Disc: 4

1. Variations on a Theme by Haydn, Op.56a

2. Nänie von Friedrich Schiller, für Chor und Orchester, Op.82 – Rundfunkchor Berlin, Dietrich Knothe

Sinfonia Nº 4
3. 1. Allegro non troppo
4. 2. Andante moderato
5. 3. Allegro giocoso – Poco meno presto – Tempo I
6. 4. Allegro energico e passionato – Più allegro

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Berliner Philharmoniker
Claudio Abbado

hbrtg
Saudades do Abbado

PQP

24 comments / Add your comment below

  1. que beleza, pqp!!! Brahms com o Abbado e a Filarmônica de Berlim! Tenho essa gravação já já alguns anos e a recomendo com todas as letras! Bom para fazer uma comparação com a gravação do Guenter Wand que postei há um tempo atrás.

  2. Muito obrigado PQP pelo post, Brahms é um dos meus compositores favoritos. Estou comentando e baixando só agora porque estou um pouco atrasado nos downloads, baixo um antigo, depois um mais ou menos, em seguida um novo, enfim…assim a gente vai levando.

  3. Posso dizer que sou neófito no universo da música clássica. Realmente não possuo o conhecimento dos demais que estão sempre a postar os seus comentários no blog. No entanto, como um ser humano que adquiriu um mínimo de cultura e detentor de alguma sensibilidade, posso dizer que o trabalho que vocês fazem neste espaço é de uma generosidade sem par. Digo generosidade porque o intuito de mostrar a outros (que possuem afinidade com os seus pensamentos, pois, sem ela, não há a possibilidade do agradecimento e do reconhecimento) aquilo que possuem ou sabem, demonstra, por si só, o grande sentimento que vocês carregam em seus corações e mentes e que lhes levam a fazerem o excelente trabalho que é reconhecido não só por mim, mas por muitos outros.

    Não conhecia Brahms e sua bela música. Até possuo um disco daquela coleção da Folha de São Paulo, mas até então não tinha a dimensão de sua grandeza. Graças a esta postagem, e à do Réquiem Alemão, estou dando o devido valor a este homem deslocado de seu tempo, como todos os grandes homens o são.

    Parabéns pela postagem. Muito obrigado.

  4. Fico muito feliz em ver que tem pessoas que estão sempre à disposição em semear cultura, o blog é o melhor que eu vi até hoje!!! já baixei muita coisa e sempre estarei por aqui pra baixar! o blog tem contribuído e muito para meu conhecimento musical, pois estudo música(percussão erudita) e estou sempre na procura de obras pra ouvir!!! Agradeço muito pela postagem principalmente pela sinfonia n 1 a qual estou estudando. Obrigado por enriquecer meu conhecimento!!!

  5. Não ouvi todos os discos dessa caixa (baixei-os hoje, obrigado!), mas fiquei esperando mais do (quase) sempre sempre fabuloso Abbado com a Filarmônica de Berlim. Especialmente a Sinf.2 ficou deixando a desejar, distante mesmo daquela que para mim é, disparado, a melhor versão dessa obra, a conduzida por Haitink. Mas não há como não saudar tão valiosa postagem!

  6. Caríssimo.
    Excelente postagem. Gratíssimo por tua disponibilidade. Teu trabalho pela cultura tem sido estupendo.
    Quanto à obra, te digo que quando baixei o primeiro CD, notei que faltava o último movimento da primeira sinfonia. Ocorreu o mesmo com outrem?
    No mais, os outros CDs estão de acordo.

    Obrigado, uma vez mais.

    1. Lievin, comigo ocorreu o mesmo, e o terceiro movimento estava corrompido, não sei se for por culpa de minha internet. Ao baixar novamente, ficou tudo certo.

      Baixei os CDs faz alguns dias, só conhecia a 2ª, mas é a minha sinfonia preferida entre todas que conheço. Agora conheço a 3ª também, muito boa. Ouvi a 1ª, mas ainda não a ponto de assimilá-la. Também gostei muito da Abertura Trágica.

      Um dia, pesquisando, encontrei um quizz, o qual nunca imaginaria que fosse existir, “What Brahms Symphony are you?”. Sou a terceira. Aqui vai o link: http://www.gotoquiz.com/what_brahms_symphony_are_you

  7. Olá amigos, companheiros de música. Queria agradecer aos que colaboram com a construção desse blog, dizer que ele é realmente fascinante e o melhor que já encontrei dentre os que fornecem músicas clássicas. Quero atentar para o fato de que, não só contem muito material magnifico, como também, o que é mais importante, validado, enquanto na maior parte dos outros sites que tenha encontrado efetuar o download é cheio de complexidades ou, mais comum, estão expirados. Já há muito me beneficio dos seus fornecimentos de material sem que no entanto tenha me manifestado, e só hoje resolvi deixar um comentário já que é bom para os que tem impeto de compartilhar coisas saber que hajam muitos que interessam-se pelo que é postado e são agradecidos. Pois eu sou um destes tantos. Um abraço a todos.

  8. Muito obrigado! Não conheço as sinfonias de Brahms, mas estou muito curioso para ouvi-las. Também sou frequentador assíduo do blog há anos e não tenho palavras para descrever a alegria que me proporcionam. Os textos são um show à parte! Um aprendizado a cada dia. Obrigado!!!

      1. Sanderling, pela informação disponível, gravou dois ciclos das sinfonias de Brahms: com a Staakskapell e com a Sinfónica de Berlim (Sinfónica, não Filarmónica). Eu tenho este último. Nunca ouvi o da Staakskapelle. Deve conseguir arranjar este ciclo na net. Se não conseguir, terei muito gosto em lho disponibilizar. Abraço de Lisboa. Rui

  9. Essa integral fica em segundo lugar na minha preferencia, ou seria terceiro? Por muito tempo foi a minha preferida, hoje em dia gosto mais da versao the Gardiner. E Bernstein é meio que um caso a parte.
    Belo post, alias, nos últimos dias acho que o pessoal aí do PQP achou que o mundo iria acabar, tanta foi a urgencia de postagens phodas.

Deixe uma resposta