Igor Stravinsky (1882-1971): A Sagração da Primavera / Modest Mussorgsky (1839-1881): Uma noite no Monte Calvo / Béla Bartók (1881-1945): O Mandarim Miraculoso

salonen_le_sacre_du_printempsIM-PER-DÍ-VEL !!!

A revalidação desta postagem é uma cortesia com chapéu alheio feita por Ranulfus, que não quer deixar de participar das comemoração dos 100 anos de Sagração de Primavera. Como esta realização pelo regente finlandês mexeu especialmente comigo quando o PQP postou em 15/11/2009, tomo a liberdade de trazê-la para a boca do palco sem nem perguntar ao proprietário. Noto que apesar de gostar muito de Mussorgski e de Bartók, não gosto das duas peças deles incluídas aqui, em particular. Ouvi-las ou não, é com vocês. Mas essa Sagração… ouçam e depois digam se não vale mesmo o atrevimento! (Ranulfus)

Esta gravação ao vivo é a estréia de Esa-Pekka Salonen no Walt Disney Concert Hall como regente titular da Filarmônica de Los Angeles. Foi em 2003. A obra central do concerto é a A Sagração da Primavera. O registro é um verdadeiro milagre na versão original, pois a acústica do teatro é impecável. A gravação capta a energia e a beleza deste trio de músicas agitadas e poderosas.

O finlandês Salonen (1958) dá, é claro, um show. É um grande regente. Certamente ficará, se me entendem.

Mussorgski: Uma noite no Monte Calvo / Bartók: O Mandarim Miraculoso / Stravinski: A Sagração da Primavera

1. Mussorgsky: Night on Bald Mountain (original version)
2. Bartók: The Miraculous Mandarin, op. 19, Sz. 73 (concert version)
3-16. Stravinsky: Le Sacre du printemps (version 1947)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Salonen: esse é bom!
Salonen: eu emprestaria meu cachorro para ele passear

Apoie os bons artistas, compre sua música!

PQP

9 comments / Add your comment below

  1. Excelente álbum! Sou fã do Salonen. Há, mais ou menos, um ano atrás, adquiri uma box fantástica com 6 cds (procurei muito pra comprar aqui, mas acabei tendo que importar): Salonen conducts Stravinsky. Pelo menos um dos cds da box já foi postado aqui (Rite of Spring / Symphony in Three Movements), e com certeza postarei os outros quando tiver oportunidade. A propósito, cheguei a baixar esse cd, acho que do Avax, e notei que não dá pra escutar algumas passagens de forma mais definida, principalmente em Uma Noite no Monte Calvo. Será que isso se deve ao fato de ser um Hybrid SACD?!?!? Ou será que, por ser a versão original, tem algumas diferenças em relação a versão mais conhecida? De qualquer forma vou baixar e verificar. Obrigado!

  2. Curiosamente, minha primeira gravação completa da Sagração foi com o Salonen, há uns vinte e poucos anos atrás. Se não me engano com a Philharmonia Orchestra. Ainda tenho esse CD e é um de meus favoritos.

  3. Adoro esse cd! Mas por um pouquinho ainda prefiro a gravação que o fdpbach mencionou, com o próprio Salonen, pela sony. Mas o som desta que vocês agora postam é insuperável! Uma maravilha!

  4. Sem tirar nem pôr, a melhor interpretação de Le Sacre du Printemps! Todas as outras deveriam ser banidas, incluindo principalmente uma versão terrível desta colossal obra tratada indignamente por Herr Karajan.

Deixe uma resposta