The Peasant Girl, com Viktoria Mullova


IM-PER-DÍ-VEL !!!

O que dizer deste surpreendente álbum duplo de Viktoria Mullova? Que ela é doida? Que ela é uma perfeita cigana? Que ela é linda? Que ela é uma das melhores violinistas de todos os tempos? Que ela não se importa de correr riscos?

Acho que todas as possibilidades acima estão corretas.

Mullova pegou um repertório belíssimo e pouco divulgado para estabelecer com clareza o estrago que a música cigana causou no século XX. Ou seja, dentro de um programa altamente eclético, ela reflete sobre a profunda influência cigana na música clássica e no jazz (SIM!) no século 20. Sob roupagem erudita ou jazzística, a música dos ciganos está em nossas vidas com seu acelerado e marcado pulso. O CD apresenta obras de Bartók e Kodály ao lado de coisas do mundo do jazz, incluindo John Lewis e Django Reinhardt além de faixas da banda Weather Report. A russa Mullova tem fortes ligações pessoais com o campo e os ciganos. Parte de sua família é ucraniana e, quando criança, ela passava temporadas numa pequena aldeia do interior do país, convivendo com camponeses. A música destes CDs nos permite vislumbrar um outro lado desta artista fascinante e de, pelamor, sangue quentíssimo.

(Maiores detalhes sobre as faixas estão no arquivo que vocês, creio, vão baixar).

The Peasant Girl, com Viktoria Mullova

1. For Nedim (For Nadia) 5:36
2. Django 6:44
3. Dark Eyes 6:53
4. Er Nemo Klantz , Bartók Duos 8:20
5. The Peasant 9:35
6. 7 Duos with Improvisations 10:51
7. Yura 4:44

1. Bi Lovengo 3:06
2. The Pursuit of the Woman with the Feathered Hat 5:58
3. Life 4:42
4. Kodaly: Duo for Violin and Cello, Op. 7: I. Allegro serioso 7:39
5. Kodaly: Duo for Violin and Cello, Op. 7: II. Adagio 8:11
6. Kodaly: Duo for Violin and Cello, Op. 7: III. Maestoso e largamente, ma non troppo 8:07

Viktoria Mullova
The Matthew Barley Ensemble

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Russa sangue quente (e bom).
Mullova: russa sangue quente. E bom.

PQP

10 comments / Add your comment below

  1. Mais que excelente, é surpreendente no estilo. Já ouvi coisas belíssimas executadas pela Viktoria… mas esse Cd … Obrigadíssimo por tê-lo encontrado e compartilhado. Abs

  2. Agradeço pela excelente postagem da V. Mullova; realmente, como anunciado seria é im-per-dí-vel. Fantástica!
    Solicito um esclarecimento: Não se trata de uma cobrança, pois só tenho a agradecer por todo o trabalho em nos proporcionar joias e pérolas que enriquecem minha vida.
    Foram postados 3 discos de uma caixa da D. G. , dos quais baixei os 2 primeiros. Ao procurar pela 3º percebi que havia sumido a postagem.
    O que teria ocorrido? Voltaremos a ter acesso à obra desse autor a quem muito admiramos?

      1. Foi colocado que esses 3 discos iniciais faziam parte de um conjunto (caixa?) de 17 discos, que seriam postados posteriormente. Se me engano peço desculpas antecipadamente. E viva o PQP Bach!

Deixe uma resposta