Prokofiev (1891-1953): Piano Concerto No. 3 / Ravel (1875-1937): Piano Concerto in G

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Neste início de 2017, tive o imenso privilégio de ver Martha Argerich tocar o 3º Concerto de Prokofiev com a Filarmônica de St. Petersburgo — ex Filarmônica de Leningrado — regida por Yuti Temirkanov, no Southbank Center, em Londres. Ainda não me recuperei, foi um dos maiores momentos de minha vida. Tentei inutilmente segurar as lágrimas quando o concerto iniciou e vi Martita ainda é uma tremenda pianista, talvez até melhor do que era quando jovem. Ver aquilo foi demais para um latino-americano sem muito dinheiro como eu. E olha, não é exagero. Este é um dos dez discos que eu levaria para a ilha deserta. Com Argerich e Abbado jovens, acompanhados de uma tremenda orquestra, os dois com o maior tesão — aliás, Argerich tinha, na época, fama de devoradora de homens –, tocando de uma forma estupidamente perfeita música de primeiríssima linha. É ouvir e se apaixonar na hora. Uma vez, quando falei com Martha numa imensa fila de autógrafos, ela disse que não costumava ouvir suas próprias gravações, mas abria exceções para duas e confirmou que esta era uma delas. A outra ela não disse qual era, ficou querendo que eu adivinhasse. Tentei algumas, errei, e ela disse que a revelação ficaria para o próximo encontro…

Prokofiev (1891-1953): Piano Concerto No. 3 /
Ravel (1875-1937): Piano Concerto in G & Gaspard de la Nuit

Prokofiev: Piano Concerto No. 3
1. 1. Andante – Allegro – 1. Andante – Allegro 9:03
2. 2. Tema con variazione – 2. Tema con variazione 9:03
3. 3. Allegro ma non troppo – 3. Allegro ma non troppo 8:59

Ravel: Piano Concerto in G
4. 1. Allegramente – 1. Allegramente 8:18
5. 2. Adagio assai – 2. Adagio assai 9:03
6. 3. Presto – 3. Presto 3:52

Martha Argerich
Berlin Philharmonic Orchestra
Claudio Abbado

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Claudio Abbado e Martha Argerich: perfeição, virtuosismo e calor
Claudio Abbado e Martha Argerich: sensibilidade, virtuosismo e alta temperatura

PQP

14 comments / Add your comment below

  1. Cada vez menos tenho dúvidas de que quando o post vem com o “IM-PER-DÍ-VEL !!!” é imperdível mesmo… malditos exercícios de ceticismo!!! E a argentina, com o devido respeito, põe tudo isso mesmo ao tocar!

    1. E notaram a sugestão?: ela, a “devoradora de homens”, só iria responder qual era a outra gravação em “nosso próximo encontro”. Um dia pagarei por ler as memórias de alcova de pqpBach_ aliás, a cada revelação dessas mais eu exclamo p*q*p* Bach.

      P.S.: e que bela foto!

  2. Você sabe vender um download.

    Marta era uma delícia. E eu acho que ela te fez uma proposta da qual não deveria ter declinado. “Um próximo encontro”? Não entendeu ou fingiu de difícil?

  3. Pessoal, têm a certeza que as faixas do concerto de Ravel correspondem ao Concerto em G major? É que a audição no site da Amazon não joga com as que aqui postaram. Se estiver enganado, me desculpa seu “PQP” Bach…..

Deixe uma resposta