Franz Schubert (1797-1828): Quinteto de Cordas, D. 956

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Sem dúvida, um dos dez discos que levaria para a ilha deserta. Uma coisa espantosa! Se o Melos Quartett já era maravilhoso sozinho, imaginem-no acrescido de um Rostropovich em plena forma, no ano de 1977. E o repertório? O que há que não seja perfeito no Quinteto com duplo violoncelo de Schubert?

Em um jantar muito pouco sério na última terça-feira com um grupo de velhos amigos, um deles disse que jamais, de modo algum, alguém que tenha sofrido uma recente desilusão amorosa deveria ouvir o Adágio deste Quinteto. Cortaria os pulsos. Wittgenstein, que conhecia bem esta música, certa vez se referiu a um “tipo fantástico e único de grandeza” que ela representa. Aqui, a linguagem não faltou ao autor do Tractatus Logico-Philosophicus. O trabalho de Schubert data dos últimos meses de sua curta vida, quando o compositor estava criando enorme música a um ritmo inacreditável. Bem, como já disse, esta versão do grande Quinteto para cordas D. 956 é extraordinária. Excelente som, excelente conjunto e uma profundidade sem precedentes. A revista Gramophone garante: “Provavelmente, a melhor versão. O Melos Quartet Stuttgart era um dos melhores conjuntos de câmara de sua época e o envolvimento do mítico Rostropovich no segundo violoncelo teve um resultado que as palavras não acompanham. Um CD que deve ser conhecido. O segundo movimento (Adágio) é simplesmente mágico”.

Franz Schubert (1797-1828): Quinteto de Cordas, D. 956

[01] I. Allegro ma non troppo
[02] II. Adagio
[03] III. Scherzo: Presto – Trio: Andante sostenuto
[04] IV. Allegretto

Melos Quartett
Mstislav Rostropovich, cello

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Mstislav Rostrpovich

Mstislav Rostropovich | Gravura de William Perriam

PQP

 

Gostou deste texto? Então ajude a divulgar!

8 ideias sobre “Franz Schubert (1797-1828): Quinteto de Cordas, D. 956

  1. Feliz páscoa, caro PQP!
    Obrigado por mais essa pérola! Mas uma pena, tentei duas vezes e ao descompactar ocorre um erro, as músicas não vêm, apenas o encarte!

    Um abraço!

  2. Por favor, PQP, hay un error al abrir estos archivos. El primer movimiento se descarga sin problemas, pero los otros tres, no.
    Muchas gracias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *