Palestrina (1525-1594): Missa Papae Marcelli & Missa Brevis: HABEMUS PAPAM!! HABEMUS PAPAM!!!

vjgjtHABEMUS PAPAM!! HABEMUS PAPAM!!!
Originalmente postado em 13.03.13, dia da eleição do Papa Francisco.

REPOSTAGEM

Missa Papae Marcelli ou Missa do Papa Marcelo é uma missa composta por Giovanni Pierluigi da Palestrina em homenagem ao Papa Marcelo II. É a missa mais conhecida e mais executada de Palestrina. Frequentemente, é ensinada em cursos de música. Foi tradicionalmente cantada em todas as missas de coroações papais até a coroação de Paulo VI, em 1963.

A Missa Papae Marcelli consiste, como grande parte das missas renascentistas, de Kyrie eleison, Gloria in Excelsis Deo, Credo, Sanctus/Benedictus e Agnus Dei, embora o Agnus Dei seja em duas partes, em vez das três usuais. A composição da missa é livre, sem se basear em um cantus firmus nem parodiar outra peça. Talvez por causa disso, essa missa não tem a consistência temática típica das peças de Palestrina baseadas em modelos. É, a princípio, uma missa a seis vozes (há oito no Agnus Dei, devido a divises). Entretanto, o uso do conjunto completo fica reservado a porções específicas, sujeitas ao clima requerido pelo texto. Além disso, as combinações de vozes variam ao longo da peça. A textura é basicamente homorrítmica, em estilo declamatório, com pouca sobreposição de textos e uma clara preferência por acordes em bloco, de modo que o texto possa ser ouvido nitidamente, ao contrário do que acontece em diversas missas polifônicas do século XVI. Como em grande parte do trabalho contrapontístico de Palestrina, as vozes se movem predominantemente em grau conjunto e a condução de vozes segue estritamente as regras modais codificadas por Gioseffo Zarlino.

A missa foi composta em homenagem ao Papa Marcelo II, que reinou por apenas três semanas em 1555. Pesquisas recentes sugerem que a data provável da composição é 1562, quando foi copiada para um manuscrito que se encontra na Basílica de Santa Maria Maior em Roma.

Giovanni Pierluigi da Palestrina (Italy,1525-1594)
Missa Papae Marcelli – Missa Brevis
01. Missa Papae Marcelli – 01. Kyrie
02. Missa Papae Marcelli – 02. Gloria
03. Missa Papae Marcelli – 03. Credo
04. Missa Papae Marcelli – 04. Sanctus
05. Missa Papae Marcelli – 05. Benedictus
06. Missa Papae Marcelli – 06. Agnus Dei 1
07. Missa Papae Marcelli – 07. Agnus Dei 2
08. Missa brevis – 01. Kyrie
09. Missa brevis – 02. Gloria
10. Missa brevis – 03. Credo
11. Missa brevis – 04. Sanctus
12. Missa brevis – 05. Benedictus
13. Missa brevis – 06. Agnus Dei 1
14. Missa brevis – 07. Agnus Dei 2

Missa Papae Marcelli – Missa Brevis – 1987
Westminster Cathedral Choir
Regente: David Hill

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 320 kbps – 171,1 MB – 1,1 h
powered by iTunes 11.0.2

Boa audição.

33zed0m

 

 

 

 

 

.

Avicenna

18 comments / Add your comment below

  1. Aposto como o cara só escolheu se chamar Francisco para ter a chance de fazer: “First!”, que nem os trolls da internet.

    Excelente postagem. Essa missa é uma das coisas mais espetacularmente bonitas que já ouvi. E justo uma gravação da época de especialidade da Hyperion!

    1. “Mom Debussy, um jesuíta que tinha a confiança de Bergoglio, afirmou que algumas vezes o cardeal lhe contou sobre os projetos de Massera, sempre demonstrando simpatia pelo regime, e que pretendia vender à Marinha o Observatório de Física. Debussy disse ainda que os trabalhadores do Observatório eram demitidos pelo religioso depois de voltar das sessões de tortura.”

      Debussy apoia a causa do senhor PQP!

  2. Mas PQP, pode ser que o cardeal demonstrava a simpatia pelo regime militar não por possuir a mesma ideologia em relação a torturas e sequestros, mas pela pressão que sofreu dos militares na época. Quem se opunha à ditadura não tinha um destino nada agradável.

    Por exemplo, o papa Bento XVI serviu no exército de Hitler. Foi porque ele concordava em matar judeus e soviéticos? Não, simplesmente porque ele era um alemão jovem na época e esta era a sua obrigação. E a Igreja não teve poder maior que os militares na ditadura, então não se sabe pelo que o nosso papa passou naquela época.

  3. Falando … de MUSICA
    Obra MAGNIFICA, muito agradecido, ouvindo essa obra realmente confirmo o que os estudiosos começam a confirmar, a musica antiga não é absolutamente ultrapassada, mas sim MENOS sentimenal !? e eu ouso dizer, sim a musica antiga de antes de 1800 não é BREGA, tipo romance inalcançavel, ou …”vou expressar na minha musica toda a dor da minha alma e meu povo” … ainda bem.
    Falando de POLITICA … onde morreu mais gente ? na Ditadura Militar ou na “DEMOCRACIA” PT/TUCANA ? bem é so uma pergunta.
    Assim complementando … na DEMOCRACIA PT/TUCANA
    VIVA … o presidente do senado – RENAN CALHEIROS
    VIVA … o presidente da comissão de ética – FERNANDO COLLOR
    VIVA … o presidente da comissão de meio ambiente – BLAIRO MAGGI o rei da serra eletrica
    VIVA … o presidente da comissão dos direitos humanos – PASTOR MARCO FELICIANO
    e finalmente …
    VIVA A PRESIDENTA DILMA RUSSEF que apoia todos os ilustres acima, para ter maioria no congresso.
    Mas, a culpa é do PAPA que apoia a ditadura .. por isso os ilustres acima governam o Brasil.
    Vamos olhar pra nossa casa e deixar de ver a casa do vizinho.

  4. Vamos deixar o papa de lado. Eu não sou católico, e pouco estou ligando pra escolha do novo papa (será que ele é anti-corinthiano?). Vamos elogiar a música, que é a melhor coisa agora.

  5. Hola! Finalmente un papa latinoamericano. Felicidades Argentina.

    Just a detail. The file is injuried. The MB are no the same once downloaded. Please, check it.

    1. Hi Jose,

      I can’t understand your claiming, jose.
      What does ‘MB’ mean?
      Please clarify!!

      You can reply in English or Spanish, my friend.

      Avicenna

      1. OK. Los megabytes del archivo del archivo que subiste son 170 aprox. y solo descarga 140 del total (lo intente varias veces) y al momento de abrir el rar indica que el archivo esta dañado. Gracias,

        1. Jose,

          Fiz o download do arquivo para testar. O arquivo tem aprox. 140MB pois está compactado. Depois de descompactado ele tem 170MB aprox. Para mim o arquivo está prefeito e já houve quase 1.000 downloads e só você está com problema.
          Seria interessante você tentar descompactar com outro programa.
          Me avise se conseguiu.

          Um abraço,

          Avicenna

  6. Avicenna, obrigado tanto para este trabalho maravilhoso por Palestrina que é um de meus compositores favoritos. Eu sou trazido às lágrimas sempre que eu escuto Viri Galilaei & O Rex Gloriae, pelo WCC naturalmente, com sua textura & brilho extraordinários.

    Obras-primas da polifonia mexicana (WCC também), sem dúvida, oferecer-lhe delícias semelhantes.

    Avicenna, thank you so much for this wonderful work by Palestrina who is one of my favorite composers. I am brought to tears whenever I listen to Viri Galilaei & O Rex Gloriae, by the WCC of course, with its extraordinary texture & brilliance.

    Masterpieces of Mexican Polyphony (WCC too) will undoubtedly offer you similar delights.

Deixe uma resposta