História da Música Brasileira – Episódio 1 de 10: Introdução e primeiros tempos da música no Brasil

1o7kmpREPOSTAGEM

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

Paulo Castagna

História da Música Brasileira foi um projeto idealizado por Ricardo Kanji e Paulo Castagna em 1997, que se concretizou em 1998, com financiamento da Telebrás, direção de TV de Reinaldo Volpato e administração do CEPEC – Centro de Produções Editoriais e Culturais, dirigido por Ricardo Maranhão. As gravações sonoras foram realizadas pela EGTA Produções, dirigida por Everton Gloeden e Tadeu do Amaral e a filmagem foi feita no Anfiteatro Camargo Guarnieri da Universidade de São Paulo e no Teatro Cultura Artística de São Paulo, infelizmente destruído no incêndio de 2008. O projeto contou com a colaboração de músicos experientes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e mesmo da Argentina.

O trabalho foi iniciado com a elaboração de textos e seleção de repertório por Paulo Castagna, que incluiu muitas obras inéditas e mesmo editadas especialmente para o projeto. Paralelamente, Ricardo Kanji reuniu e ensaiou os integrantes do Vox Brasiliensis, o grupo que executou a grande maioria das obras do projeto e que foi especialmente criado para isso. Os episódios 8, 9 e 10 também contaram com a participação da Orquestra Sinfonia Cultura, da Fundação Padre Anchieta, dirigida por Lutero Rodrigues. A partir dos roteiros elaborados por Vitor Navas, foram feitas as gravações, dirigidas por Ricardo Kanji, que também apresenta o documentário.

fk3csoForam lançados, durante o projeto, 2 cds e 10 vídeos de cerca de 28 minutos cada um, embora tenham sido inicialmente previstos 6 cds e 15 vídeos (por isso o quadro informativo no início de cada programa indica um total de 15 episódios). Algumas obras foram gravadas apenas em áudio, enquanto outras foram filmadas e integraram os vídeos. Todo esse material foi divulgado entre fins de 1998 e princípios de 1999: os 2 cds, com o título de “História da música brasileira: período colonial”, com a Orquestra e Coro Vox Brasiliensis, sob regência de Ricardo Kanji e pesquisa musicológica de Paulo Castagna foram lançados em São Paulo pelo selo Eldorado (CD 946137), enquanto a série de 10 vídeos foi transmitida várias vezes pela TV Cultura de São Paulo a partir daquela época. Em fins de 1999 a extinta editora Apel lançou em São Paulo os 10 vídeos em VHS (hoje esgotados) e a gravadora K617 lançou na França uma seleção dos 2 cds originais no cd “Música Sacra do Brasil: São Paulo / Minas Gerais / Rio de Janeiro” (Chœur et orchestre Vox Brasiliensis; direction Ricardo Kanji), que se tornou o primeiro cd do projeto Les Chemins du Baroque referente ao Brasil (CD K617096), iniciativa que divulgou dezenas de cds com música antiga composta nas Américas.

O projeto surgiu a partir de várias necessidades, entre elas a gravação de obras inéditas, a divulgação da música antiga brasileira, na época bastante desconhecida, e a geração de um material que proporcionasse uma compreensão mais ampla do fenômeno musical no Brasil antigo e que pudesse ser usado em escolas, universidades e mesmo na televisão. A História da Música Brasileira baseou-se em muitos esforços musicológicos anteriores e acabou estimulando vários outros projetos relacionados à música antiga composta no Brasil, entre eles iniciativas de organização e catalogação de acervos de manuscritos, projetos de edição e gravação musical, programas de rádio, publicações especializadas e vários outros. Apesar da limitação de seus recursos e de sua defasagem em relação às possibilidades técnicas atuais, o material é, ainda hoje, utilizado em aulas, cursos e palestras sobre música antiga brasileira em todo o mundo, tendo se tornado uma referência na área e um rápido meio de contato com a diversidade musical brasileira anterior ao século XX.

Os temas dos 10 programas são os abaixo e estão disponíveis aqui:

1. Introdução e primeiros tempos da música no Brasil
2. A música setecentista no Brasil
3. A música no período áureo de Minas Gerais
4. Ouro, diamantes e música em Minas.
5. Padre José Maurício Nunes Garcia: um brasileiro nos ouvidos da Corte
6. A música da Independência.
7. Saraus, danças e intimidades: A música no Brasil no século XIX
8. Carlos Gomes: o emblema da ópera no Brasil
9. Romantismo: um Brasil para poucos
10. Romantismo e patriotismo: afinal, somos brasileiros?

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
Episódio 1 – Introdução e primeiros tempos da música no Brasil

Paulo Castagna

O primeiro episódio da História da Música Brasileira inicia-se com a execução, pela orquestra Vox Brasiliensis, da Abertura Zemira de José Maurício Nunes Garcia, a obra que se tornou a vinheta sonora e visual da série. Ricardo Kanji apresenta, em seguida, uma introdução ao projeto, que inclui uma conversa com Paulo Castagna sobre o trabalho com manuscritos musicais, no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. Informações gerais sobre o início do domínio europeu do Brasil e sobre a relação com os indígenas e africanos são ligadas à atividade musical dos séculos XVI, XVII e princípios do XVIII, com vários exemplos sonoros, incluindo Matais de incêndios, a primeira composição polifônica encontrada em manuscrito musical brasileiro.

Veja o episódio 1. Introdução e primeiros tempos da música no Brasil, que também pode ser visto no Youtube em: http://www.youtube.com/user/HistoriadaMB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Vídeo mp4 – 185,9 Mb – 28m35s

Nossos agradecimentos ao Prof. Paulo Castagna, musicólogo, (http://paulocastagna.com) por nos ter incentivado nesta empreitada. Não tem preço!!!
.
Ponha a boca no trombone! Divulgue nosso canal Youtube “História da Música Brasileira”: http://www.youtube.com/user/HistoriadaMB
Ponha a boca no trombone! Divulgue nosso blog “PQPBach”: http://www.sul21.com.br/blogs/pqpbach/
Ponha a boca no trombone! Deixe seus comentários !!!!

hsm335

 

 

 

 

 

 

Avicenna

28 comments / Add your comment below

  1. Sensacional. Estas postagens com certeza são um marco da história do PQPBach. E é nestes momentos que sinto o maior orgulho de fazer parte deste blog. Show de bola, Mestre Avicenna.

  2. Excelente, com certeza uma série de postagem que irei acompanhar. De música antiga brasileira só conheço um pouco das obras profanas de Nunes Garcia e o Te Deum de Lobo de Mesquita (ótimos cds que agradeço ao mestre Avicenna).
    Só o formato do vídeo me causou estranheza, preferia .avi. Mas obrigado por esta joia.

  3. em poucas palavras è muito importante que nòs brazileiros tenha mais interese em musicas antigas,sou fanatico em musica barroca,musica conteporanea,cantochao e outras. muito obrigado.fuiii

  4. Caro Avicenna, o comentário do formato não tem intuito de desmerecer a sua postagem.
    A questão do formato era só por um motivo pessoal… É mais cômodo o formato .avi já que é o unico formato passível de ser lido em outro canto sem ser no computador.
    Esse é o menor dos problemas. O servidor que está sendo incoveniente, 5 horas de download e não estou nem na metade.
    Creio que o esforço valerá a pena e, mais uma vez, obrigado por suas postagens.

          1. Gostei do que assisti. Não consigo acreditar como o material não vingou.

            Mais uma vez, muito obrigado por disponibilizar e converter (por este só agradecendo em dobro). Hei de acompanhar as suas postagens com relação aos vídeos com afinco e as outras sobre música colonial com outros olhos.

  5. Fantástico, Avicenna! Além de ser apaixonada por música brasileira, dirijo uma escola de música em Porto Velho, lugar onde as coisas não são tão fáceis pra quem gosta e vive de música. Esta série será extremamente útil, alem de prazerosa.

  6. Amigo ou amigos , esse blog é o melhor em música clássica em que já estive. Excelentíssimo trabalho. Com as devidas licenças pretendo me esbaldar e compartilhar muito.

  7. Parabéns!!! Sou leigo, mas esse blog sempre me faz conhecer pouco mais sobre musica clássica, compositores, grandes obras e agora sobre a História da Música Brasileira… Todos conteúdos escassos em nossa cultura, tesouros escondidos que todos deveriam conhecer e desfrutar (Estilo Air BWV 1068 que nos retira do chão quando ouvimos). Belo Trabalho!!! Abs

Deixe uma resposta