História da Música Brasileira – Episódio 2 de 10: A música setecentista no Brasil

2r2vq87Segundo episódio da série História da Música Brasileira, com um link para baixar o vídeo do episódio, incentivando a divulgação desse trabalho em universidades, conservatórios e amantes da música. Contamos com o seu apoio!

REPOSTAGEM

.

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

Paulo Castagna

História da Música Brasileira foi um projeto idealizado por Ricardo Kanji e Paulo Castagna em 1997, que se concretizou em 1998 e contou com a colaboração de músicos experientes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e mesmo da Argentina.

O trabalho foi iniciado com a elaboração de textos e seleção de repertório por Paulo Castagna, que incluiu muitas obras inéditas e mesmo editadas especialmente para o projeto. Paralelamente, Ricardo Kanji reuniu e ensaiou os integrantes do Vox Brasiliensis, o grupo que executou a grande maioria das obras do projeto e que foi especialmente criado para isso. Os episódios 8, 9 e 10 também contaram com a participação da Orquestra Sinfonia Cultura, da Fundação Padre Anchieta, dirigida por Lutero Rodrigues.

O projeto surgiu a partir de várias necessidades, entre elas a gravação de obras inéditas, a divulgação da música antiga brasileira, na época bastante desconhecida, e a geração de um material que proporcionasse uma compreensão mais ampla do fenômeno musical no Brasil antigo e que pudesse ser usado em escolas, universidades e mesmo na televisão.

Os temas dos 10 programas são os abaixo e estão disponíveis aqui:

1. Introdução e primeiros tempos da música no Brasil
2. A música setecentista no Brasil
3. A música no período áureo de Minas Gerais
4. Ouro, diamantes e música em Minas.
5. Padre José Maurício Nunes Garcia: um brasileiro nos ouvidos da Corte
6. A música da Independência.
7. Saraus, danças e intimidades: A música no Brasil no século XIX
8. Carlos Gomes: o emblema da ópera no Brasil
9. Romantismo: um Brasil para poucos
10. Romantismo e patriotismo: afinal, somos brasileiros?

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
Episódio 2 – A música setecentista no Brasil

Paulo Castagna

O segundo episódio da História da Música Brasileira aborda a música de tradição européia composta em Pernambuco, Bahia e São Paulo no século XVIII. Embora a maior parte das obras musicais escritas no Nordeste brasileiro dessa época tenha sido perdida, o programa tenta apresentar um panorama da produção que ocorreu nessas regiões antes da Independência. Dificilmente qualificável como barroco ou mesmo clássico, esse repertório estende-se das obras portuguesas cantadas no Brasil (como a primeira peça cantada neste episódio, que hoje sabemos ser do português renascentista Manuel Cardoso) até as composições que apresentam mistura de elementos musicais de vários estilos, incluindo o melodismo da ópera italiana, mesmo na música sacra. Escritas em uma fase escravocrata, na qual essas regiões brasileiras eram marcadas pelo genocídio das comunidades indígenas e apropriação de suas terras para a exploração agro-pecuária, as obras apresentadas neste programa refletem a cultura dos europeus que se beneficiavam do sistema sócio-econômico imposto às comunidades locais. Mesmo assim, algumas idéias e sonoridades africanas já eram presentes nos lundus que circulavam por várias camadas sociais e mesmo em algumas canções que a elite portuguesa praticava em suas residências.

Veja o episódio 2. A música setecentista no Brasil, que também pode ser visto no Youtube em: http://www.youtube.com/user/HistoriadaMB. Destacamos que ao órgão e cravo apresenta-se a grande artista brasileira Rosana Lanzelotte.
(http://www.lanzelotte.com/)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Vídeo mp4 – 184,4 MB – 28m20s

Nossos agradecimentos ao Prof. Paulo Castagna, musicólogo, (http://paulocastagna.com) por nos ter incentivado nesta empreitada. Não tem preço!!!

Ponha a boca no trombone! Divulgue nosso canal Youtube História da Música Brasileira
Ponha a boca no trombone! Divulgue nosso blog PQPBach
Ponha a boca no trombone! Divulgue a Música Antiga Brasileira
Ponha a boca no trombone! Registre aqui seus comentários, críticas, opiniões, broncas, elogios ou simplesmente [curtir] !!!!
hsm335

 

 

 

 

 

 

Avicenna

7 comments / Add your comment below

  1. O Avicenna realmente tem contribuído muito para o blog. Sabe que, parece piração falar isso, mas hoje mesmo no jornal do SBT aqui, eu vi a notícia de que “Os Vingadores” (eu assisti no cinema) bateu um novo recorde de bilheteria mundial. Daí, no final da reportagem, a apresentadora falou que, pelo contrário, o filme “Xingu”, que conta a história dos irmãos Villas Boas, não teve muito crédito pelos brasileiros, e que isso é uma vergonha; o cineasta que dirigiu esse filme citou as palavras de Jânio Quadros de que o brasileiro não gosta de ouvir histórias sobre suas próprias origens. Bom, com certeza o Avicenna não é desses, e acho que ninguém aqui é. Viva a cultura brasileira!!!

  2. Estou adorando a série.
    Se amei o “Matais de Incêndio” do 1° episódio, os lundus e modinhas me encantaram neste agora. Eu não fazia ideia de que as modinhas não eram índicios da música popular e que o lundu é de origem ibérica.
    Mais uma vez, obrigado Avicenna pela postagem.
    [curtir]

  3. Bravo!! Estou ansioso pelas próximas postagens. Vcs são demais o/.Obrigado por possibilitar o acesso a coisas tão extraordinárias a todos quantos queiram. Se eu fosse Deus, carimbaria seu passaporte para o Céu, hehe. Abços.

Deixe uma resposta