Projeto Acervo da Música Brasileira – Vol. 2/9 – Missa (Acervo PQPBach)

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Vol. II – Missa

Diferentemente das partes do Próprio (Intróito, Gradual, Ofertório, Comúnio, etc.), cujos textos variam de uma festa para outra, as partes do Ordinário são cantadas na Missa sempre com o mesmo texto ou, em alguns casos, com texturas referentes a determinado tempo litúrgico.

Desde fins da Idade Média, a polifonia foi preferencialmente aplicada a seis partes do Ordinário: Kyrie, Credo, Gloria, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. Com o aumento da duração das composições a partir de meados do século XVIII, em Portugal e no Brasil, o Ordinário das Missas passou a ser dividido em dois grandes blocos: o primeiro – denominado Missa – era integrado pelo Kyrie e pelo Gloria, enquanto o segundo – denominado Credo – era constituído pelo Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei.

Por essa razão, o Ordinário completo de uma missa festiva era normalmente denominado Missa e Credo, embora nem sempre seja possível definir hoje, nos acervos de manuscritos musicais, quais Missas correspondem a quais Credos e vice-versa. O Ordinário da Missa, que contém os textos mais utilizados nas celebrações católicas, é uma das categorias mais representadas na produção musical brasileira dos séculos XVIII e XIX. No Museu da Música de Mariana (http://www.mmmariana.com.br), existem mais de duzentas composições diferentes para Missas e/ou Credos, com vozes e instrumentos.

Nesta gravação estão representadas três Missas festivas na acepção dos séculos XVIII e XIX (Kyrie e Gloria) e uma Missa ferial para o Advento e a Quaresma (Kyrie). (adaptado do encarte)

Manoel Dias de Oliveira (São José del Rey [Tiradentes], 1735-1813)
1. Missa Abreviada em Ré – 1. Kyrie – Kyrie I, Christe, Kyrie II. Adagio. Allegro. Adagio. Allegro
2. Missa Abreviada em Ré – 2. Gloria – Gloria. Allegro
3. Missa Abreviada em Ré – 3. Gloria – Domine Deus. Andante
4. Missa Abreviada em Ré – 4. Gloria – Qui tollis. Andante moderato
5. Missa Abreviada em Ré – 5. Gloria – Quoniam. Andantino. Adagio
6. Missa Abreviada em Ré – 6. Gloria – Cum Sancto Spirito. Allegro
7. Missa de Oitavo Tom – 1. Kyrie – Kyrie I. Sem andamento
8. Missa de Oitavo Tom – 2. Kyrie – Christie. Sem andamento
9. Missa de Oitavo Tom – 3. Kyrie – Kyrie II. Sem andamento

Joaquim de Paula Sousa “Bonsucesso” (Prados, c. 1760 – idem, c. 1820)
10. Missa Pequena em Dó – 1. Kyrie – Kyrie I. Largo. Allegro
11. Missa Pequena em Dó – 2. Kyrie – Christie. Moderato
12. Missa Pequena em Dó – 3. Kyrie – Kyrie II. Allegro
13. Missa Pequena em Dó – 4. Gloria – Gloria. Allegro
14. Missa Pequena em Dó – 5. Gloria – Domine Deus. Andante moderato
15. Missa Pequena em Dó – 6. Gloria – Qui sedes. Allegro molto
16. Missa Pequena em Dó – 7. Gloria – Quoniam. Andante
17. Missa Pequena em Dó – 8. Gloria – Cum Sancto Spiritu. Largo. Allegro

Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830, Rio de Janeiro, RJ)
18. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 1. Kyrie – Kyrie I. Christe. Kyrie II. Larghetto
19. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 2. Gloria – Gloria. Allegro vivo
20. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 3. Gloria – Laudamus. Andante
21. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 4. Gloria – Gratias. Larghetto. Allegro
22. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 5. Gloria – Domine Deus. Allegro maestoso
23. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 6. Gloria – Qui sedes/Quoniam. Larghetto. Allegro
24. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) – 7. Gloria – Cum Sancto Spirito. Larghetto. Allegro vivo

Coral de Câmara São Paulo & Orquestra de Câmara Engenho Barroco
Naomi Munakata, regente
Museu da Música de Mariana – 2001
Projeto Acervo da Música Brasileira – Vol. II – Missa

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Boa audição!

de audácia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avicenna

17 comments / Add your comment below

  1. Esse dia, com certeza, merece postagens bem brasileiras como as de hoje. E você tem colaborado muito para enriquecer a nossa cultura, com postagens que dificilmente teríamos acesso. Excelente Avicenna!

  2. Olá Avicenna.
    Com postagens tão boas, tanto em conteúdo quanto aos 320 kbps dos mp3, não há como não baixar todas!
    Fico imaginando como seriam estas missas numa daquelas igrejas históricas de Minas.
    Uma homenagem ímpar ao 7 de setembro que, ao mesmo tempo, enriquece o vasto panorama da música clássica disponível neste site.
    Bem-aventurados aqueles que podem apreciá-lo! Até breve.

    1. Boa idéia, Adriano. Será que não podemos nomear o Jorge Tadeu nosso correspondente em Ouro Preto? Desta forma, ele poderá nos avisar com um tempo de antecedência quando haverá a execução de música sacra brasileira numa daquelas igrejas históricas de Minas!
      Vou perguntar, já que ele mora em Ouro Preto.
      Mais uma vez, obrigado pela sua presença.

    1. Jorge Tadeu, será que podemos nomeá-lo nosso correspondente em Ouro Preto? Desta forma, você poderá nos avisar com um tempo de antecedência quando haverá a execução de música sacra brasileira numa daquelas igrejas históricas de Minas!
      Obrigado pela sua audiência!

    1. Quando preparava esta postagem, C.T.Mozart, pensei em me preparar pois tinha certeza que você iria perguntar o significado do “Bonsucesso” no nome do autor Joaquim de Paula Sousa! Ainda bem que a pergunta não veio pois não me preparei!
      Bom feriado e obrigado pela mensagem!

  3. Hola, amigo,

    Por favor, conoces el nombre “CPM” (catalogo de Nunes Garcia) para la missa en mi bemol, diamantina ? Muchas gracias, esta missa es magnifica.

    1. Joachim, és el CPM 118.
      (está escrito no encarte)

      CPM significa “Catálogo Person de Mattos”, que é o nome da maestrina Cleofe Person de Mattos que catalogou as obras de Nunes Garcia.

      Feliz Natal!

      Avicenna

  4. Só posso agradecer pelas ótimas postagens! O blog é simplesmente impecável. Esta série sobre Musica Brasileira Colonial é incrível e estou usando para ilustrar um trabalho junto a meus alunos. Obrigado pelo que tem feito pela boa música,

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